A Vida é justa,
ela nos dá aquilo que nos damos,
sem a frase da colheita,
pois se essa fosse verdadeira,
se isso fosse mesmo o que nos movesse
de verdade, não faríamos
nada que fosse errado.
Até vemos coisas ao contrário!
Vida segue, cada qual
se vira nela como pode,
como sabem, como sentem.
Uns rezam, outros blasfemam,
outros dizem que não entendem,
outros até entendem, mas não dizem,
o medo faz parte,
a fé também, crer ou não crer,
eis a questão,
mas todos julgam, meus irmãos!
Todos julgam, nem todos têm razão!
Viver é uma proeza,
sentir é um dom!
Todo sentimento é verdadeiro,
seja de amor, de ódio,
de repulsa,
mas cada qual tem de poder
saber se resolver!
Ivone.
Boa tarde, querida amiga Ivone!
ResponderExcluirQue verdades bonitas encontro aqui em seu poema!
Temos um pouco de alguns versos.
Você posta com lucidez como em prosa.
Gosto de vir aqui.
Felicidades e bênçãos para você!
Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
😘😘😘
Tantas verdades! Realmente todos temos sentimentos variados,mas importante é, saber com cada um deles arcar e controlar! bjs,tudo de bom,chica
ResponderExcluirFantástico! Amei de verdade. Obrigada!
ResponderExcluirBeijos e uma boa noite
Olá, querida Ivone!
ResponderExcluirEu estou inteiramente de acordo com teu poema. A vida é justa, nós é k não somos justos ou a maior parte da gente.
Verdade k cada um faz o k mto bem lhe dá na telha, não olha a terceiros para obter seus fins, uns são falsos, outros menos falsos e alguns, poucos, cheios de boas intenções.
Tudo está pensado ou pormenor e o Universo sabe disso e não falha.
Teus poemas, sempre mto realistas.
Beijos e um mega abraço.
Como sempre; Excelente aprendizagem...
ResponderExcluir;))
Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira
Nem sempre a vida é fácil, mas só temos uma e devemos vivê-la o melhor possível, com dignidade, com alegria, com amor e com respeito por todos e tudo o que nos rodeia.
ResponderExcluirIvone, muito obrigado por comemorar comigo o nascimento do meu netinho Lourenço.
Bom fim de semana
Beijinhos
Maria
Divagar Sobre Tudo um Pouco
Ficou tão perfeito que nem sei direito como comentar. A ideia é ver um dia após o outro, não brigar com o tempo, mas caminhar com ele. Sobre a colheita, nem sempre ela será perfeita. Um lavrador não deixa de tratar a terra no ano que vem só porque a colheita atual não vingou. O importante é semear o bem sempre, vão aparecer algumas ervas dannhas, mas a gente vai arrancando... dentro do possível. Saudades. Abração, amiga irmã.
ResponderExcluirBoa noite, amiga Ivone, pena que nem todos conheçam seus limites, que nem todos saibam que não podem conduzir a vida de outras pessoas e que a ajuda, às vezes, pode ser mais danosa do que benéfica. Isso pode acontecer mesmo com os casais, e, como diz o psicanalista Erick Fromm em um dos seus livros, em outras palavras, o casal ideal não é aquele que fica olhando um para o outro, mas o casal que segue junto olhando na mesma direção.
ResponderExcluirUma boa semana com muita paz.
Beijo
Pedro
Olá amiga Ivone, ando meio atarefada, assumi um compromisso de arte, e resolvi postar no blog de 15 em 15 dias, mas estarei presente para comentar e ver os blogs das amigas.
ResponderExcluirÉ isso mesmo Ivone, pagamos ou recebemos por nossas próprias decisões, para isso existe o livre arbítrio. Quanto à respeitar as pessoas deve ser uma atitude mutua e por questões de educação e caráter, nenhum nem outro se vê muito hoje em dia, sinal dos tempos!
Amei, beijinhos Léah
Querida Ivone, quantas verdades nessa poesia menina !
ResponderExcluirÈ a famosa colheita da vida, ou então como preza o budismo de Nitchiren Daishonin: a lei de causa e efeito. Tudo volta pra nós, na mesma intensidade que enviamos ao universo. Divino, parabéns! Mil abraços,
Dan
http://gagopoetico.blogspot.com/2019/02/o-liquido-excesso-do-tempo.html
Ivone,
ResponderExcluirAmo suas verdades em poesia.
Bjins e Abraço
Bjins
CatiahoAlc.
Belo poema com conteúdo robusto - são verdades que muitos não gostam de encará-las! Parabéns! Grande abraço. Laerte.
ResponderExcluirPoetisa, Ivone !
ResponderExcluirQue linda interpretação da vida, em forma poética !
Parabéns pela clareza da ótica filosófica.
Um ótimo final de semana, Amiga.
Sinval.
super me identifiquei, teu poema tem ritmo, parece música, aborda um tipo de comportamento que de minha parte acho muito ruim, o julgamento. Não gosto, acho que cada um vive sua vida e deixa os outros viverem, não é mesmo? bjs amada
ResponderExcluirhttps://coisas-da-je.blogspot.com/
Obrigada Jeanne, pelo carinho da visita e comentário, que bom que sentistes que realmente o julgamento é muito ruim, pena que dificilmente vemos pessoas que não fazem isso, julgar, também não gosto, cada qual vive sua vida, tem esse direito, só não pode viver julgando, mesmo porque todos nós erramos, faz parte da vida!
ExcluirAbraços apertados!
E o grande dilema se dá exatamente em saber se resolver.
ResponderExcluirQuantas pessoas precisam do amparo de outras para seguir a caminhada e superar os desafios. Uma magnífica reflexão nos oportuniza o teu belo poema amiga Ivone
Beijinhos e um terno abraço
Resolver, eis um questão difícil! beijos amiga
ResponderExcluirTem toda razão minha amiga! Aliás, você é uma mulher muito sábia! Tudo que já li de seus escritos são sempre muito justos e inteligentes.
ResponderExcluirObrigado por compartilhar sempre as suas idéias.
Um beijão!
Se existe algo que penso mais é na vida, querida amiga. Porém a vida quanto mais simples (não falo em pobreza), mas fácil se torna de levá-la. Os grandes rolos aparecem quando as pessoas não pensam que um dia partem, sem nada levar e muitos vezes com muita vergonha do que fizeram. vida é curta, se comparamos com uns animais, fomos injustamente criados. Lembra quando tempo vive uma tartaruga? Pois então, o que quero da vida de tão nobre, de tão rica para poucos anos deixarmos tudo por aí? Veja nossos políticos o que fazem... Vale a pena?
ResponderExcluirBeijo, querida amiga, um bom fim de semana!
Perfeito, cara e sábia amiga Ivone; sim, precisamos nos resolver, aliás, estamos aqui para isso: para resolver situações que não foram resolvidas no passado. Um abração daqui d sul. Tenhas, sei que terás, um lindo fim de semana.
ResponderExcluirPois é, Ivone, mas a natureza simplesmente é. Não sei se é justa ou não é justa, e nem sei se o comentário seria esse, é que a natureza se impõe e isso traz um certo receio. Um abraço, Yayá.
ResponderExcluirIvone viver não será bem proeza. Saber viver talvez sim. No entanto é simplicidade o que mais convém, a uma mais agradável convivência. Há deixar sempre o nosso ego apenas na escuta.
ResponderExcluirBeijos