29/09/2011

"VIDA OBSCURA"

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
Ó ser humilde entre os humildes seres.
Embriagado, tonto dos prazeres,
O mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste num silêncio escuro
A vida presa a trágicos deveres
E chegaste ao saber de altos saberes
Tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sofrimento inquieto,
Magoado, oculto e aterrador, secreto,
Que o coração te apunhalou no mundo.

Mas eu que sempre te segui os passos
Sei que cruz infernal prendeu-te os braços
E o teu suspiro como foi profundo!

Cruz e Souza

5 comentários:

  1. Lindíssimo esse poema de Cruz e Souza!
    Ele mostrou que há e muitos, de almas sinceras, de esforços silenciosos, esperando os verdadeiros valores serem reconhecidos, mas eis que em épocas piores em questões preconceituosas em que negros eram mesmo vistos como "inferiores" e ainda o são, mas hoje há "punições", sim, somente com punições poderão acabar com o preconceito? Acho que não!!! Mas eis aqui um lindo poema de alma linda que sofreu e sofreu!!!
    Venceu, mas depois que "daqui se foi"!!!
    É, viver tem disso, ainda bem que poderemos voltar, pois eu creio em reencarnação, sendo assim...A vida é eterna enfim...!!!

    ResponderExcluir
  2. A "cruz em nossas vidas, o mistério que nos cerca" é o que faz lutarmos para viver com dignidade! Cruz e Souza foi muito feliz na abordagem de seu realístico poema!
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  3. Também acho muito lindo.
    Ivone, gosto muito dos textos postados por aqui.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. Minha querida

    Lindo este poema de Cruz e Sousa, adorei e deixo um beijinho.

    Sonhadora

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivone querida... obrigada pelo seu gentil carinho...

    continuo por aqui acompanhando tuas lindas palavras...

    bjinhos no coração!

    :*

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato