15/05/2014

"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." (Leonardo da Vinci)

Um polímata "aquele que aprendeu muito" é uma pessoa cujo conhecimento não está restrito a uma única área. Em termos menos formais, um polímata pode referir-se simplesmente a alguém que detém um grande conhecimento. Muitos dos cientistas antigos foram polímatas de acordo com os padrões atuais. Os termos do homem renascentista e, menos comumente, do homo universalis (em latim: "homem universal" ou "homem do mundo") estão relacionados e são usados para descrever uma pessoa bem educada ou que se sobressai numa variedade de áreas. Esta idéia se desenvolveu durante a renascença italiana, da noção expressada por um de seus representantes mais conhecidos, Leon Battista Alberti (1404—1472): que "um homem pode fazer todas as coisas que quiser". Isto incorporou os termos básicos do humanismo renascentista, que considerava o homem forte e ilimitado em suas capacidades, e levou à noção de que as pessoas deveriam abraçar todo o conhecimento e desenvolver suas capacidades ao máximo possível. Leonardo da Vinci foi um renascentista, quem estudou sabe de suas proezas intelectuais, ainda, os renascentistas mais talentosos procuraram desenvolver suas habilidades em todas as áreas do conhecimento, no desenvolvimento físico, conquistas sociais e nas artes. Polímatas notórios teriam sido os brasileiros Rui Barbosa, Gilberto Freyre e Mário de Andrade, esses por terem sido estudados em suas obras, mas há muitos que por, seus feitos terem ficado no ostracismo, são tantos, principalmente os humildes, eles não tiveram ambições, foram honestos, enfim... O filósofo grego Heráclito de Éfeso usou do termo polymathía para criticar filósofos, poetas e historiadores, mas sobretudo a Homero, célebre poeta grego, em cuja pluralidade de conhecimentos tornava o discurso superficial, ainda há quem duvide que ele tenha existido?! Para Heráclito, não se poderia abraçar um discurso generalista, ou discorrer sobre aquilo a que não se tem conhecimento de fato (como quando num texto ficcional, o poeta descreve hábitos e atividades que não lhe são característicos na realidade), ainda hoje há pessoas que são de grande sabedoria, mas que seus saberes precisam do aval da ciência, precisam comprovações, "ver para crer" e ainda assim não conseguem grandes projeções! Por conta disso, considera os polímatas como adversários do logos, quem procura absorver o máximo de conhecimentos gerais, sem contudo buscar entender a própria natureza (physis) -- qual só pode ser desvendada através do logos. Logos =palavra, sophia=sabedoria, portanto através da Logosofia, ciência natural que ensina o autoconhecimento, portanto algo difícil demais!!!Pensem nisso, eu penso demais!

Ivone

27 comentários:

  1. Boa noite Ivone.
    Aprendi com o seu esclarecedor texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mirtes, que bom que aprendestes, não sei se tenho dom para ensinar, mas adoro escrever, acho que é só isso!
      Beijos!

      Excluir
  2. Bom dia Ivone.

    Belo texto.Gostei

    Beijo, bom fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, saí um pouco dos poemas, para variar um pouco, tenho esses escritos em um outro blogue, o Levitar em Brancas Nuvens!
      Abraços e obrigada pelo carinho por aqui!

      Excluir
  3. Muito interessante te ler e aprender contigo ou relembrar! Estavas sumidinha ou eu que não te vi? bjs,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda amiga, saí um pouco para arejar, mas foi tão rápido sem programar que nem tive tempo de avisar, fui a um lindo parque no interior de São Paulo, viajamos em um dia, passamos a noite em um hotel, no outro fomos ao parque, Thermas dos Laranjais, em Olímpia e voltamos ontem!
      Foi "vaptvupt", rsrs, mas valeu!
      Obrigada por notar, tens uma boa percepção e fico feliz com isso, sinal que sentes minha falta!
      Beijos linda amiga, és sempre querida!

      Excluir
  4. Sempre aprendendo,principalmente com você amiga Ivone.
    bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom minha amiga Carmem, fico feliz que gostas de ler por aqui, eu escrevo o que leio e pesquiso, depois faço uma espécie de dissertação, assim exercito meu cérebro, estudei tudo isso em meu tempo de adolescente, sendo assim as buscas ficam fáceis, só dar uma lida e relembrar!
      Amo quando as pessoas gostam de ler meus escritos, é uma linda forma de interagir com as pessoas!
      Abraços e obrigada pelo seu carinho por aqui!

      Excluir
  5. Oi Ivone,
    Eu nasci curiosa, estudei latim, francês e inglês. Eu tinha que saber e estudar de tudo, pois quando fui lecionar para a 4ª série tinha que saber todas as matérias. Tudo o que aprendia na escola e nos livros ensinava a minha mãe que aprendeu de mocinha a ler no jornal com seu patrão, e ela falava fluentemente o francês. Adorava. Pagava até professora particular para aprender mais depressa. Que Deus a tenha num ótimo lugar.
    Estou com 66 anos e continuo estudando. Hoje os jovens dizem que não têm sorte, eles têm é preguiça e levaram a vida sem estudar. Eu fiz 15 concursos e nunca fui reprovada. A maioria das vezes fazia por fazer, poi já trabalhava.
    O que estraga hoje os concursos são os apadrinhamentos e o racismo.
    Minha mãe nasceu em 1923, mas nunca pode estudar, quanto mais ser professora.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  6. Dorli, sei bem disso, antigamente as coisas eram muito difíceis até para as mulheres da classe média alta, estudar era muito bom, em meu entender tudo o que sei hoje foram pelos estudos no meu tempo de adolescente, se estudava muito mesmo, as escolas públicas eram de ótima qualidade, sei disso estudei um uma delas!
    Meus filhos estudaram em escolas particulares até certo ponto, depois eles foram para a pública, tem uma que é o máximo, perto de minha casa, dois dos meus netos estudam lá, estão indo bem e um deles passou no vestibular, está fazendo faculdade, meu filho mais velho passou em primeiro lugar em um concurso público e faz dez anos isso, é funcionário graduado da Petrobrás(estudou boa parte em escola pública)!
    Não gosto de generalizar nada nesse nosso país, pois percebo que há e muito de evolução, não tenho percebido o racismo por aqui, acho que melhorou e muito sobre isso, eu acho, é o que vejo, não sou alienada, muito pelo contrário, até pesquiso e observo as coisas de perto!
    Abraços amiga Dorli, fico feliz em saber que pode estudar e aproveitastes muito bem seus estudos!

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida amiga, Ivone !
    Muito agradecido por esta brilhante aula,
    enobrecendo a cultura.
    PARABÉNS !
    Um fraterno abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amigo Sinval, que prazer ter você por aqui, que bom que gostastes!
      Abraços!

      Excluir
  8. Aprende nunca é demais, bela e interessante reflexão. Desejo a vc um lindo final de semana. Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre aprendendo, pois tudo na vida fica leve com esclarecimentos, eu adoro ler e escrever sobre o que leio, assim fixo melhor em minha mente, antigamente eu estudava só com um caderno do lado, o que eu ia escrevendo o que lia, no fim nem precisava ficar estudando para as provas, gravava tudo!
      Obrigada pelo carinho da visita e comentário!

      Excluir
  9. Boa tarde Ivone.. conhecimento é poder.. temos sempre que estar nesta função de reaprender.. pq a gente já aprendeu o que vivencia só estamos a recordar.. abração e um lindo dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo sempre querido Samuel, obrigada sempre pelo seu carinho por aqui, sim, conhecimento é poder, tenho um neto, o mais velho, ele está com dezoito anos e na faculdade, tirou habilitação para dirigir tanto carro quando a moto e ele sempre me diz que "conhecimento é tudo na vida," tanto que passou nas provas práticas e teóricas sem nenhum erro, isso é o meu orgulho, ter conhecimento de jovens inteligentes e capazes, entre eles meu neto e você como meu amigo, jovem e inteligente também!
      Abraços!

      Excluir
  10. Ivone
    Abordas um assunto que me agrada trazer no pensamento a fazer fé nos antigos filósofos devemos procurar de tudo um pouco. Embora seja essa a minha filosofia: Procurar saber abordar um pouco de tudo. No entanto, por vezes esbarro, com quem domina um assunto, que apenas posso pegar pela rama. Assim, penso que o campo do saber, tem de ser de livre escolha. Falo apenas de quem deseja da quem se quer entregar ao saber, Devemos ter em conta que os preguiçosos mentais são em número mais vasto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Daniel, sei como gostas de aprender, tanto que também ensinas, amo ler seus escritos, trocamos nossos conhecimentos, eu não me considero sábia, mas para mim mesma sinto que o sou, tento e sempre resolvo meus problemas com menos trabalho, uso meu cérebro sempre, assim como você e isso é bom, quanto mais se usa o cérebro, mais se desenvolve a capacidade de pensar!
    Abraços meu amigo sempre querido!

    ResponderExcluir
  12. Amiga que texto maravilhoso apreendo a cada dia que entro aqui neste belo lugar mim sinto muito bem por que desfruto ótimas palavras bom final de semana.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  13. Logosofia - um grande desafio para meu aprendizado. Leio muito sobre esse tema. Engatinho nessa sabedoria. Mas, sei que esse é o caminho. Portanto, sigo-o sempre, pois conhecer-me, avaliar-me, lapidar-me faz conexão com meu relacionar com o outro. Invisto sempre nisso. Parabéns pela reflexão do texto, Ivone!
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda Célia, autoconhecimento é muito difícil para todo mundo, pois quando pensamos que sabemos tudo sobre nosso "eu" mais profundo, vem a Vida e nos faz cair em nossas próprias armadilhas, aí minha linda, recomeçamos, todos os dias novos recomeços, novas experiências, novas lições, até que um dia, quem sabe, possamos perceber com firmeza a verdade, a realidade do nosso existir!
      Abraços apertados!

      Excluir
  14. Interessante não conhecia este termo, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lisette, muito bom ler sobre o assunto, abraços linda amiga e obrigada pelo carinho por aqui!

      Excluir
  15. “O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.” Leonardo da Vinci .

    E com essa frase que eu inicio este comentário . Mas antes gostaria de me desculpar com uma das minhas mais queridas amiga e poetisa . Estava sem internet , portanto não pude comentar em seus outros poemas e também não estive aqui para desejar e te felicitá um belo dia das mães . No entanto , como dia das mães é todo dia , então eu posso ser salvo pelo gongo rs .

    O conhecimento nos torna jovem , a alma pura e cristalina , o conhecimento não tem limite. Quando falas que há quem duvide da existência dos filósofos gregos ...Sinceramente eu acredito na existência de todos , o que aconteceu é que a humanidade se emburreceu , as guerras e a fome é o maior exemplo disso .
    O conhecimento nos fazem felizes e eu sinto de verdade ese tipo de felicidade , sobretudo quando nos doamos para a obra em que dedicamos e não tem nada melhor do que o conhecimento , ou melhor tem sim , o conhecimento compartilhado !!!! E nesse quesito , minha cara amiga , você há muito já é uma sábia por me fazer aprender tantas coisas bacanas na vida através deste espaço que eu tanto gosto imensamente e sinto-me tão bem , pois aqui respira conhecimento e a arte do saber é própria de você .

    Numa época em que as notícias não chegavam de bandeja e que o mundo ainda era um mistério , o conhecimento era mistério e tudo partia de uma simples reflexão no mundo ao nosso redor , assim nasceram os grandes poetas , filósofos , físicos enfim ...E ainda nasce , no observar e na incitação pensamento crítico . O saber é uma luz que nos ilumina , assim como a luz do sol ...não ocupa espaço, pelo contrário,quer sempre ser preenchido e renovado.

    O saber é maravilhoso e infinito ....Como dizia Sócrates " Só sei que nada sei " e isso já diz tudo , na medida em que caminhos nesta jornada da vida , vemos o quanto aprendemos , e o aprendizado ás vezes encontra-se nos fatos mais corriqueiros da vida ...e isso é emocionante , e isso é maravilhos , e isso é vida e isso é poemas sem peias , e isso é Ivone !!!!!

    Tenha um final de semana de luz , pura paz e muito saber !!!!!!!! Um abração grande !!!!!!!!! Saudades !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, que lindo, amo seus comentários por aqui, pois podes crer, aprendo também contigo, amigo poeta sensível, agradeço imensamente a Vida por ter amigos assim como você, pois aprender é troca, todos nós que nunca ficamos saciados com essa imensa fome de aprender precisamos de pessoas dispostas a trocar os conhecimentos, aprendi e muito na vida com os que aprenderam antes de mim.
      Estou lisonjeada com seu carinho por aqui e sua consideração, tens um imenso coração e uma imensa sensibilidade, isso já percebi desde que te conheci, embora seja amizade virtual, que para mim não faz nenhuma diferença, pois amo as almas das pessoas e a sua é linda, tanto que tens como amada a linda poetisa Patrícia, pois é, isso já diz tudo!
      Obrigada pelo seu carinho por aqui sempre!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  16. Amiga amei o texto tenha uma semana abençoada
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

    ResponderExcluir
  17. Olá amiga! Minha visita de hoje é para agradecer sua visita ao meu blog e por deixar um belo comentário. Volte sempre aquele cantinho é nosso.
    belo post, realmente, aprender não tem limites e não tem idade, todos somos capazes.
    Às vezes pedimos coisas
    para a vida
    que ela não tem como nos
    oferecer...
    Mas as vezes ela nos da
    coisas que
    não sabemos como
    agradecer...
    Muitas bênçãos pra você, hoje e em toda sua vida. Obrigada pelo carinho de sempre. Bjuss
    Prof Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato