23/04/2017

Boa comunicação!

Com simples expressão 
das palavras se consegue boa comunicação.
Cuidado com a palavra "não",
ela é pura negação,
poderá até negar a nossa própria existência!
Temos de ter consciência sobre todas as palavras
que nos dão um rumo, uma direção.
Digo "sim" pra mim, posso, quero, faço, sonho, realizo.
O "mas", eta palavra duvidosa,
afirma-se e logo em seguida nega-se?!
"Tentar" é desanimadora, quem assim diz,
não realiza nada, fica o dito pelo não dito.
"Não posso ou não consigo",
isso no presente é um castigo,
é incapacidade declarada.
No passado ao dizer, "não poderia, não conseguiria",
daria a entender que poderei se assim 
o querer.
"Devo" ou "tenho que" ou "preciso",
são palavras que pressupõem que algo de fora me controla.
Quando há algo negativo digo tudo no verbo passado,
queria, decidia, iria, hoje digo, quero, posso e vou!
Para o futuro substituo "vou conseguir" 
pelo estou conseguindo, o "se" por quando,
o "espero" por "sei", o verbo condicional 
pelo "presente"assim fica "forte e concreto",
verbo é ação, estudo e penso, 
pois sorte, ah, sorte depende da sorte!

Ivone



19 comentários:

  1. Adoro brincar com as palavras, fico remoendo meu cérebro para não perder a memória, faço isso com Mitologia, que todos sabem que amo poetar sobre!
    Abraços à todos os que me visitam e me leem, acho isso tudo de bom em minha vida!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, querida amiga!
    Ah!Esse exercício de brincar com as palavras é muito bom! Filosofia pura!
    Questionar,colocar poesia nos atos e fatos do cotidiano!
    Com otimismo e força! Viver com alegria!
    Tenha um ótimo domingo!
    Beijo carinhoso!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Ivone, muita criatividade, gostei! E ótimo tema. As palavras tem grande peso e significado, sim, por isso há o que se pensar antes de usá-las. E usá-las para nós, maior cautela!
    Beijo, amiga, um bom domingo e semana que vai entrar.

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivone.
    Concordo com você no que diz respeito a palavra "não, pelo que ela contém, não apenas de negativo (não), mas de certa agressividade. Lembro-me de quando o meu casal de filho era pequeno, que tínhamos o cuidado Tais e eu, de não dizer a palavra "não", substituindo-a por uma palavra que não colocasse uma barreira, mas não permitisse o que não queríamos que fizessem por meio de estímulos para uma coisa diferente da que queriam. Gostei, parabéns.
    Um ótimo final de domingo.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  5. Sim amiga Ivone!
    Temos que saber retirar a palavras que nos traz muita negatividade.
    E o "não" usado em demasia já diz tudo.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de te ler e apreciei a troca de palavras. Até no pensar, sempre o melhor e o mais positivo! Linda nova semana! bjs,chica

    ResponderExcluir
  7. Sei que a palavra é uma arma poderosa. Em qualquer situação, ao fazermos uso da mesma, necessitamos ter fina percepção do que causaremos, pois entre o falar, o ouvir e o entender há uma linha tênue que pode nos comprometer radicalmente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sempre com belíssimos textos! Sempre curiosos de ler :-)


    Beijos e um bom Domingo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Ivone.
    Amei a leitura, vou colocar em pratica. Já lhe disse que aprendo muito com você rsrs. Agora vou policiar as minhas palavras, e não, mas existira. Acredito que as palavras tem poder. Uma linda semana amiga, tudo de bom. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ivone,
    Às vezes as outras palavras vêm a cavalar e não tem como dizer sim. É a vida.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  11. Amiga quando eu entro neste blog amo aprendo muito sucesso
    amo sua postagem, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  12. A palavra é uma espada.
    Às vezes dentro à bainha.
    Desembainhada, é linha
    Tênue de fio e afiada.

    Pode ser tudo, e ser nada.
    Palavra para, caminha
    De vagar, veloz, sozinha,
    Acrescida e embaralhada.

    Uma boca e dois ouvidos...
    Já disseram os entendidos
    Ouvir mais e falar menos

    Para botarmos sentidos
    Até em mal-entendidos
    Embrulhados com venenos.

    Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  13. A coisa mais chata de ouvir é quando peço um favor a alguém e ela diz:"vou fazer o que posso", quando o certo é:"vou fazer o meu melhor". Os americanos são o que são, por isso. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Ivone
    Depois de uns dias de ausência, primeiro por umas mini férias, depois por doença, estou regressando, devagar...
    Já me encontro melhor, terminei os antibióticos, agora é só restabelecer...

    Gostei muito deste texto, em que você aborda os vários sentidos que as palavras podem adquirir num ou noutro contexto.
    A verdade é que as palavras têm uma força enorme, e devem sempre sr usadas com parcimónia e bom senso.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  15. Tive que parar...Como ter lindas inspirações se dói a carne.
    Se sarar volto
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  16. Sensacional querida Ivone.
    Você como sempre me surpreendendo, gostei muito de ler e aprender com você cara amiga, beijinhos no coração.

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga, é bom poetar, falar estudar o peso das palavras. Exercícios de auto ajuda incentivam esta pratica. Parabéns,
    beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Ivone.

    Comunicação é uma arte simples e tão complexa. Moldar frases entalhando palavras para dizer o que se quer dizer ou calar. Usar bem dessa arte, faz-nos relacionar melhor com as pessoas e a vida.

    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato