24/03/2019

Urubu!

Observar a natureza, 
eis uma coisa que me faz bem. 
Ao caminhar pela praia de manhã, 
neblina cinzenta, mar cinzento, 
restos de peixes mortos trazidos pelo mar, 
jogados por pescadores sem noção, 
sem respeito, sem responsabilidade. 
Eis que os pequenos urubus, 
fazem a sua parte, 
limpam as areias das praias, 
comendo os detritos! 
Esses bichos de asas 
são muitas vezes desprezados 
por serem vistos pela maioria como feios! 
Mas para mim são lindos, perfeitos! 
Ao me aproximar, nem sequer se moveram, 
comeram os peixes mortos, 
limparam as sujeiras que os homens fizeram! 
A vida é assim, quem não pára para observar,
 aprender, saber ver, não vive, 
não sabe pra quê aqui veio. 
Assim fiz de um dia cinzento na praia, 
um dia legal, especial, 
 com os urubus que nem todos observam, 
os acham nojentos, mas não, 
são fruto da criação, tem sua utilidade, 
a vida é para se viver, ver, aprender! 
Observo e me enriqueço! 

 Ivone

15/03/2019

Vida leve.

A Vida é muito curta
para nos dar o tempo de poder
em tempo recorde nos expressar
com toda a clareza exigida
pela própria vida!
Estamos aqui, mas ao mesmo tempo
queremos estar ali, 
queremos tudo e nada e também fugir da "Estrada".
Assim são definidas as incertezas,
as inseguranças, 
os eternos apegos às lembranças!
Se se lembra das coisas boas,
se sofre também.
se se lembra das ruins,
fica-se preso na dor,
sem poder seguir em frente.
Para tudo isso, se pode dizer, 
dores dos tempos modernos,
aos psicólogos e psiquiatras se recorre,
mas não conseguem dar 
alento aos que, 
com todo medo estão 
bloqueados em suas emoções.
Até quando será assim?
Vida, a queremos longa,
a queremos bem,
a queremos com a alma 
leve e com a sensação
de ter feito somente o bem!

Ivone

10/03/2019

Amor.

" Amo como quem ama o amor.
Não conheço nenhuma outra razão
para amar senão amar.
Que queres que te diga,
além de que te amo,
se o que quero dizer-te 
é que te amo?"
Fernando Pessoa.

Amo o amor pelo amor do próprio amor,
pela alegria de saber que amar não é sofrer!
Deixo viver, não atrelo as vidas dos que amo a minha!
Deixo-os seguirem em frente, 
até digo sem mesmo esperar que possam me entender,
que não sou mais nada, nem mãe, nem avó, 
somente amiga, muito amiga, 
que amo sem cobranças, 
sem reclamações, sem exigir que me façam feliz!
Sou feliz, levo minha felicidade 
aonde quer que eu vá, 
quem sabe assim
eu possa contagiar
o amor com amor pelo amor 
do próprio amor!

Ivone.


21/02/2019

Quem sabe?!

Nada tem fim, renovação sim!
Muda-se o comportamento e a forma
de ver e sentir.
Todo prazer vem do bem viver e amar,
sem medo de se envolver!
Relacionamentos são compensadores,
mesmo que em algumas vezes 
possam causar dores!
Isso é viver, não há como assim não ser!
Solte o coração e sinta a emoção 
de fazer parte de uma civilização,
não deixe de viver por medo de sofrer!
Trabalha-se mais do que o necessário,
para se ter bens e ficar estressados,
doença do século ou do milênio?!
Quanto mais se tem, mais cuidados também!
A vida moderna é um bem, 
mas escraviza!
Quem sabe com as crises, 
se possa entender, 
que viver a simplicidade 
possa ser o maior bem?!
Quem sabe?!

Ivone







31/01/2019

A Vida é justa!

A Vida é justa,
ela nos dá aquilo que nos damos,
sem a frase da colheita,
pois se essa fosse verdadeira,
se isso fosse mesmo o que nos movesse
de verdade, não faríamos 
nada que fosse errado.
Até vemos coisas ao contrário!
Vida segue, cada qual 
se vira nela como pode, 
como sabem, como sentem.
Uns rezam, outros blasfemam,
outros dizem que não entendem,
outros até entendem, mas não dizem,
o medo faz parte, 
a fé também, crer ou não crer,
eis a questão,
mas todos julgam, meus irmãos!
Todos julgam, nem todos têm razão!
Viver é uma proeza,
sentir é um dom!
Todo sentimento é verdadeiro,
seja de amor, de ódio,
de repulsa, 
mas cada qual tem de poder
saber se resolver!

Ivone.


20/01/2019

Medeia.

Tudo começou quando Jasão
reivindicou para si o Velocino de ouro,
presente dos deuses que atraia a prosperidade
à quem o possuía e teria
de vencer muitos obstáculos para conseguir.
Daí que entra Medeia, que foi enfeitiçada
e apaixonada ajudou Jasão.
Foi injustiçada, fez de tudo, maldades incríveis,
com promessas de que este se casaria com ela.
Depois de tantas façanhas,
próprias de deuses, Jasão consegue 
seu intento.
Medeia com tudo isso se tornou 
maldosa, eis as histórias
que nem adianta mencionar cada 
intento, pois faz parte de muitos 
mitos que todos sabemos,
deuses, ah, eles estão
para nossa divagação,
sentir e perceber que nada 
pode ser sem suas participações!
Mitologia Grega,
sempre é um fascínio!

Ivone.








06/01/2019

Dia De Reis!

Melchior, Baltazar e Gaspar!
Três reis magos, 
assim foi mencionado
em um dos livros bíblicos,
São Mateus!
Ninguém sabe ao certo
se eram três,
ou até se eram reis,
mas contaram pela 
quantidade dos presentes
doados ao menino enunciado!
Incenso, ouro e mirra!
Melchior, o mais velho,
Baltazar, meia idade, 
Gaspar, mais jovem.
Cada qual de um canto da Terra,
a Estrela os guiou,
ao menino Jesus,
louvaram!
Hoje, seis de janeiro,
comemora-se,
o Dia De Reis!

Ivone


02/01/2019

Cassandra!

Cassandra, personagem desacreditada
que, se tivesse sido ouvida,
teria evitado a destruição causada 
pela Guerra de Troia!
Filha do rei Príamo e da rainha Hécuba,
de Troia, previu  todos os acontecimentos,
mas foi considerada louca!
Apolo lhe ensinou o dom da profecia,
mas ao ser rejeitado por ela,
se vingou lançando-lhe a maldição 
de que ninguém acreditasse em suas previsões.
O cavalo de madeira que todos 
conhecem como Cavalo de Troia,
engendrado por Ulisses,
destruiu Troia e os gregos 
saíram vencedores.
Mais uma prova de que 
a vida imita tudo o que 
já foi dito sobre vinganças,
dores, destruições 
mencionadas na Mitologia,
seja grega, romana, 
moderna, 
se os deuses eram vingativos,
imaginemos que,
o homem mortal seja normal
com suas maldades!
Mas podemos mudar isso,
com fé na Vida!

Ivone.


De volta com vontade de continuar aqui e escrever, desejando que esse seja um ano próspero para todos!
A fé na Vida tem de vencer todas as barreiras e negatividades, assim é o que já provado está, energias boas a nos comandar!
Feliz Ano Novo pra todos!




20/12/2018

NATAL.

Feito amor
Ele veio
Livrou a humanidade 
Inconsciente de suas maldades
Zelou tanto que até morreu

Na cruz, quando cresceu!
Amor é o nome do menino 
Totalmente indefeso
Aprendeu a ler e ensinou a
Liberdade de viver, Jesus.

Ivone


Amigos, estarei ausente por algum tempo, umas férias praianas para me sentir leve e ao voltar,aqui de novo estarei para continuar essa linda jornada de blogar!
Feliz Natal pra todos, Feliz Ano Novo!
Com muita paz e alegria!
Abraços apertados!

06/12/2018

Brasil Continental!

Degelo dos Andes 
a natureza sabe o que faz, 
nos dá o encanto de ver
com todas as águas a descer.
Chuvas torrenciais na região amazônica,
elevando as águas do Rio Negro,
um apreço do lugar!
Nada de mergulhar, pois não se sabe 
o que se vai encontrar!
Em Manaus conheci outro Brasil,
sexta vez em visitar,
cada uma delas uma nova
coisa a encontrar,
natureza vibrante, 
que é o que mais me prende
ao vislumbrar 
que a vida é sábia o suficiente
e nada a temer com o que
possa acontecer!
Porto de Manaus,
Mercado Municipal, 
Teatro Amazonas 
com características barrocas,
encantos dos meus brasis, 
muitos cabem nessa Terra,
Brasil Continental!
Amo tudo isso,
riquezas da natureza!

Ivone



26/11/2018

Transcendência!

Mitologia Grega, Romana, 
Moderna ou até mesmo Folclore,
são como uma forma de religião,
sincretismo é o nome do que é comparado
e assim sem preconceito posso dizer
que tudo pode ser respeitado!
Na mitologia grega deus é Zeus,
na romana é Júpiter.
Em todas as outras em que há
comparação com todas as religiões, 
sempre entra algo que se pode dizer
transcendência, sentir, viver!
Vida é tudo, tanto a materialmente falando,
quanto a espiritual,
sempre se sente algo que sem entender
dizemos ser a alma, o espírito 
o sensor!
Queremos a paz, o sossego,
a fraternidade, a compreensão,
o entendimento!
Quem sabe alcançaremos?!
Estamos entrando em um clima
que nos leva a isso,
sempre no fim de cada ano,
com a aproximação do Natal,
início de um novo ano,
climas brandos
para pensar e repensar a vida!
Pensemos e reflitamos!
Vida é tudo,
viver tem de ser por 
prazer, por amor,
por respeito!

Ivone.






23/11/2018

Ser e/ou estar!

Como sou, nem sempre sei, 
como estou, ah, isso sei,
muitas vezes eu mais estou, 
do que sou!
Estou feliz, estou alegre,
estou contente,
pois estando em estado 
de emoções me vejo em eternas mudanças!
Triste? Algumas vezes!
Conformada? Jamais!
Perguntar nem sempre ofende,
pergunto sempre que for preciso,
para não cair no erro de julgar,
de achar, de ficar perdendo tempo
com idéias sem cabimentos!
Nem espero que me entendam,
se eu tentar e conseguir me entender
já é um bom caminho a percorrer!
Aqui, divagando como sempre,
como todas as vezes em que,
há algo para se pensar 
e quem sabe até tentar
resolver!?
Mas, nada, não há nada
para se resolver,
tudo está e já vem resolvido,
só acredito
que a Vida
vale, 
vale muito, 
é o que sinto!

Ivone.





20/11/2018

Encantamento!

Encantar-me-hei sempre
e pra todo o sempre com o humano
desejo de enxergar futuros melhores
e desejáveis, tanto por mim, 
quanto por ti, como para com todos!
Sou diferente, tu és também, 
mas temes, quem sabe, 
em afirmar por medo de ofender e/ou magoar!
Amo superar a delicia das visões e sonhos, 
pois o processo de realização 
é árduo, mas ao mesmo tempo 
me dá, quem sabe também a ti,
o prazer de poder se provar
e sentir que tudo é possível
desde que seja focado no objetivo!
Emociono-me com os sonhos,
crio-os em minha mente, 
saboreio por antecipação 
a possibilidade da realização,
mesmo que seja difícil, 
mesmo que seja sonho,
todos os sonhos pré existem!
Ninguém pode me acompanhar
nesse encantamento,
pois é meu,
encante-se então com o seu,
pois viver já é um sonho 
sonhado,
mas nem tudo 
de forma total,
bem realizado!

Ivone.








05/11/2018

Chão!

Ampliando minha percepção 
sobre tudo e todos, 
eis o que é relacionamentos,
virtuais, pessoais, 
sem nunca ter somente uma rede 
vincular, monotemática!
Diversificar e perceber 
que para se aprender 
é preciso conhecer novas pessoas, 
novas amizades,
para não se repetir erros 
com os costumeiros,
pois isso contribui
para o estreitamento mental!
Mente aberta, mente pensante,
o que me desagrada e o que não,
preciso ter essa conscientização.
A Vida dá e tira, na mesma 
proporção!
Vamos juntos seguindo
e vivendo, se possível
aprendendo,
sentindo, amando e 
com leveza
para não perder o chão!


Ivone



03/11/2018

Preguiça!

Desperto todo dia 
com a intenção de diminuir minha ignorância.
Para tanto não posso ter preguiça, 
pois a dificuldade é real, 
fazer escolhas, tomar decisões, 
refletir com lucidez, 
tantas coisas foram-me ensinadas, 
sobre a realidade do mundo, 
mas meus sentidos discordam 
minha alma também.
Nada é o que deveria ser, 
sonhos são reais, não podem ser 
jogados fora, vivo entre o céu e a terra, 
não é vida que se possa dizer,
estar sempre em férias!
Adoro férias, a volta delas me dão 
a impressão real de que nada sei
tudo o que ainda não senti, 
tudo o que ainda não vi, 
eis a luta da alma que tudo sente
e nada sabe!
Superando a preguiça,
pois se há inimiga mortal
é ela, preguiça!
 Saia de mim preguiça,
saia!

Ivone



01/11/2018

Vida!

De volta ao meu mundo 
de comunicação,
com mais tranquilidade e paz no coração, 
férias tiradas, muitas coisas aprendidas,
apreciadas!
 A natureza nos ensina, nos mostra,
nos faz refletir!
A mim, que sou bem atenta,
com a mente aberta para 
tudo, o novo, o velho, 
o que há e o que se pode modificar!
O equilíbrio da sabedoria,
que me faz acreditar 
que minha Vida foi feita
para eu apreciar cada momento
cada instante, cada respirar!
Aprendi a sorrir, a rir, 
a chorar, tudo está aí,
para viver e sentir!
O amargo não faz parte
do meu sentir,
adocico tudo,
questão de escolha,
escolhi!
Não estaciono em idealizações, 
que não passam de quimeras!
Que venha então o Verão,
estamos na Primavera!

Ivone

P.S. Meus amigos, estou de volta, umas férias que me deram ainda mais, a fé na Vida, no viver, no querer sempre saber, pois idade é apenas cronológica, quando se tem saúde se pode tudo.
Embora com menos pique e isso é natural, mas viver, ah, percebi que não tenho medo de morrer, 
pois quando isso acontecer, aos meus deixo um aviso, não chorem muito, pois vivi!
Abraços apertados à todos os que aqui me dão o prazer da visita, irei aos poucos visitando todos, reintegrando a amizade virtual que pra mim, ah, é real, me mantém feliz e viva!
Obrigada!

30/09/2018

Férias!

Outubro chegou, 
mês que me dá a oportunidade 
de sentir a Vida em todas as 
suas nuances.
Pois sempre nesse mês 
é que me organizo para tirar 
as férias merecidas 
do decorrer do ano,
ao Norte irei, pela sexta vez!
Manaus ficou sendo pra mim 
a segunda casa, 
o segundo lugar para me contatar
com a riqueza da natureza,
as belas águas negras,
do famoso Rio Negro que
nessa época do ano estão baixas
e propiciam passeios incríveis,
pelas aldeias indígenas!
O calor descomunal, só lá 
que nos parece que a a Terra
nem se mexe!
A beleza do lugar
que pra mim é sem igual!
Ar puro, coisa rara, 
minha Sampa é Bela, 
mas é selva de pedra!
Quero sentir a chuva morna,
sentir as belezas 
que somente na natureza é que há!
Portanto irei dar uma 
pequena trégua,
em um mês estarei de volta,
visitarei e comentarei 
em todos os blogues
dos meus amigos
de longa data,
antecipadamente,
muito obrigada!

Ivone.

27/09/2018

Vibração da Vida!

Treinar meus sentidos, 
os físicos e os sutis,
ir além, muito além de mim!
Na intimidade dos meus pensamentos
não há como fugir da sensação 
de que sou a presença mais importante do mundo!
Essa ideação me alimenta da faísca da vida
que está em meu coração, 
em minha respiração, 
em todo o meu ser!
O Divino que é fonte de onde emana
toda a diversidade que compõem 
o infinito e infinitesimal Universo!
Reconhecendo o meu legítimo direito 
estou tendo também a capacidade 
de reconhecer o seu direito também!
Estar comigo, em mim,
estar aqui, isso me faz forte e feliz,
fazendo a minha fortaleza 
chegar até aos que nem sequer 
conheço, mas sinto que somos 
todos um e um em todos!
A Vida vibra, 
a Vida quer viver,
A Vida quer ser, 
então eu sou, 
tu és, 
ele é...

Ivone



21/09/2018

Feliz Primavera!

Primavera, 
sempre tão bela!
Estação florida que enche 
de alegria as nossas vidas!
O verde das matas,
as folhas das plantas,
as flores que já estão
em lindos botões,
chegando devagarinho!
Aqui que ouço o cantar do sabiá!
Ele tem um dom, 
a natureza da percepção!
Canta tão alto em plena madrugada,
sem se importar a quem vai incomodar!
Amo a natureza, só ela me dá 
a certeza de que vale a pena 
viver e sonhar!
Primavera, venha mais uma vez
enriquecer meus olhos e os seus,
os nossos, nossas almas
estão em plena mutação,
bendita seja 
esta bela estação!
Feliz Primavera
meus irmãos!

Ivone



17/09/2018

Mitologia que me seduz!

Mitos ou conjunto de mitos,
mitologia comparada,
culturas diversificadas,
ou histórias falsas,
mas sem julgamentos 
quanto a verdade ou falsidade,
folclore é que se dá o nome,
das quase sagradas histórias!
Quaisquer histórias tradicionais,
sim, tradições e lendas
que podem nos dar referências
de como foi criado esse Universo,
força sobrenatural ou divindade?!
Mitologia Grega é a mais usada,
Grécia Antiga, onde foi criada.
Fenômenos naturais 
nem sempre são entendidos,
daí criaram os mitos!
Fascinam-me tanto quanto a ti,
que me lê e gosta de sentir
a magia do existir!
Amo escrever por aqui,
agradeço de coração 
todos os que me dão
o prazer de poder
compartilhar o pouco que sei!
Sentir a Vida 
é o 
que me faz viver 
com prazer!

Ivone