30/03/2019

Respeitar.

O estresse toma conta,
o medo de que nada possa dar certo,
mesmo assim siga o roteiro de seus planos.
Dê o seu melhor, seja você mesmo/a,
que com maior chance os obstáculos desaparecerão!
Respeitar todas as pessoas, não és obrigado/a
a gostar de todo mundo, nosso reino é um só, 
constituído de grupos diferentes entre si,
seria impossível não haver conflitos, 
discordâncias!
Não nos é dado a legitimidade 
de buscarmos a destruição uns dos outros.
Isso já foi em passado remoto, os primitivos,
mas agora estamos em patamar 
de entendimento, sem buscar soluções simplistas,
portanto, não precisamos gostar 
de todo mundo, tampouco 
exigir que gostem de ti, de mim de nós!
Só precisamos, isso sim, 
de cultivar o respeito, 
somente respeitar!
Mudemos a nós mesmos 
e mudaremos o mundo!

Ivone.



13 comentários:

  1. Que lindas tuas palavras... Ainda que nem sempre concordemos com o que vemos, respeito vale sempre, mesmo mostrando nossa indignação, o que pode ser feito com educação sempre! Lindo fds! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde de serenidade, querida amiga Ivone!
    Per-fei-to!
    Primo por isso e tenho batido muito nesta tecla.
    Que importa tanta coisa que sumirão conosco no pó que somos.
    Tão bom passar aqui e ler uma verdade incontestável.
    Tão bom gastar energia com coisas boas, o mundo é para todos e há gosto para diversificar e optar.
    Amei a postagem, amiga.
    Tenha uma nova semana feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🌺🌹🌷😘

    ResponderExcluir
  3. O respeito é a base de todo relacionamento e que traz na bagagem a tendência de fluir e crescer em dignidade e serenidade. Fabuloso poema, Ivone
    Beijinhos e bom domingo

    ResponderExcluir
  4. Sempre com textos maravilhosos!

    Sigam o meu novo blogue :- Imagens que dispensam palavras
    ( https://imagensquedispensampalavras.blogspot.com/ )

    Coisas de uma Vida

    Beijo. Bom Domingo

    ResponderExcluir
  5. Compartilhar é aprender mais!Eu aprendo com voce!Parabens!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, Ivone. De fato, o respeito é fundamental. Sinto que quando o perdemos, como dizia a minha mãe, perdemos tudo.
    Existem pessoas que me fizeram muito mal, não tem como eu gostar delas, umas eu não consigo ter raiva mesmo tendo padecido com as ofensas, mas no meu coração o amor fala mais alto, mas como não sou hipócrita e nem gosto de passar uma imagem de mim que não seja real, confesso que não quero ver nem pintada de ouro certa pessoa.
    Gostei muito da sua reflexão analítica.
    Tudo de bom.
    Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ivone,
    Você escreve com muita sabedoria, isso é um dom maravilhoso
    Tomo remédios fortíssimos e caros, ele me deixam alienada, em casa se vou ao quarto pegar algo, esqueço, tenho que voltar.
    Mas ainda bem que posso tomar o remédio, mas a noite é longa e ao amanhecer já estou pirada de dor.
    Não posso tomar remédios com cápsula se pudesse pegaria no posto.
    Obrigada pela força
    Não se preocupa, pois nada temo, sei que Ele está ao meu lado.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. Nada funciona se não houver respeito. Ontem tive uma comprovação disto, tenho um vizinho que não respeita os limites territoriais das pessoas, e simplesmente acha que pode entrar no quintal alheio, sem permissão! Não entendo o que se passa na cabeça dele. Só fico pensando até onde ele vai viver, pois há pessoas com tolerância zero.
    Parabéns Ivone pela partilha, 'valeu'.
    Fique bem, beijinhos, Léah

    ResponderExcluir
  9. Oi, querida Ivone!

    Tudo bem? Aqui, tudo sereno e em paz.

    Não tinha passado por esse teu blogue por falta de tempo, mas sabes que costumo sempre comentar teus posts daqui.

    Adorei teu poema (é poema?) ou talvez prosa poética, conversa com a gente, sei lá -rs e eu sou dessas pessoas, que tenho empatia por "a" e antipatia por "b", respeitando sempre a pessoa, como ser humano que é.

    Gosto de agradar, como todo o mundo, mas olha que não sou nada de bajular, nem dar "palmadinhas nas costas". Sou o que sou e ponto.

    Gostei mto da tua abertura de espírito.

    Beijos e bom mês de abril

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga Céu, que bom que viestes me visitar aqui e deixar seu comentário, isso vira uma boa conversa.

      Aqui é prosa/poema/ conversa com as pessoas que me dão o prazer de me ler!
      Não sigo métrica, escrevo rapidamente quase tudo o que me vem em mente, por isso o nome do blogue é "Poemas Sem Peias", rsrs!

      Adoro Mitologia, tanto que já saturei as pessoas, de poemas mitológicos, mas já estou com saudade de escrever sobre o tema e logo verei o que falta para de novo me inspirar!

      Assim vamos indo, eu sei como você é e amo pessoas assim, que dizem o que pensam, pois eu também não bajulo ninguém.

      Mesmo porque, sempre podemos dizer tudo sem magoar, sem ofender, para tanto só basta respeitar né mesmo?

      Obrigada sempre pelo carinho por aqui!

      Abraços apertados com beijinhos!

      Excluir
  10. Belo poema! Pobre de ti se pensas ser vencido!... Tem-se que ter autoestima e confiança em si mesmo. 'A mente é tudo e tu te tornas aquilo que pensas", dizia um pensador americano. Grande abraço. Laerte.

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivone,
    A gente nasce, vive e morre
    Já estou no último estágio, não aguento as dores, imagina que hoje bati a cabeça na geladeira, há exatamente 1 hora estava sozinha, tinha acabado de jantar, imagine o que aconteceu....tomei boldo e estou melhor.
    Obrigada pela preocupação! Deus lhe proteja sempre.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato