07/05/2020

Vida é movimento, até no aconchego dos lares!

Eis que me vem a esperança,
de que a Vida vem com tudo, 
o que me encanta e me tira do marasmo,
pois até aqui sempre o que me guiou 
foi a maravilha de crer na manifestação da Vida,
embora ela seja movimento,  
mas esse podemos ter em todos os lugares,
até no aconchego dos lares!
O misterioso funcionamento, seja de uma galáxia,
de um sistema solar, dos planetas,
aqui, a Terra com todos os seus reinos da natureza,
objetiva e subjetiva, tudo o que percebo 
é um complexo e eficiente sistema de distribuição 
e amortecimento da Vida de todas as vidas!
A Vida da minha vida e a de todos os semelhantes
e diferentes também está vindo com amortecimento 
e a sensação de que, se tomarmos os devidos cuidados,
será metabolizável e o tempo
que é o que nos tira a paciência, poderá, com essa 
técnica de sobrevivência, 
nos levar ao sucesso! 
Cada qual por si, cada qual em si, 
cada qual com a responsabilidade 
de escolher se quer viver ou morrer!?
Eu quero viver, sei que vou morrer um dia, 
mas não quero que seja
por essa via, 
a da pandemia!

Ivone

14 comentários:

  1. Lindas tuas palavras e cheias de sentido,Ivone! E como tu, queremos vida e aqui ficar enquanto nos for permitido! TE CUIDA! SE CUIDEM! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Chica, sim, queremos vida, sei que dói ver tantas vidas indo assim, tão rapidamente e sem nenhum alento aos que ficam, os familiares sofridos!
      Seguiremos nos cuidando, se cuide também minha querida, juntamente aos seus amados!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  2. Palavras fortes e esperançosas! Temos que nos cuidar para lutar e vencer esse coronavírus!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Lúcia, temos que nos amar para vencer e cuidar dos nossos entes queridos!
      Abraços apertados e continue se cuidando querida amiga!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  3. Poeticamente lindissimo, puro fascínio de leitura
    .
    Cumprimentos poéticos
    Proteja-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido amigo Ricardo, temos de nos cuidar, se cuide também, se proteja, temos de vencer essa dor de ver tantos sofrimentos!
      Abraços apertados!

      Excluir
  4. Amada amiga Ivone,
    Em nossa galáxia mitológica (grega), o deus Zeus trouxe o bebê Hércules para mamar direto na Via Láctea. Já a princesa Andrômeda, foi oferecida como sacrifício a um monstro marinho, sendo salva por Perseu e, hoje é uma galáxia espiral, localizada a cerca de 2,54 milhões de anos-luz de distância da Terra.
    Tudo isso é lúdico, mas, é belo... E nos mostra que a história, se alinha com a vida e vice-versa.
    Eu também quero viver, também sei que vou morrer um dia, mas, não quero que seja
    por esta via (sem láctea/leite) e sem deleite, da “COVID-20”, pois,(2019 já era fazem anos-luz)... Assim, 2020 já está quase no meio e, nada do vírus ir e nos deixar constelar outra vez.
    Muito bom mais este teu texto.
    Abraços bem apertados minha mãe Réia (em grego: Ῥέα)... Deusa da fertilidade e da maternidade, aqui dos Poemas sem Peias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Douglas, sempre um prazer ler aqui seus comentários e bem sabes que amo mitologia, estou um pouco sem inspiração nesse sentido, mas bem sabes que o mundo lúdico é mesmo de uma beleza ímpar, que a alma sente e quer extravasar, por mim amo sonhar, mas no momento está impossível, parece pesadelo e como dizes, "COVID 20", pois pelo jeito vai longe isso, portanto meu amigo, se cuide, vamos fazendo cada um por si pelo bem de todos!
      Abraços sempre bem apertados e energizados!

      Excluir
  5. As suas pelas suas palavras sempre incentivadoras e reflexivas! Amei!
    -
    Esculpir um novo resumo.

    Beijo e uma boa noite ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Cidália, obrigada sempre pelo carinho, se cuide minha amiga, precisamos reencontrar ânimos e vamos vencer!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  6. Vida que nos convida à ciranda do viver, que gira o tempo, que move a arte, que nos convida a pensar, superar, transcender a esses momentos, que, com certeza, vão passar!

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Antonio, sim, vida que nos convida à ciranda do viver, transcenderemos a esses tristes e preocupantes momentos, vão passar!
      Abraços apertados e tudo de bom pra você também meu amigo!

      Excluir
  7. Bom dia, Ivone!
    Acho que orfrer deve ser bem difícil, mas eu não tenho mais medo - desde que assiti de perto a morte da minha mãe. Eles a colocaram para dormir. Acho que ela não sentia nada...

    Mas ainda não quero ir não... rsrsrsr...

    Abraços, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Ana, lidar com a morte sempre é muito doloroso, mas essa, nossa, é a pior de todas, estar longe dos entes queridos sem nem poder se despedir, isso ninguém merece, nem o pior dos que muitos dizem piores!
      Vamos nos cuidar o maximo possivel, nao tem outro jeito senão o isolamente!
      Cuide-se!
      Abraços apertados!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato