20/12/2013

EQUACIONAR DORES E PRAZERES!

O homem não deve temer a morte,
pois quando essa chega, o espírito
já não está mais presente,
o corpo físico inanimado, nada sente!
Tranquilizai-vos, não há tormentos futuros,
morrer não é antinatural, é o que há,
tem de se conformar, nem aos deuses
se deve temer, mortos não devem sofrer!
Para tanto há que se viver de acordo
com a natureza do ser, dores do corpo
não são duradouras, mas da alma, ah,
essa é que se deve sanar, dificilmente
se pode estar na paz eterna se essa
dor não for de toda enfrentada,
curai-vos dos medos, dos remorsos,
dos desassossegos oriundos das frustrações,
dos pesadelos e aflições!
Dos desejos não satisfeitos, do inferno
em vida, que por mais que se queira
se não tiver determinação padece-se de montão!
Equacionar dores e prazeres!
Os deuses, ah, esses vivem em
perfeita harmonia!Isso tudo
está na Mitologia, Epicuro que o diga
sobre essa filosofia, nada é para se temer,
nada é para nos atormentar,
a vida é para se viver,
equacionando dores e prazeres!

Ivone




7 comentários:

  1. Boa tarde Ivone.
    Mais um vez certíssima.
    A morte é algo natural,que tem uma vida com a consciência tranquila quanto aos seus atos,não temem a morte,mais por amar a vida,espera que ela demore rsrs.
    Um lindo final de semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mirtes, nada melhor do que viver em paz com a consciência!
      Abraços!

      Excluir
  2. É do ser humano temer um caminho desconhecido. Mas é necessário tranquilidade, sim, porque estamos cientes de que a morte é um o último passo da vida terrena, até onde sabemos. Esse mistério move nosso medo. Mas somos nós mesmos quem devemos dissipá-los.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Luis, verdade, o desconhecido assusta sim, mas não fico a pensar, sou tranquila quanto a isso, mas muita gente ou quase todo mundo teme demais a morte, aprendi com minha mãe a lidar com isso, ela teve muitas experiências com perdas de pessoas muito queridas, família, como os pais, irmão, enfim...
    Aprendi com ela a lidar com essa "separação" a ponto de ter eu mesma que viver isso com a "partida" dela, pois é, a Vida sempre se encarrega de tudo, até da morte, sim, a vida nos prepara para a morte e eu não temo nem um pouco, é natural pra mim até em falar sobre isso!
    Abraços e obrigada pelo seu carinho por aqui!

    ResponderExcluir

  4. OI QUERIDA IVONE
    Dezembro chegou, o Natal se aproxima e eu agradeço muito a Deus, por ter amigos tão especiais como você. Que esta mensagem seja guardada no fundo do seu coração, queria lhe mandar uma mensagem muito, mas muito linda, mas só irás encontrá-la no coração. Que a imagem acima traga uma completa harmonia, Que nós possamos viver em um mundo de paz, sem ódio, guerras e preconceitos. Que nossas famílias se unam, trazendo um mundo totalmente solidário e que possamos aprender os grandes ensinamentos do Grande Pai "D E U S". Que o seu Natal seja completo de Paz... Alegria... Amor... Compreensão... Que tudo isso esteja em ti durante todo o ano e não apenas no Natal. FELIZ NATAL!

    ResponderExcluir
  5. Querida, desculpe mais uma vez por esta vindo aqui, agradecer, com mais um comentário colado. Final de ano deve concluir provas e toda documentação dos alunos, cadernetas. Temos prazo para entrega, como tenho 18, haja trabalho, tarefas de casa , estou só, o reumatismo está me prejudicando muito, problema da idade mesmo que vou superando segurando na mão de Deus.
    Agradeço o carinho da sua visita , sempre com comentários maravilhosos bem como as felicitações de um Feliz Natal. Desejo Que o Menino Jesus , faça morada em seu coração, irradiando-o com sua luz e seu amor e que o FELIZ NATAL , não seja apenas no dia 25, que se estenda por todo ano de 2014 e porque não dizer, por todo sempre.
    Abraços, fica na paz do Menino Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Seus textos sempre nos trazem a medida certa de se bem viver, desfrutar as alegrias e claro, saber conviver com as dores e tristezas, na medida certa. Nada de se fazer de vítima diante das certezas da vida - a morte - uma delas. Creio sim, que será uma vida muito melhor, se nessa vivemos a serenidade e, o amor ao próximo, em toda a sua magnitude!
    Lindo texto, Ivone!
    Abraços natalinos.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato