14/09/2014

CONSTELAÇÃO DE CASSIOPÉIA!

Cassiopéia, rainha de beleza incomparável, 
atraia visitantes para o seu reino, 
extremamente vaidosa 
comparou -se em beleza com as ninfas marinhas,
que também eram conhecidas como Nereidas.
As Nereidas ofendidas se queixaram com Poseidon, Deus dos mares, 
que enfurecido agitou o seu tridente no mar
provocando inundação no litoral da Etiópia.
O rei desse lugar, Cefeu, se aconselhou no oráculo de Ammon 
em como faria para salvar
seu reino, o oráculo aconselhou-o a sacrificar sua filha Andrômeda,
oferecendo-a ao monstro do mar, assim salvaria seu reino.
Escolha terrível, mas esse ficou com o reino. 
Perseu apaixonado por Andrômeda 
chegou a tempo e a salvou, lutou com o monstro 
que fora derrotado virando pedra ao ver a cabeça da Medusa
 que fora usada por Perseu como última alternativa.  
Andrômeda e Perseu se casaram, mas isso não ficou impune, 
esta fora prometida a seu tio Fineu que por vingança, 
transformou a verdadeira culpada, a rainha Cassiopéia, mãe de 
Andrômeda, em constelação. 
Constelação de Cassiopéia!
Olhamos para o céu e vemos, 
várias constelações, tem a de Perseu, de Andrômeda,
estrelas lindas a brilhar,
todas com uma estória a nos contar!
Mitologia Grega,
sempre há o fascínio 
a magia a nos encantar!

Ivone




15 comentários:

  1. Bom dia Ivone

    Maravilhoso o seu texto. Adorei

    Beijinhos e uma boa semana.

    Coisas de Uma Vida 172

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha querida amiga...
    acho que uma das tuas encarnações foi na Grécia rsrs
    pelas descrições e o teu gostar do assunto.. de alguma forma tu tem alguma ligação .
    todos temos de alguma forma..
    já tinha ouvido falar desta constelação mas nunca fui a fundo ..
    parabens.. beijos e até sempre Ivone

    Lapidando Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Samuel, tenho um livro escrito por mim, não o publiquei e nem pretendo, mas um amigo espiritual disse que tive mesmo forte ligação com a cultura mitológica grega, não que eu tenha vivido lá, mas que eu escrevera muito sobre o assunto em vidas passadas, não publico exatamente por não ser algo provado, isso é, mitologia não se prova mesmo, mas por não poder provar que eu tenha escrito algo em vidas passadas, sendo assim fico por aqui escrevendo os meus poemas, que adoro!
      Fico feliz que tenha também quem goste!
      Abraços apertados meu amigo sempre querido!

      Excluir
  3. Quantas dimensões de realidade podemos alcançar pela mente?! pela inspiração, além das fórmulas ou dogmas, simplesmente pela inspiração, como uma nave que embarcamos numa viagem cósmica. Parabéns amiga...belíssimo

    Ghost e Bindi

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ivone
    A mitologia grega sempre fascina.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  5. Amiga Ivone,estou retornando à escola para aprender coisas que não aprendi.rsrs
    Adorei.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Que texto maravilhoso linda rainha amei essa postagem arrasou
    tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  7. Mitologia é teu forte e nos mostras e/ou relembras maravilhosamente! Adorei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  8. Amiga Ivone, realmente a Mitologia nos encanta. Um abraço. Sei que terás um lindo dia.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ivone
    Passando para agradecer o carinho
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  10. ahhh essa passagem esta em um filme muito bom. "fúria de titãns" não este ultimo, uma mais antigo! abração

    ResponderExcluir
  11. Verdade Ives, essa lenda é usada em muitos livros e filmes, deuses gregos, romanos, modernos, enfim...
    Mitologia é um fascínio que sempre me inspira, é difícil deixar de escrever poemas sobre o tema, pois adoro, de vez em quando tento e ainda bem que as pessoas gostam, fico feliz, pois sei também que muitos acham o tema somente obrigatório em currículo escolar!
    Abraços apertados meu amigo sempre querido!

    ResponderExcluir
  12. Ivone

    A mitologia, é sempre fascinante, embora a meu ver, pertença a um dos modos de literatura de civilizações antigas, nomeadamente da grega. No entanto, devo dar-te os parabéns por a teres vindo a tratar bem em poesia
    Agora, vamos a outro ponto: nestes teus poema, a rima é difícil, como no fundo, é sempre mais difícil. Nunca impossível, exige que se tenha um vocabulário mais alagado, mas a maioria do poeta, usa o chamado verso branco. Com resultado de belos poemas. Agora uso a rima, por uma questão opcional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Usas bem meu amigo poeta, suas rimas são mesmo de palavras bem rebuscadas, admiro isso, aprecio e te parabenizo!
    Abraços amigo sempre querido, obrigada por apreciar os meus escritos, gosto muito disso!

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato