05/07/2013

O CALCANHAR DE AQUILES!

Mitologia Grega,ah, mitologia!
Os deuses às vezes eram cruéis
Aquiles, filho de Tétis e de Peleu,
Tétis era também amada
por Zeus e Poseidon,
rivais nessa questão!
Mas Prometeu,
(o que roubou o fogo de Zeus
e deu para os mortais
e fora punido com seu fígado
sendo comido aos poucos por uma águia)
dissera a Zeus que Tétis teria um filho
que seria maior que o pai,
seria um grande deus!
Os dois deuses desistiram de Tétis
não queriam ser superados em poderes
nem mesmo por um filho!
Nem mesmo, ciúmes, ah, ciúmes!
Ciúmes dos deuses eram terríveis!
Acho que a eles o homem imitou!
Zeus fizera Tétis se casar com Peleu,
o rei dos mirmídones!
Aquiles ao ser mergulhado no rio
para ser imortalizado,
sua mãe o segurou pelo calcanhar,
sendo assim ele ficou vulnerável,
pela parte não mergulhada nas águas,
O seu calcanhar ficou sendo assim
denominado o seu ponto fraco!
Mas Aquiles foi o grande temido
na guerra de Tróia!
Ah, os deuses!!!
Adoro escrever sobre os deuses,
mesmo sem entendê-los,
acho que é aí que está o fascínio!

Ivone

14 comentários:

  1. Adoro suas histórias sobre a Mitologia, me faz lembrar de vovô.
    Um grande beijo em seu coração amiga linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo isso minha amiga, meu avô também gostava de me contar histórias sobre o assunto, acho que aprendemos a gostar por termos tido em infância o hábito de ouvir histórias, desenvolvem nossa capacidade de pensar, adoro isso!
      Agora entendo a tua cultura!
      Abraços minha linda amiga e professora culta!

      Excluir
  2. Gostei.

    Tenha um bom fim de semana.
    Beijinho
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Olá Srta! Que lindo poema. Escrever sobre mitologia Grega é para poucos, parabéns! abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ives, é por eu adorar ler sobre o assunto, só isso.
      Abraços!

      Excluir
  4. Gostei de ler.

    Passo para desejar bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivone. Você é professora?
    Pois eu adoro a Mitologia grega...
    Obrigada
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dorli, não sou professora, mas já li muitos livros que envolvem mitologia grega, um deles foi o que mais me ensinou de Colleen McCullough A Canção de Tróia, uma obra rica,quando leio livros assim vou anotando os nomes e as partes mais importantes, como um resumo, depois releio essas anotações e crio os meus poemas.
      É isso. Amo ler e já li a bíblia inteirinha, fazendo o mesmo, anotando como vou entendendo, do meu jeito sem interferência religiosa, acho isso fascinante.
      É isso amiga, adoro misticismo, mitologia, leio sobre seitas, Umbanda, Kardecismo, enfim tudo, tenho uns vinte livros escritos guardados em um HD externo, vou brincando de escrever que é o meu melhor passatempo.
      Abraços e gostei de saber que gostas de mitologia, é mesmo uma delícia ler sobre o assunto.

      Excluir
  6. Realmente as histórias dos deuses tem algo que nos fascinam.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivone,
    Passando para agradecer mai um comentário.
    Uma linda noite
    Lua Singular





















    ResponderExcluir
  8. Gostei Ivone esses deuses eram tristes, sou apaixonada por mitologia grega.

    ResponderExcluir
  9. Oi Querida Amiga,

    Eu também adoro mitologia,e tudo mais que faz meu pensamento e meu coração viajar!
    Os "outros mundos" me fascinam, vivo mais neles, por aqui eu sonho!
    Tenha um maravilhoso fim de semana!
    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Amiga Ivone, quando eu era criança e adolescente tinha uma paixão enorme pela mitologia. Ainda gosto do tema.
    Um abração. Tenhas um lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Que ,Deus lhe de esperança
    para vencer todos os obstáculos.
    Plante em seu coração a semente do amor.
    Que ajuda a fazer feliz o
    maior número de pessoas possível,
    para ampliar seus dias risonhos.
    Que encha seu coração com a divina fé,
    para sempre .
    Que , seu Domingo seja de infinita paz
    junto com sua amada família.
    Beijos no coração afagos na sua alma ,Evanir.

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato