15/08/2018

Belerofonte.

O herói mitológico, dono do cavalo alado,
cujo nome é Pégaso, esse cavalo deu origem a uma constelação, 
que é apocalíptica , mencionada na Bíblia!
Constelação de Pégaso, embora seja o cavalo 
tão famoso nesse fato,
não se pode ignorar que Belerofonte tem também o seu lugar,
pois conseguiu matar a figura mítica, a Quimera,
besta que soltava fogo pelas ventas!
Belerofonte foi derrubado do cavalo por ordem
de Zeus(deus do trovão) e morreu,
daí a recompensa de seu nome na constelação,
até cavalo se vende por ambição,
pois Zeus queria-o a seu serviço,
até Perseu, seu filho, se apossou do alado,
foi visto em um filme, Fúria de Titãs, 
isso rendeu um bom filme!
Mitos, mitologia,
seja grega ou romana, 
moderna ou antiga,
tudo é fonte de inspiração, 
para minha mente em eterna
ebulição!

Ivone.



29 comentários:

  1. Beleza pura, você despeja conhecimento mitológico com muita competência. Você nos concede pílulas de conhecimento que muito me alegra. Parabéns,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido amigo Jair, o elogio vindo de você muito me honra, pois tens uma capacidade de compor seus belos poemas com grande demonstração de cultura que me faz também ter um grande prazer em te ler!
      Abraços apertados!

      Excluir
  2. Olá, querida amiga Ivone, como já falei a você em outros comentários, a Mitologia foi-me inspirada pelo grande poeta argentino Jorge Luis Borges. Sempre que leio seus poemas com temas mitológicos, como esse, lembro-me desse grande poeta.
    Parabéns
    Um forte abraço, minha amiga.
    Pedro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom meu amigo, muitos são os que escrevem sobre mitologia, encanta mesmo quem tem gosto, eu sou pisciana,adoro mitologia, misticismo, tudo o que é transcendental me levam ao pensar e e me inspirar!
      Já li e até postei algumas frases do poeta Jorge Luis Borges, mas vou procurar sobre menção em mitologia!
      Obrigada pelo carinho por aqui!
      Abraços apertados!

      Excluir
  3. E eu sempre tirando minhas casquinhas dos seus ensinamentos, amiga!!! Mais um muito interessante.
    Um beijo, querida Ivone. Parabéns por mais essa aula!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Tais, fico feliz com isso, amo poesia mitológica, sempre há algo de bom pra mostrar!
      Abraços apertados!

      Excluir
  4. Ivone
    Na mitologia, não só és versada, mas sabes bem colocar imagens, a propósito, em poesia. Aconteceu mais uma vez Belerofonte e o seu Pegaso.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido amigo Daniel, que bom ter sempre você por aqui, amei seu comentário!
      Abraços apertados!

      Excluir
  5. Ivone,
    Poesia é cultura.
    Poesia é história.
    Poesia e Arte.
    Poesia é pra ser lida
    e digerida com prazer.
    Bjuns e Abraço.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Catiaho, sim, concordo plenamente, adoro poesia!
      Abraços apertados!

      Excluir
  6. Como sempre, adoro ler os seus escritos. Deixam-me sempre a reflectir:))

    Bjos
    Votos de um óptimo final de tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, obrigada querida Larissa!
      Abraços apertados!

      Excluir
  7. Olá, querida Ivone!

    Estás bem e feliz? Eu, melhor das mãos.

    Deliro com Mitologia e, por vezes, até acho que combina mto bem com atitudes do ser humano.
    Sei da história, que aqui tão bem contas, em forma de poesia, e tb vi o filme, k adorei. Oh, que maravilha! Adoro tua escrita.

    Agradeço me teres relembrado essa parte da nossa querida Mitologia, Grega ou Romana.

    Olha, hoje, tb te venho fazer um convite e um desafio. Aceitas? Nem sabes de k se trata, mas eu explico. Como és uma mulher mto inteligente, sincera e espiritual, venho te convidar a participares no aniversário de um blogs da Rosélia Bezerra, "Meu Mundo Azul". A festa vai decorrer entre 23 e 31 de agosto e podes escrever, no teu blog, prosa ou poesia, mas tem tema, título e k é: Qual é o meu lugar mágico? Não é tanto lindo o título? Tens de levar o selinho para colocares no blog onde escreveres e pronto. Vai ao meu blog e clica sobre o nome dela, k acho k foi a 1ª a comentar meu post e depois procuras o blog, k te indiquei, pke eu não sei o link dele. Lá, ela explica tudinho. E não esqueças de deixar o link do teu blog lá. Eu vou participar, tb, e vou amar ver lá meus melhores amigos.

    Beijos e abraços, como de costume e dias mto mitológicos-rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Céu, sim, estou bem e feliz, obrigada!
      Que bom que estás melhor das mãos!
      Amo saber que gostas dos meus poemas de mitologia, eu ainda mais, adoro escrever sobre o tema, me fascina!
      Estás empenhada em convidar para a participação da festa de aniversário do blog da nossa amiga em comum Roselia, obrigada pelas palavras e agradeço, mas não participo, porque não participei em nenhum e não quero fazer distinção, irei ler todos os participantes e prestigiarei do meu jeito com muito prazer!
      Abraços apertados!

      Excluir
    2. Olá, minha querida amiga Ivone!

      Felizmente k estás de bem contigo e com os outros.

      Adoro mitologia, tal como já disse no comentário acima.

      Entendo mto bem tua "justificação". És plural. Parabéns pelo teu procedimento.

      Esperamos, k passes por lá, para leres nossos comentários e veres como vai decorrer o evento durante aqueles nove dais. Grata, minha amiga!

      Beijos e um agradecido abraço.

      Excluir
    3. Que bom que entendes, sim, irei ler todos como sempre fiz!
      Obrigada pelo carinho, sempre voltas e fico feliz com isso, essa interação é tudo de bom!
      Abraços e beijinhos minha linda amiga!

      Excluir
  8. Aprendizagem se obtém lendo seus posts mitológicos. Você tem maestria nata em aprimorar tais conhecimentos para os dias em que vivemos. Parabéns, Ivone!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Célia, eu que fico lisonjeada com seus elogios, afinal és professora e sendo assim muito me alegra!
      Abraços apertados!

      Excluir
  9. Que lindo amiga e assim nos dando uma aula de mitologia.
    Show de inspiração e partilha.
    Um bom e lindo fim de semana.
    Meu abraço com carinho.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido amigo Toninho, que bom que gostou!
      Abraços apertados!

      Excluir
  10. Como sempre, uma forma brilhante de nos encantar!! Amei!

    Momentos...De Fé...

    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Seu conhecimento é incrível querida amiga Ivone!
    Obrigada por nos compartilhar.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  12. Oi Ivone,
    Adoro ler sobre a Mitologia Grega. Tenho vários livros sobre ela.
    É de difícil entendimento, mas gosto.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  13. Admiro sua inteligência seu conhecimento e suas interpretações. Um grande abraço querida Ivone. Um excelente final de semana pra você.

    ResponderExcluir
  14. Um bom final de semana pra vc
    E elogios pelas belas postagens!

    É que tem dias que a gente só deseja encontrar alguém disposto a ouvir as batidas do nosso coração.

    (Scheilla Lobato).

    ResponderExcluir
  15. OLá Ivone, sabes que gosto imenso das suas aulas de Mitologia, aprendo o que não sabia e relembro o que sei! Vc é um acervo cultural.
    bom findi!
    Bjsss!

    ResponderExcluir
  16. Olá querida Ivone


    ... E quanta inspiração por aqui.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato