05/10/2020

Éolo.

Na mitologia grega,
Éolo, o guardião dos ventos,
era senhor da ilha Eólia,
ilha flutuante
cercada por muralhas de bronze!
Zeus, o senhor dos céus lhe dera 
essa proeza, cuidar dos ventos,
que eram guardados em um saco de couro de novilho,
só deixou solto o vento Oeste
mas Éolo não pensou
que os ventos corriam o risco
de serem soltos,
pois foi isso que aconteceu, 
ao confiar o saco de vento ao amigo Odisseu!
Os homens de Odisseu
pensando ter ouro e prata no saco,
soltaram os ventos que retornaram 
à ilha Eólia e Éolo irritado
expulsou todos os ventos de lá!
Sempre se tira lições 
na mitologia!
Hoje se tem os projetos eólicos,
para geração de energia, 
energia eólicas, 
dos ventos "expulsos" 
da ilha, pelo senhor 
deus dos ventos!
E eu, divagando
mais uma vez,
na mitologia!

Ivone


P.S. Meus amigos, vou ficar ausente por algumas semanas, viajaremos, meu marido e eu, para matar a saudade do nosso filho e família, pois a pandemia não deixou irmos antes!
Já faz mais de um ano, agora vamos de novo, pela sétima vez, em Manaus, já ficamos familiarizados com o belo lugar!

Saudade também desse rio, Rio Negro de águas mornas!

Até breve!



 


6 comentários:

  1. Gosto sempre quando adentras pela mitologia! Lindo! E adorei saber que vais passear, descansar nas águas do rio, rever a família, matar saudades! Curte tudo muito bem! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida amiga!
    Aproveitem muito junto com seus amados!
    Gostei muito do texto sobre os ventos!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Um texto/poema que muito me agradou ler. Elogio a inspiração e criatividade poética.
    .
    Um dia feliz
    Saudação amiga.

    ResponderExcluir
  4. Adoro ler as "suas" mitologias! :))
    Boa noite!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga Ivone, nesse simpático espaço encontro sempre belos poemas com inspiração em parte na mitologia, que muito me agrada.
    Parabéns, um bom fim de semana com saúde.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ivone,
    Aproveita bastante.
    Bjins de boas férias
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato