26/08/2019

Deméter

Deméter, deusa dos campos dourados, 
incumbia sua filha, Perséfone,
de colher ramos de trigo em um campo,
foi vista por Hades e por ele raptada.
tornando sua esposa!
Levou-a ao seu reino nas profundezas do inferno!
Deméter em seu desespero se afastou do Olimpo,
em busca frenética por sua filha,
maldizendo a terra por ter aberto passagem
para Hades que a levou.
Nisso a terra se tornou estéril, 
a fome se transformou num rio e procurou
Zeus para intervir e pedir 
para Hades a devolver  à mãe!
Ele aceitou, mas fê-la comer a romã,
que garantiria sua volta ao inferno 
de tempos em tempos!
Um período Perséfone passaria com a mãe
Deméter, deusa da agricultura,
em outro passaria com Hades no inferno!
O período da Primavera quando os brotos 
nascem, ficaria com a mãe, e o período de outono 
quando os grãos são enterrados,
ficaria com o marido!
Assim foram criadas as estações climáticas:
Primavera, Verão, Outono e Inverno!

Ivone.





13 comentários:

  1. Oi Ivone,
    Adorei sua postagem.
    Obrigada pelos votos
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida amiga Ivone! É sempre uma alegria visitar este simpático espaço de cultura e arte. Gostei muito deste seu poema, com belos versos como estes:

    “Zeus para intervir e pedir
    para Hades a devolver à mãe!
    Ele aceitou, mas fê-la comer a romã,
    que garantiria sua volta ao inferno
    de tempos em tempos!”

    Uma excelente semana, com muita paz, Ivone. Beijo. Pedro

    ResponderExcluir
  3. Adoro mitologia!
    Tenho o Tarô mitológico, e no livro sobre as cartas, conta-se histórias dos personagens da mitologia grega.

    ResponderExcluir
  4. Mais um belo post dando poética à mitologia. Muito bom!

    Te convido para ler: 😎 Eu sou, sou assim. E você?
    Um abraço. Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada amiga Ivone por nos compartilhar essa história que eu não conhecia.
    Amei ler.
    Bjs-Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  6. Ivone, bom dia de 5a feira.
    Eu amo vir aqui e aprender
    com sua escrita tão
    limpa e cheia de informações.
    Bravíssimo!
    Bjins e Abraço da gente, bem apertado.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  7. Simplesmente linda essa partilha, amei!
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  8. Querida Ivone
    Me encanta a sua graciosa escrita e como é prazeroso desfrutar da sua partilha tão maravilhosa minha amiga.
    Um abracinho bem apertado e muitos beijinhos

    ResponderExcluir
  9. ... e eu nada sabia disso, querida amiga! Saio enriquecida daqui, aprendendo sempre a mitologia que você é mestra!
    Beijinho, uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  10. Hoje, passo apenas para vos dizer, presente. Com calma, nos seguintes posts já deverá ser diferente! Agradeço a todos pela paciência que tiveram, em esperar por mim. OBRIGADA.
    -
    Estou de volta
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Ivone,

    Passando para agradecer sua visita e mensagem na minha pág, já estou de volta, mesmo convaleescendo esou xeretando por aqui, visitando , agradecendo e postando, esou bem, graças a Deus e o carnho de todos os amigos .

    Gostei de conhecer a açanha do rei. miologia é um ema eencantador, vc nos apresentou uma excelente partilha, nada melhor do que aprender sempre, não conhecia sobre O rei Hades
    Bo tê-la como seguidora do meu blog.

    Feliz domingo de Paz e Bem.

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Cultura "nunca é demais". Mitologia é cultura, parabéns Ivone, as pessoas precisam de cultura. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  13. Querida amiga Ivone,
    Eu também sou fascinado por mitologia, seja de que tipo for.

    Belos versos... Ficou muito bem escrito o teu poema, desde o título (Deméter), essa deusa grega das colheitas, da fertilidade, da terra que tudo dá. Mulher que detêm o direito sagrado da vida e da morte)... Até o ponto de exclamação final sobre as quatro estações.
    Um beijo!
    E até breve!!!

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato