02/05/2019

"Trem Das Cores."

" A franja na encosta cor de laranja,
capim rosa chá
O mel desses olhos luz,mel de cor ímpar.
O ouro ainda não bem verde da serra,
a prata do trem.
A lua e a estrela, anel de turquesa.
Os átomos todos dançam ,
madrugada, reluz neblina.
Crianças cor de romã entram no vagão.
O oliva da nuvem chumbo
ficando para trás da manhã.
E a seda azul do papel da maçã.
As casas tão verde e rosa que vão passando
ao nos ver passar.
Os dois lados da janela.
E aquela num tom de azul quase inexistente,
azul que não há
Azul que é pura memória de algum lugar.
Teu cabelo preto, explícito objeto,
castanhos lábios.
Ou pra ser exato, lábios cor de açaí
É aqui, trem das cores,
sábios projetos:
Tocar na central 
E o céu de um azul 
celeste celestial"
Caetano Veloso, 
em um momento especial!




Sempre me lembro de algo assim, 
quando também por mim, 
fico em estado de graça!
Meu pai sempre foi muito especial,
romântico e inesquecível,
acho que lá, no mundo espiritual,
me intuiu a relembrar,
de coisas que me fazem refletir!
Ah, as maçãs argentinas embrulhadas
em papéis de seda azul, 
tinham um sabor azul,
da vida e do céu em tom 
que não se esquece por mais 
que se queira,
a lembrança dessa letra e música,
dessa vida, 
desse céu de azul celeste celestial,
que eu e meu único irmão, 
ficávamos deitados no gramado,
do nosso quintal, 
olhando e sentindo
a brisa sem poluição, 
sem medos, sem cercados,
sem prisão  
"sem peias" 
bem assim com meus poemas
que pra mim me dão 
a liberdade de alma, 
de vida, 
de luz!

Ivone.



10 comentários:

  1. Bom dia Ivone!
    Maravilhoso de se ler! Amei!

    Beijo, bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de leitura! Adorei lembrar dessa letra e música e tua poesia ficou maravilhosa! Deu pra imaginar todo o cenário, as alegrias com pouco que tínhamos e no entanto, tão significantes. Lembrei da maçã também... Adorei! Lindo fds! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, Ivone!
    Que linda lembrança! Suavidade projetadas nas palavras, no sentimento, na vida!
    Tenha uma linda semana!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga, como está você?
    Que belo texto, quantas recordações da nossa infância, adolescência, nossos pais... e como vemos hoje o quanto éramos felizes apenas compartilhando de pequenas grandes coisas! As brincadeiras com o irmão (também tenho um), deitar na grama e ver as nuvens formando rostos, bichinhos, as lembranças de nossos pais... tenho saudades, sim! Essa geração de agora e a dos nossos filhos, posso dizer que ficou devendo à nossa! Não tínhamos a informática, mas tínhamos tanto! A gente sentia mais a vida, não?
    Saudades de você também, querida!
    Uma ótima semana, tá?
    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Os teus poemas sem peias,
    São de pura poesia
    Que amor e luz irradia
    Com origem em tuas veias

    De poetisa. Semeias
    Esse amor, luz e alegria
    Com luz que nos contagia
    E até mentes mais alheias

    À paixão e ao sensual
    Lado humano, natural
    Para a natureza humana.

    Parabéns! Tu és a tal
    Poetisa que em geral
    Tens a paixão soberana!

    Parabéns! Grande abraço! Laerte.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga Ivone,
    Não pense muito no passado, pois ele nos traz alegrias e muitas tristeza,
    Deixa a vida passar ao seu tempo
    Muito lindo e também triste
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga Ivone, gostei deste seu poema, com belos versos como estes:

    É aqui, trem das cores,
    sábios projetos:
    Tocar na central
    E o céu de um azul
    celeste celestial"
    Caetano Veloso,
    em um momento especial!


    Uma excelente semana, Ivone, com muita paz.
    Beijo.
    Pedro

    ResponderExcluir
  8. E nesse trem das cores uma viagem divinal num poema majestoso e belo minha amiga
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  9. Um arco-íris de palavras em forma de poesia, simplesmente maravilhoso.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato