23/07/2022

Banquete invencível!


No Egito, em papiros desenterrados
foram encontradas as provas,
conta o naturalista Plínio,
O Velho, de antes de Cristo,
em sua História Natural
um dos livros dele, por sinal,
do banquete oferecido por Cleópatra
ao grande Marco Antônio!
Ela dera a prova de grandeza
por ser uma figura de grande realeza!
Dissera ao militar e político romano
que lhe daria um banquete
e que seria o mais caro do mundo
este aceitou a aposta dizendo que duvidaria!
Esta então serviu ao glutão
todos os pratos que poderiam
ser avaliados em mais alto padrão
Marco Antônio avaliou e por fim
comentou que não teria sido assim
tão caro o banquete, estratosfericamente 
por ele avaliado então ela em seu maior orgulho
tirara de sua orelha um do par
dos maiores brincos de pérolas!
Plínio, o Velho, garantiu,
que somente duas pérolas
mais valiosas existiam
e estavam em poder de Cleópatra
que o atirou em um copo de vinagre de vinho!
A pérola sendo dissolvida
em acidez, ao mesmo
tempo a poderosa Rainha
ia tirando o outro brinco
este se deu por vencido
disse-lhe que não seria preciso
Pois provado estava que...
O banquete era invencível!

Ivone

16 comentários:

  1. Muito lindo e tão bom ler coisas assim,mostrando teu conhecimento dessa área! lindo! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esta historia do poder e suas extravagancias.
    Nota-se o que quer e pode o poder.
    Bela partilha amiga.
    Carinhoso abraço e feliz semana iluminada.

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga Ivone, “mãe mitológica” de grande sabedoria...
    Aqui neste meu “papiro”, lhe escrevo, que se pudesse, moraria no “Olimpo”, de tanto que gosto de mitologia, seja ela grega, romana, nórdica, etc...
    Se observarmos todas lições contidas nas narrativa mitológica, teremos sempre o peso exato sobre o certo e o errado, sobre o bom e o ruim e principalmente sobre o belo, pois, nas mitologias a preocupação básica com a vaidade, está sempre explicita. Mas, como diz uma de minhas frases:

    “Quem sabe apreciar todo tipo de beleza, terá absoluta certeza, que a aparência pouco importa!”

    E que beleza este teu “banquete”, que “devorei” avidamente, pois, muito gostei.
    Abraços bem apertados e cuide-se bem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido "filho mitológico" Douglas, sempre amável, seus elogios sempre me envaidecem pela sua grande sabedoria!
      Amo te ler, bem sabes disso, então temos sim grandes afinidades, a diferença de idade não importa, meus melhores amigos são jovens!
      Amei e sempre amo te receber, obrigada querido, muitos abraços apertados!

      Excluir
    2. Querida “mãe mitológica”, no “banquete invencível”, servido por ti, desta vez, comi o plural quando registrei em meu “papiro”:

      “Se observarmos todas lições contidas nas narrativa mitológica...”
      Obviamente quis dizer: “narrativas mitológicas”.

      Descobri uma coisa, minha amada amiga Ivone: ler os teus textos, me deixa com uma fome danada, pois, vez por outra, “como uma letra”. 😂😂😂
      Aliás, isso me fez lembrar da saborosa “sopa de letrinhas”, que minha saudosa vó Lourdes fazia, nos meus tempos de criança. (´◡`)
      Mais abraços apertados!!!

      Excluir
    3. Eu sei que você sabe escrever meu lindo Douglas, mas amei te ler novamente e rir, pois eis o que amo, rir muito do seu dom espirituoso de ser, nem todos conseguem isso e você, ah, você consegue! Abraços meu amigo sempre querido!

      Excluir
  4. Eita! Que texto bacana! Meu filho leu todos os livros da primeira coleção do Percy Jackson e agora está lendo a segunda coleção, ele está fanático na mitologia Grega. De vez em quando ele vem falar comigo e eu nem imagino sobre o que ele está falando. Kkkkkk, e olha que ele tem só 10 anos.
    Um abraço minha amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido Andre, que alegria saber que o seu filho já está com 10 anos, assim constato o quanto o tempo passa rápido!
      Alegria maior é saber que ele ama ler, que bom isso, parabéns meu querido amigo!
      Amei saber que gostastes do texto, também amo te ler!
      Muitos abraços apertados!

      Excluir
  5. Que bacana, Ivone, não conhecia essa história, achei muito interessante, e em versos ficou ainda melhor! Só que fiquei visualizando a linda Elizabeth Taylor e seu amado nos papéis respectivos, rsrs Beijos ;)
    https://costuraerasga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ivone, que bela história!...
    Verdadeira e não mito,
    O que a rainha do Egito
    Fez, cuja memória
    De seu poderio e glória
    Permanecerá ao além
    Como astúcia de alguém
    Que além de sábia era rica
    Para quem, pois, se dedica
    A grandes feitos também.

    Parabéns! Abraço fraterno. Laerte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo poeta Laete, sua sabedoria é impar, pois se foram encontrados papiros com provas e o naturalista Plínio registrou para a História só pode ser verdadeira!
      Impressionante o desapego e a sabedoriia da rica rainha, amei essa história, li e reli e me inspirei, fico feliz que tivestes o carinho de ler e aprovar o poema, embora sem peias, gosto de registrar tudo o que me impressiona!
      Obrigada querido amigo, seu comentário me incentiva!
      Abraços apertados!

      Excluir
  7. Minha querida... Voltando com muitas saudades. Depois de tantos anos sinto que estou regressando a CASA. Estou abrindo a porta à amizade linda que construímos aqui . Deixo o meu carinho e um beijinho.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato