01/12/2019

Afinal.

"Sob sua luz parece nunca ter havido outro tempo senão este,
espiral estrema.
Tudo estremece:Dezembro soletro contra o muro do cimento fresco
Que me seque a língua quando não puder sentir a cigarra que zune entre os dentes
quando digo dezembro, dezembro repito e como noutros dezembros 
outros homens pediram a Tyrme, o matador de gigantes, a Kali, mãe divina, 
ao espírito de Ning-Ning.
Peço a dezembro: lembre-se de mim quando extinguir-se toda a juventude dos meus anos;
esteja presente quando nas despedidas restar apenas a dor à porta de casa;
quando a canção emudecer,empalidecer a luz e até um grão de lentilha for um peso
lembre-se  uma sílaba ao menos de mim; e quando eu morrer, caso haja quem chore por isso,
fique ao lado dele, como agora ao pé de mim, nos dias de lágrimas 
nos dias de faca e de destruição, no dia em que todas as árvores caírem
e a teia de correntes vier mais alta que meus golpes, 
recorda-se de quando bebemos juntos nas cidades e embriagados sonhamos,
sobre o asfalto a erva de estepe.
Acúmulo de números apressados que o vento embaralha
num calendário sem fim ou sentido, tudo deságua no presságio 
de que somos todos não mais que lembranças de dezembro,
uma espécie de semente,sim, que o tempo planta e colhe
e mói e torra e come.
Dezembros de dezembro, dezembro é, afinal, o nosso nome."

Canaã Ferraz

11 comentários:

  1. Muito bonito de ler. Fiquei fascinado. Como é salutar vivermos tantos dezembros, cada um com a sua magia.
    .
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  2. Um texto simplesmente maravilhoso!! AMEI!!
    -
    Existem apetências de uma vida inteira...
    Beijo e um excelente Domingo!

    ResponderExcluir
  3. Linda leitura nos proporcio0anste.Beleza de dezembro pra ti e teus! bjs,chica

    ResponderExcluir
  4. Sempre um orgulho ler os seus textos :))

    Hoje : Faz do meu corpo, o violino.

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderExcluir
  5. Amada amiga Ivone,
    Que felicidade tu citar o mestre Ferraz (Eucanaã Ferraz), colega de Universidade Federal do Rio de Janeiro (na pasta de Literatura Brasileira). Ele também organizou livros de Vinicius de Moraes, Caetano Veloso, entre outros.
    Muito bom!

    (Dezembro em grego: Δεκεμβρίου) "... Dezembros de dezembro, dezembro é, afinal, o nosso nome."

    Feliz dezembro para todos nós!!!
    Um beijo carinhoso e abraços sempre apertados!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Douglas, amo esse poema, aliás amo ler romances que falam sobre saga, sobre uma vida inteira, todas as agruras, todas as fases que fazem parte de toda uma vida!
      O poema acima diz tudo do que há para podermos enfrentar tudo, viver é uma grande proeza, eu adoro ser positiva, não penso positivamente, sou positiva por natureza, algumas pessoas até me acham insensível e/ou alienada por isso,
      mas enfrentar nossa vida, os nossos "dezembros", eu os enfrentei com coragem!
      Que bom que você gostou da escolha do poema, esse poema faz parte de minha vida, sinto a vida com a alma, talvez seja por isso!
      Feliz dezembro mesmo, pra todos nós!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  6. Eu peço o mesmo a Dezembro... Eucanaã Ferraz, um nome de peso -- percebe-se porquê...
    Agradeço ter divulgado.
    Dias de um Dezembro calmo e leve...
    Abraço, estimada Amiga.
    ~~~

    ResponderExcluir
  7. Ainda recuperando o fôlego...

    Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  8. Querida amiga Ivone!
    Que poema intensamente lindo!
    Dezembro! Muito significativo!
    Abraços apertadinhos querida amiga!

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima partilha que encantou meu coração, porque dezembro para mim é muito especial, é o mês em que nasci, o mês do Natal, das luzes e dos bons sentimentos.
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato