15/07/2018

A ALEGRIA É O TEMPERO DA VIDA!

A alegria de viver é tão essencial
quanto a água e o sal!
É o tempero da Vida,
sem essa tudo fica como dia nublado, 
embora faça parte do cenário,
mas a alegria nos lembra 
que o dia pode clarear, 
que só podemos avaliar
exatamente pelo fato de ser assim,
uns dias bons outros ruins!
Pensamento se cria, 
podemos nos confortar
com a expectativa de melhorar.
Pensar o pensamento 
para preservar o contentamento!
Difícil, sim, sei, 
ardor interior, da alma que tudo sabe,
podemos escolher, 
mudemos a mente,
sonhemos contentes, 
sem medos e sem preconceitos,
vamos com os experimentos,
é possível, mas só sem lamentos!

Ivone

30 comentários:

  1. Boa noite, querida amiga Ivone!
    Procuro meditar e orar para não perder o contentamento na vida.
    Gosto do seu humor sadio com que posta boas matérias de meditação pois os alertas que vamos recebendo de um amigo ou outro nos servem de alento e incentivo.
    Lamentar não traz crescimento algum. Perdemos tempo algumas vezes com isso.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Ivone!
    Um poema belíssimo!
    A vida me ensinou que a tristeza não resolve meus problemas, mas a alegria ajuda a não pensar neles. Sem alegria a vida fica tão amarga que perde o sentido.
    Ótima semana!
    Abraço grande!
    Escrevinhados da Vida

    ResponderExcluir
  3. Perfeito, cara e sábia amiga Ivone; concordo plenamente, se encararmos a vida com alegria, ou pelo menos, com ausência de tristeza nos momentos em nos deparamos com as surpresas menos agradáveis da existência, nossa jornada neste plano será boa.
    Um abração daqui do sul. Sei que terás uma linda semana.

    ResponderExcluir
  4. Um poema excelente. Um belo aprendizado:))

    Poema do Gil António que, está quase de regresso das suas merecidas férias. Esperamos que entendam. Obrigada. :))

    Hoje:- Dentro do meu coração

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderExcluir
  5. Todos nós precisamos dessa alegria de viver,deixar os pensamentos negativos de lado e só pensarmos nos positivos.
    Lindo amiga Ivone.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Olá, minga amiga!

    Esse poema é a tua cara e tua forma de encarar o mundo.
    A alegria é fundamental. A devemos colocar nos mais pequeninos pormenores (desculpa, o pleonasmo).

    Por termos essa capacidade, podemos melhorar a vida e seus enredos. Nós fazemos o destino, tb, aliás, não sei se há ou não destino. Penso k há coincidências, isso sim.

    Adorei ler teus pensamentos. Adoro um pouco de exposição.

    beijinhos e uns felizes dais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida amiga Céu, que prazer te receber por aqui e não há o que desculpar, adoro ler e as vibrações expressas podem nos dar a alegria, portanto expresse sempre como lhe é peculiar!
      Como é bom quando se tem uma "marca" a minha é mesmo a alegria, resolvo todos os meus problemas em tempo recorde,rsrs, pois é, não gosto muito de problemas, mas quando eles aparecem eu os "tiro de letra"!
      Acho até que a Vida é imensamente generosa para comigo, pensamentos ruins dão dor e eu fujo sempre que é possível!
      Aliás, quase sempre os problemas não são meus, aí sim é que entro em dilemas, ajudar ou não ajudar?!
      Dúvidas cruéis, mas estou indo muito bem e adoro escrever, quando a inspiração vem, aproveito!
      Exponho-me algumas vezes, mas não tanto, pois o segredo do sucesso quase sempre está em nunca dizer totalmente o que vai em nossos pensamentos, então é poetizar!
      Abraços querida amiga e beijinhos!

      Excluir
    2. Aqui, em teu espaço, me sinto mto bem, aliás, eu não sei viver com e em espartilhos.

      Gosto da tua alegria e da forma como encaras a vida. Assim, tudo se resolve. Ajudar? Pois, eu, por vezes, prefiro não emitir opiniões. De mim, trato eu.

      Exponho-me, mas nada de excessos. Nossa privacidade é importante, afinal, nós vivemos dentro de nós, a maior parte do tempo.

      Retificando no comentário acima: MINHA amiga; felizes DIAS!

      Há novo post com poema e vídeo. Qdo quiseres, aparece por lá.

      Beijos, um mega abraço e um dia feliz, mto feliz.

      Excluir
    3. Retifiquei 2 vezes o vocábulo DIAS. Enfim, mania de perfeccionismo.

      Tudo de bom!

      Excluir
    4. Querida Céu, fui ao seu blog, li, ouvi a bela música, mas já havia esgotado os comentários!
      Fica para a próxima postagem, beijinhos querida amiga!

      Excluir
    5. Olá, querida Ivone!

      Tudo bem e feliz contigo? Aqui, também.
      O poema anterior de nome "Mulher" é k já não aceita mais comentários, mas o atual, de nome, "A nossa história" aceita sim, pois tem pouquinhos ainda.

      Terei mto gosto em tua presença e comentário, se te for possível, logicamente.

      Beijos, abraços e boa semana.

      Excluir
    6. Aqui tudo bem, que bom, eu deixei lá o comentário e li novamente, lindo demais!
      Obrigada querida, sempre um prazer te visitar e te ler!
      Abraços e beijinhos!

      Excluir
  7. Doa-se alegria!


    Vai desinibido pela alameda
    Nem um pouco transido, só ridente
    Face longe de parecer azeda
    Vai sorrindo pro mundo, prá gente.

    Pois, denotando ser pessoa leda
    Adepta do conviver contente
    Traz alegria para esta vereda
    Segue envolta na sua aura somente.

    Não vê a crueldade deste inverno
    Leva no rosto seu sorriso eterno
    Que todo transeunte vê e assiste.

    Ignora qualquer estação de gelo
    Porquanto acha que deve fazê-lo
    Eis que este mundo é muito triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo e erudito soneto, eis que amo quando aqui vens e deixa sua arte poética, amigo mais que querido Jair!
      Abraços apertados!

      Excluir
  8. Com.muita alegria te lu...
    LUNDO! BJS PRAIAN9S,CHICA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que alegria, estás na praia, adoro praia, acho que vou me mudar para a minha casa na praia?!
      Estamos planejando isso já faz algum tempo, assim não precisamos ficar descendo a serra sempre!
      Boas ferias e com dias de sol por aí!
      Abraços apertados!

      Excluir
  9. Boa noite Ivone.
    Um poema que é mais que um poema é um convite à vida." Pensamento se cria". Ando praticando essa forma de usar o pensamento a meu favor. e sabe, tem dado certo.Temos mesmo que buscar essa alegria "tão essencial quanto o sal".Lindo poema eu adorei.Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, querida Ivone, o certo para nossa vida é descartar o que remediado já está - não vale a pena ficar insistindo. O bom é ficar longe de problemas que podem afetar nossas vidas; entrar em confusão, discutir para mantermos nosso ponto de vista com pessoas fanáticas que têm uma linha de pensamento e por ali se vão. As pessoas geralmente dizem que não deixam as coisas passarem, e eu penso, por quê? O que é melhor, fazer nossa opinião valer com pessoas que adoram discutir ou preservar nossa paz? Eu fico com a segunda maneira. Já tive minha faze de manter meus posicionamentos a ferro e fogo. Hoje, não mais, tem muita gente maluca e que afetam nosso emocional. Estou mais com o sambinha do Jair Rodrigues:
    "Deixa que digam
    Que pensem
    Que falem..."

    E nosso emocional agradece, junto com as possíveis doenças...!!
    Beijo, uma boa semana, amiga!
    A ALEGRIA É O TEMPERO DA VIDA! Com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Tais, isso mesmo minha amiga, a nossa paz interior é a que precisamos preservar, a alegria de viver não pode nos abandonar, pois há e muitas pessoas morrendo aos poucos.
      Acho que quando se diz "a morte quando chega já não estamos mais por aqui", quer dizer bem isso, se deixar morrer aos poucos até não suportar mais o peso da tristeza!
      Amo a Vida, sempre digo pra mim mesma, o que é bom pra mim e se for bom pra todos, melhor, senão, ficar comigo sempre é o meu melhor caminho!
      Alegria né amiga?
      Amei seu comentário, abraços bem apertados!

      Excluir
  11. Vivo pensando em estar bem física e emocionalmente. Só assim poderei fazer em torno de mim, um ambiente feliz, alegre para uma boa convivência com os demais!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Ivone
    Sempre alegria de viver, em permanência, eu nem saberia andar cá (nem andaria). Portanto é sempre prazer ler os teus poemas, visto que sempre partilhas essa saúde alegre e optimista nos agradáveis poemas. Sei por experiência própria, de inúmeras vivências. Acredita que não sei, nem em tempo algum soube estar triste. Se alguma coisa de menos positivo acontece, limito-me a deixar que passe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. 20 de julho dia da amizade.
    Não poderia deixar de vir aqui neste dia tão especial.
    Agradecer a você por fazer parte dos amigos que seguem o meu blog e que sempre que pode passa lá e deixa uma palavra de carinho, um elogio comentando a postagem um oi que para mim é muito significativo. Que seja escrito no momento da visita ou colado, não importa para mim, o importante é ter sido lembrada por você.
    Amigo é aquele que te toca com ternura através das palavras.
    Aquele que te abraça, mesmo longe.
    Aquele que te apoia nos teus sonhos e aquele que critica os teus erros, não para te desmotivar, mas, porque quer em teus caminhos a luz plena.
    Ser amigo é ser luz, ser amigo é transferir o melhor que há ao próximo.

    FELIZ DIA DA AMIZADE!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  14. Mais uma lindeza. Com certeza, alegria não é só o tempero da vida, é também o antídoto para várias doenças. Gente que ri, que brinca, que não dá muita bola pra vida,vive mais saudável. E o principal, está mais pronta para adversidades. Abração!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ivone,
    Procuro não pensar no que a vida me prepara, pois se assim o fizer não saberia como viver. Deixo a vida discorrer um dia diferente do outro. Não gosto do tudo igual, mesmo que a dor venha para me atormentar, pois sou mais forte do que ela.
    Adorei seu texto
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  16. Ivone!
    Que bom vir aqui e apreciar suas
    palavras e sentir o
    seu abraço gostoso.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  17. A alegria torna a vida mais colorida e bela.
    Lindas e tão verdadeiras palavras.
    Beijinhos
    Maria
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  18. Olá, amiga Ivone, concordo com o que dizes tão bem, de forma elegante, sobre a alegria e o tempero da vida. Nos dias que correm, no nosso pobre país, vemos tristeza e dor em quase todas as cidades, grandes, médias e pequenas, e isso não deixa espaço para a alegria e nem para o tempero. É uma pena que assim seja.
    Parabéns, minha amiga, gostei muito. Uma boa semana.
    Grande e fraterno abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  19. Olá Ivone querida


    Concordo com você, precisamos olhar a vida com olhos mais cheios de amor e alegria.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato