23/12/2012

SONETO DOS VINTE ANOS (LEDO IVO)


"Que o tempo passe, vendo-me ficar
no lugar em que estou, sentindo a vida
nascer em mim, sempre desconhecida
de mim, que a procurei sem a encontrar.

Passem rios, estrelas, que o passar
é ficar sempre, mesmo se é esquecida
a dor de ao vento vê-los na descida
para a morte sem fim que os quer tragar.

Que eu mesmo, sendo humano, também passe
mas que não morra nunca este momento
em que eu me fiz de amor e de ventura.

Fez-me a vida talvez para que amasse
e eu a fiz, entre o sonho e o pensamento,
trazendo a aurora para a noite escura."

Ledo Ivo


10 comentários:

  1. Que esse poeta se encontre agora no céu, pois é, se existe céu é lá que vão poetas assim, ele se foi, hoje, logo depois do estardalhaço do fim do mundo, pois é, o fim do mundo aqui é para quem vai pra "lá"!
    Senti vontade de o homenagear, achei lindo esse soneto, bem a calhar!

    ResponderExcluir
  2. Minhas lágrimas sempre estão em dias como hoje, antecedendo o Natal, dia de alegria? Talvez, nem para todos, em mim fica sempre a saudade, minha mãe faria aniversario hoje se aqui estivesse, pois é, a gente nunca esquece os entes queridos que fizeram parte das nossas festas natalinas.
    Mas viver é isso, tudo faz parte, em parte, uns dias tristes e outros contentes, somam todas as nossas experiencias, viver é bom, mesmo que doa algumas vezes, mesmo que doa!!!
    Amanhã será outro dia, o lindo dia de reunião em familia, amo familia, meus netos, meus filhos, todos os agregados amados, todos os amigos queridos, que bom poder dizer graças a Deus mais um Natal, feliz Natal! Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo poema!
    Excelente Natal e um ótimo 2013, querida amiga.

    ResponderExcluir
  4. Ivone! Um presente eterno ficaram para nós nos poemas de Ledo Ivo! Retratam nossas lembranças - agora, dele também! Muitos entes queridos já fizeram sua passagem terrena! Contemplemos com gratidão os ensinamentos que nos deixaram... Que o seu Natal seja assim, espiritual como você nos passa, o exemplo da sua imagem de vida. Obrigada, por tudo!
    Bj. Célia.

    ResponderExcluir
  5. Um belíssimo poema...

    Aproveito para desejar-lhe um natal cheio de luz e paz..

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Ivone minha querida lindos versos nesse finalzinho de ano sempre nos anima a prosseguir! Que teus amanheceres no novo ano sejam repletos de lindas cores e muita saúde e alegrias! Feliz natal! Deus te abençoe sempre! Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida Ivone!

    Sempre que morre um poeta, se erguem dois.
    A vida tem de continuar. Sigamos um percurso de paz e harmonia.

    FELIZ NATAL E BOM ANO DE 2013.

    Beijo da Luz.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ivone..
    Lindo poema....Desculpa a ausência ...correria de fim de Ano...Mas não poderia deixar de passar aqui para agradecer por mais um ano que juntas estivemos compartilhando momentos de alegria. Espero que possamos no ano que se aproxima prosseguir compartilhando este carinho e amizade.
    Desejo do fundo do meu coração Um Feliz Natal com muito Amor, Paz , Saúde e muita Esperança...
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia , querida Ivone!!

    Em primeiro lugar, desejo-lhe um feliz Natal, juntamente com sua família!

    Eparabenizá-la pelo bom gosto e sensibilidade de postar um poema tão bonito do poeta Ledo Ivo, que nos deixou recentemente. Adorei!

    Amiga, o seu comentário lá no Sementes Preciosas, também me emocionou, porque percebi e senti termos tido infâncias semelhantes. Creio que muitos de nós daquela época tivemos Natais párecidos.
    Penso que tivemos o privilégio da experiência da dificuldade que faz com que nossos pais, ou mães não alimentasse em nosso espírito fantasias descessárias que não nos enriquecería para a vida. Muitos falam que a criança precisa da magia, da fantasia do Papai Noel, e eu discordo e "bato os pé": a criança precisa ser educada dentro da verdade, da ética, e dos princípios do bem. A magia, ela é intrínsica na criança, é de dentro pra fora, portanto não é preciso adulto nenhum forçar a barra, né mesmo? rsss

    Adorei sua visita como sempre, e seu comentário, me trouxe correndo pra cá.

    Felicidades,querida, pra vc e sua família!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato