25/06/2013

"CAÇADOR DOS CÉUS"

Caboclo da linha
de Oxalá,Orixá Oxossi!
Caboclo Ubirajara Peito de Aço!
Divindade da fartura,
da abundância e da prosperidade!
Ligeireza, astúcia, sabedoria,
Orixá da contemplação,
amante das artes,
das coisas belas,
"Caçador dos Céus",
assim o designam,
Oxossi é a semente
e vegetal em ponto de colheita,
é a riqueza  das terras férteis,
se encanta nas misturas das cores,
na escrita, nos poemas e poesias!
Oxossi é pura arte, comodidade,
leve preguiça, aquela de deslumbrar,
contemplar, assim poder criar,
é o deus da criatividade!
Sua cor preferida é azul turquesa,
seu cocá de penas de papagaio,
senhor da caça, do arco e flecha,
lhe tenho respeito, me ajuda sempre
em todos os meus empreendimentos!
Ele é Filho de Iemanjá, nas seitas
a lhe homenagear!
Gosto muito de estudar sobre
divindades de todos os cleros,
nisso me sinto sintonizada,
com algo além, bem além de mim!

Ivone





20 comentários:

  1. Sou médium desenvolvida há muto tempo, desde criança que vejo os "meus amigos espirituais", quando eu era criança não sabia fazer distinção, os espíritos quando aparecem pra quem tem o dom nato não nos assustam, tampouco eu fazia ideia disso,era tão lindo e natural, depois que cresci fui tomando noção, eles não apareciam mais do jeito que eu os via enquanto menina,hoje somente em sonhos, literalmente falando, gosto tanto de dormir!!!
    Ainda bem que não sofro de insônia, ainda bem!
    Sempre acordo alegre e feliz, aprendo com "eles" muitas coisas que posto por aqui!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivone!
    Linda postagem de quem entende do assunto, quanto a minha a resposta está no meu blog
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Ivone, você é da umbanda ou candomblé? Eu li um poema anterior seu que falava do candomblé, por este motivo pergunto. Por um bom tempo frequentei a umbanda, hoje já estou mais "sossegado" com doutrinas, mas já frequentei muitas em um tempo recorde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christian, não sou de nenhuma, nunca frequentei nenhum centro espírita, mas gosto de ler e tentar entender porque tenho o meu dom mediúnico, há muito tempo atrás minha tia tinha um pequeno centro de mesa branca, mas como eu tinha e tenho um guia de umbanda, o caboclo mencionado, aí fui indo pesquisando, até descobri que tenho muitos dons, ouço vozes e escrevo, dizem ser psicografia, mas nem sempre o é, eu traduzo as mensagens, portanto estou indo ainda estudando, mas meu dom é nato, nasci com ele, sou mesmo muito "intima dos meus amigos espirituais", com a maior naturalidade possível.
      Abraços e espero ter respondido bem sua pergunta.

      Excluir
    2. Olá, Ivone.

      Apenas a título de esclarecimento: Espírita só o é quem segue a doutrina codificada por Allan Kardec. Centro de "mesa branca", não é Espiritismo, é Umbanda (alguns misturam as duas coisas). Aqui no Brasil se criou essa confusão, rotulando tudo de Espiritismo. No Espiritismo propriamente dito; não há sacerdotes, rituais, oferendas, evocação... Em comum. Apenas a comunicabilidade dos espíritos por meio da mediunidade.

      Um abração.

      Excluir
    3. Que boa informação meu amigo Antonio, eu mesma faço muitas confusões com tudo isso, pois eu tenho só o dom da mediunidade, ainda faltam muitos esclarecimentos, mas como gosto de simplificar tudo aí vou pela minha intuição e sensação dos fluidos que percebo, são muitos, quando me deixo leve e solta aí sim que "agem", se é bom deixo, se é ruim retiro da mente e mando embora, às vezes até converso com alguns espíritos que precisam de esclarecimentos, os vejo, não tenho medo.
      Acho que o que tenho é pura mediunidade, só isso sem nenhum rótulo de espiritismo ou espiritualismo?! Será isso?
      Abraços meu amigo muito querido e obrigada pela sua participação tão importante para mim!

      Excluir
    4. Não importa o rótulo religioso, essa ou aquela corrente não é melhor ou pior. Mediunidade é uma questão de afinidade e sintonia, cada um vai buscar desenvolve-la onde e como se sente melhor. Não existe uma receita pronta que sirva igualmente a todos os médiuns. Apenas com o fim didático e para se saber o que é o que, cabe distinguir Espiritismo, Umbanda, Candomblé, Espiritualismo, Esoterismo... Todos são igualmente importantes e respeitáveis, mas cada um tem suas particularidades. Equivocadamente, algumas pessoas dão o mesmo nome para práticas diferentes.

      Excluir
    5. Muito bom seu ponto de vista, concordo plenamente, amo ler sobre todas, sempre aprendo algo novo, sempre me sinto feliz com o que percebo, respeito todas as religiões por isso, não seguindo nenhuma fico com mente aberta a estudar de tudo e assimilo sim a que melhor encaixa ao meu sentir, vou muito pelo sentir, minha sensibilidade nunca falha.
      Abraços meu amigo e obrigada pelo seu carinho em vir aqui me dar mais um pouco de conhecimentos!

      Excluir
    6. Aprendemos juntos. Somos todos estudantes, aprendizes da grande escola da vida. Somos espíritos em evolução, seres imortais, manifestos num corpo mortal. Pouco importa o caminho escolhido, essa, aquela ou nenhuma religião. O importante é buscar a luz que emana do pai que nos irmana na fraterna família humana. Para frente e para o alto! Fora do amor não há salvação.

      Um abração.

      Excluir
    7. Lindo isso, verdade, "fora do amor não há salvação", linda máxima do Kardecismo, me identifico com o amor, assim como você meu bom e amado amigo!
      Muitíssimo obrigada!
      Grande beijo e abraço fraterno!

      Excluir
  4. Como não percebo dessas coisas de medium prefiro não responder para não dizer asneiras.
    **************************
    Gostava que me visitassem:

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/2013/06/queria-ser.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, eu também estou ainda estudando sobre o assunto, é mesmo delicado, posto em poemas porque como aqui eu digo que são "poemas sem peias", é uma forma liberal de expor alguns pontos de vista em forma de poemas.
      Mas é um prazer que venhas e comente do jeito que entenderes, és sempre bem vindo, obrigada sempre meu amigo.
      Abraços!

      Excluir
  5. Ivone, como é uma autodidata e estudou acerca disto, nunca pensou em desenvolver e praticar a caridade? Digo isto porque, independente do que acreditamos, se você tem convicção de que tem este caboclo com você, na doutrina espiritualista, a mediunidade é um dom que serve para evolução e ajudar os que necessitam.
    Esta entidade é da Umbanda, do conhecimento que tenho do candomblé, eles aceitam somente os orixás e Caboclo Ubirajara não é um orixã tal como Oxossi, Iansã, Exus... Caboclos são entidades a serviço dos orixás e eles só tem espaço, até onde sei, na Umbanda mesmo. Foi o que soube de um candomblecista e pelas pesquisas que já fiz sobre espiritualidade, procede.
    Parece que no candomblé não há uma incorporação direta, o contato deles com orixás (os orixás mesmo!) se dá através dos búzios.
    Abraço e respondeu perfeitamente à minha pergunta. Eu que estou te enchendo com as minhas. rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Christian, não se preocupe em dar suas opiniões, mesmo porque aprendo com os que aqui comentam, tanto quanto quando procuro mais conhecimentos através de pesquisas, trocar conhecimentos é muito bom,muitas vezes tenho as "intuições", onde devo ir para que me "mostrem" os caminhos, quase sempre acho, o fato de responderes aqui já é uma boa informação, com certeza aprendi um pouco mais, pois fazia confusão com os orixás, agora vou mais fundo procurando entender melhor, agora sei que Caboclo Ubirajara não é orixá, mas que ele é de Umbanda, uma entidade a serviço dos orixás que são do Candomblé.
      Aprendi também com amigos que me ajudaram a entender que os Exus não são "demônios" como em muitas religiões nos fazem crer.
      Assim aos poucos vamos indo nos aprimorando e tentando melhorar cada vez mais.
      Já tentei em tempos passados trabalhar para ajudar, ajudei sim, mas depois com o tempo fui deixando.
      A Vida se encarrega de nos mostrar caminhos, mesmo que através de amigos,assim agradeço seu comentário e pensarei mais sobre isso de ajudar pessoas!
      Abraços e obrigada, volte sempre que desejar, é um prazer, podes crer!

      Excluir
  6. Oí Ivone,gosto muito de tudo que você escreve,principalmente sobre a Doutrina Espírita.Aquí em casa,seguimos o Evangelho Segundo o Espiritísmo-Allan Kardec e minha filha é expositora,ministra aulas na Federação Espírita de São Paulo.

    bjs amiga
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem, que lindo isso, leio muitas coisas sobre Kardecismo, quase todos os livros do Codificador, Allan Kardec, aprendi muitas coisas que coloco em prática em minha vida,tem me ajudado e entender as pessoas, a crer na vida após a morte de forma natural, em minha vida prática tem sido de grande ajuda tanto pra mim quanto aos meus, os que fazem parte de minha vida, tento aceitar o que não posso mudar, coisas assim.
      Agradeço muito a tudo, acho que estando em estado de agradecimento fico leve, até as coisas fluem naturalmente sem grandes aborrecimentos.
      Obrigada pelo seu comentario aqui, me ajuda a entender melhor as pessoas amigas que já fazem parte de minha vida mesmo de forma virtual!
      Abraços minha linda amiga!

      Excluir
  7. Passando para conhecer seu espaço e me deparo aqui com palavras maravilhosas, já vi que por aqui por passar muito, rss, também no inicio tive muitos problemas com mediunidade em não entender e principalmente não ser compreendida, me sentir culpada por ver, ouvir ou sentir o que as outras pessoas não estavam viam, sou espirita kardecista e agora eu consigo entender muita coisa e ter duvidas de outras muiiitas mais que eu nem imaginava, rss, sempre aprendendo sempre evoluindo não é mesmo. Quanto ao seus escritos "sem peias",rsss - é o que eu mais gosto, a escrita livre e solta.
    Um abraço carinhoso

    Paty Alves
    Ágape Amor Verdadeiro
    Patyiva
    Vou Conseguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, que prazer ter você aqui no meu recanto "sem peias", pois é mesmo assim, escrevo meus poemas do meu jeito, também tenho outro blogue o "levitar em brancas nuvens", lá escrevo prosas, adoro viver escrevendo, pego umas ideais aqui e ali e vou indo juntando com a minhas, nem sempre minhas ideias são tão bem elaboradas, aí fica mesmo assim, tenho muitos amigos e isso me é de grande alegria!
      Seja sempre bem vinda por aqui, amo novos amigos!
      Abraços!

      Excluir
  8. Com seus textos, Ivone, aprendo sempre e medito em uma vida melhor, mais humana e fraterna! Obrigada!
    Bjs. Célia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, eu que agradeço seus comentarios por aqui, aprendo também e muito contigo, fico feliz que gostas de ler aqui e de alguma forma contribuo para que se sinta melhor ainda, mais do que já és minha amiga!
      Amo escrever, sendo assim vivo a procura de algo que eu possa postar, leio e assimilo e sai os tais "poemas sem peias", ainda bem que me escondo por trás do "sem peias" para que me desculpem as falhas, pois sei que aqui leem muitos professores.
      Abraços minha linda amiga!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato