17/09/2024

Deus do Sol!

 


 Hélio, na mitologia grega é o deus do Sol
que, mitologicamente se entende
que é o deus que
 circunda a terra  em uma carruagem
com seus lindos cavalos de fogo,
nada lhe escapa de vista, sendo assim
esse deus é de uma importância sem fim!
A nós, pobres mortais, sempre nos parece
que esse deus é o que se move e nos aquece!
Mas não, ilusão, uma doce ilusão!
Nessa doce ilusão, vemos sua linda carruagem,
com esses belos cavalos, 
mergulhando no oceano dando o início da noite!
Quando chega a madrugada,
logo esse deus pega uma vara dourada, 
para guiar seus cavalos 
e de volta nos fazer 
sentir a vida acontecer,
com seus raios de luz, 
amornando e aquecendo em seguida,
todas as nossas vidas!

Ivone.

8 comentários:

  1. Boa noite de Paz, querida amiga Ivone!
    Linda a mitologia grega que inspira poemas em outra dimensão.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Roselia, obrigada pelo carinho e que bom que a Mitologia Grega nos inspira, amei sua visita!
      Abraços apertados!

      Excluir
  2. Amada amiga Ivone,
    Mitologia, como eu gosto de todas elas!
    “Apolo”, um dos deuses mais importantes da “Grécia Antiga”, é associado ao Sol, mas, também das artes, da música, das profecias, da medicina, etc..., ele é filho de “Zeus e Leto”. Já “Hélio”, latinizado como “Helius”, é filho dos titãs “Hipérion e Téia”, vindo desfilar aqui no “Poemas sem Peias”, representando o Sol, ele, que é um jovem com a cabeça coroada por uma auréola de raios dourados, armado com uma seta flamejante e conduzindo uma carruagem de ginetes de fogo pelo céu, personificando a chama que vem da sua mãe adotiva, a ninfa Rode (da ilha de Rodes), onde nasceu, que faz arder o centro do vulcão “Santorini, ao Sul do Mar Egeu”. E mesmo sendo “Hélio” considerado um deus menor, é um gigante das narrativas mitológicas.
    Abraços sempre apertado e crepitantes, como são os raios do Sol da manhã!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido amigo Douglas pelo carinho por aqui, sei o quanto sabes sobre o tema, professor que és, sensibilidade ímpar!
      Eu amo Mitologia Grega, desde os tempos que estudava amava ler e escrever sobre!
      É sempre bom poder interagir, aos poucos voltando, aqui sempre é bom escrever!
      Obrigada mais uma vez, amei que tenhas vindo e deixado seu precioso comentário!
      Abraços sempre apertados!

      Excluir
    2. Amada amiga Ivone,
      Melhor que ensinar e aprender é interagir.
      A mitologia é múltipla, já a amizade se torna única quando nós somos o “Olimpo”.
      Fico feliz em saber que conheço alguém que viveu literalmente em uma livraria de família quando era jovem. Esta tua história sempre me fascinou.
      Abraços apertados e feliz retorno!!!

      Excluir
    3. Que alegria interagir contigo meu amigo!
      A nossa amizade é mesmo muito boa, aprendo contigo muitas coisas, tens a idade do meu filho mais velho, e comentei com meu amrido o quanto é bom interagir contigo, tenho bons amigos, fico feliz por isso, muito mais ainda assim, jovens com idade de serem meus filhos!
      Abraços bem apertados meu lindo amigo e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  3. Que linda a mitologia e como é descrito o deus sol com sua carruagem de fogo...
    Que sempre sintamos a vida acontecer...
    beijos, bom te ver ativa novamente nos blogs! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Chica, sempre bom estar de volta, escrever é bom, amo isso tudo e agora com tempo ficou muito melhor!
      A Vida sempre é uma benção, estou feliz de recebê-la por aqui e novo!
      Abraços apertados!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato