30/11/2021

Teatro Grego.

O Teatro é influência 
da cultura greco-romana!
Aqui em São Paulo temos um rico teatro,
o Teatro Municipal, lindamente esculturado
e embasado na cultura grega.
Os antigos barões do café o financiaram.
Quando entro nesse Teatro me vejo 
diante de um paraíso rico e lindo!
Os gregos desenvolveram com empenho
que até hoje é devido a eles as encenações
com diferença que, na Grécia Antiga, 
devido ao deus Dionísio (deus das festas e do vinho),
a tragédia era levada 
ao extremo de os atores morrerem literalmente.
Ésquilo e Sófocles eram os maiores dramaturgos.
As comédias, fortes sátiras
aos aspectos sociais e políticos da sociedade
ateniense e os teatros foram construídos ao ar livre,
montanhas e colinas de pedras
como arquibancadas e a acústica perfeita!
Lendas e mitos, deuses gregos,
máscaras, tragédias, mímicas, comédias, músicas,
corais!
Cultura rica que até nos dias atuais 
se veem sendo encenadas.
Aqui na minha cidade, 
São Paulo, se vê,
e eu amo pra valer!


Ivone

6 comentários:

  1. O teatro revela a cultura de um povo sem dúvida alguma.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Tão bom ver bem conservados e mantidos os teatros que possibilitam atividades culturais desde tanto tempo. Que sejam mantidos sempre e cuidados, conservados.Nunca falte verva para essa manutenção! beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Muito bem. Há que conservar o que se tem de melhor! :))
    -
    Sentimento fatal...
    -
    Beijo e uma boa tarde!

    ResponderExcluir
  4. Por aqui, é raro aparecer e o auditório é muito reduzido... Desde que começou a pandemia, nunca mais fui a Lisboa!: (
    Gostei de saber da sua paixão pelo teatro e das referências às origens deste género cénico.
    Dias de paz e alegrias, com cascatas e caudais de inspiração.

    Tenho um poema duro no Refúgio... Anda a ser evitado por pessoas 'demasiado líricas'.
    Talvez goste. Abraços grandes.
    ~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Majo, obrigada pelo carinho da visita, fui ler seu poema, que por sinal há quem o tenha lido e tens o hábito de" achar", pois é!
      Achas que pessoas " demasiado liricas" evitam ler, enfim...!
      Abraços querida amiga!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato