25/05/2011

POEMA PARA O POETA AMERICANO LANGSTON HUGHES QUE ANTEVIU BARACK OBAMA NO PODER, HÁ 85 ANOS!

Abaixo citarei o poema (Eu Também)! Escrito por um dos maiores poetas
americanos e ainda desconhecido no Brasil.
Langston Hughes anteviu Barack Obama no poder, há 85 anos!
Em seu poema I, Tôo escrito em Gênova, Itália, em 1924,
enquanto ele esperava um passaporte novo,
é suficientemente premonitório para consagrá-lo
como autor da mais singela certeza do dia em que

os negros alcançariam o poder!
Profetizado está em sua obra o futuro dos negros nos EUA!
Em seus poemas ele teve de ser forte
e enfrentou o racismo, pois sendo negro
e homossexual e mesmo assim foi um pilar cultural
da luta pelos direitos civis.
Vou transcrevê-lo por ser importante e quanto mais

se fala ou se diz dos direitos humanos serem iguais
para todos melhor. Não é mesmo?
Próximo da morte se perguntou o que é poesia
e ele respondeu "É a alma humana por inteiro,
espremida como limão, gota por gota, gerando
palavras atômicas. Enforque-se em suas próprias palavras,
poeta; do contrário, você está morto.".


EU TAMBÉM (poema de Langston Hughes)

"Eu também canto a América
Eu sou o irmão mais escuro,
Mandam-me comer na cozinha
Quando há visitas,
Mas rio-me,
Como bem
E fico forte.

Amanhã,
Sentar-me-ei à mesa
Quando houver visitas.
Ninguém ousará
Dizer-me,
Então:
"Vai comer na cozinha."
Além disso,
Verão como sou belo
E se envergonharão-
Eu também sou América."

(tradução de Abgar Renalt)

(Linda é a vida de quem deixa algo a ser lembrado, pois eu amo poesia, poemas, prosas, enfim tudo o que diz de tudo na vida de quem assim como eu apredeu a viver com muito dom, o dom de sentir, perceber, ver, entender, amar, amar, mas nunca sofrer, nunca sofrer!!!)

Ivone H Sato

4 comentários:

  1. Aqui é meu abençoado espaço, meu blog amado onde coloco minha alma à disposição de quem queira me dar um pouco de atenção, mas se não dão, nem me sinto mal, pois afinal eu vivo por mim e se isso é bom pra mim e pra você também, fico alegre e contente, pois sei que você também é gente, gente assim como eu que gosta de sentir todas as sensações do existir!!!
    Beijos.

    Ivone.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, essa fonte que você usa em seus textos é bonita, mas atrapalha um pouco a leitura. Adorei o post, esse poema é muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Gessica, que bom que vistes aqui e lestes esse poema.
      Eu amo aprender, leio tudo o que vejo e aprendi a sentir que nada é por acaso!
      Ah, essa fonte de escrita é mesmo linda, mas não teve ninguém que tenha reclamado da dificuldade de ler, enfim...
      Abraços apetados!

      Excluir
  3. Encontrei um canal com tradução simultânea do inglês para o português, espanhol e francês do poema Negro do Langston Hughes.
    https://youtu.be/qVYGXSsG100

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato