21/06/2022

Cosmos!

Um passeio pelo sistema solar, 
nosso sistema que nos faz pensar!
Apreciando as órbitas elegantes
de uma dimensão gigante!
Sentir em silêncio a grandeza 
da luz em uma eternidade que é
maior do que tudo o que se possa imaginar!
Sair depois disso, em uma tranquilidade,
nem que seja por um momento!
Tudo é lindo, maior do que as angústias
do medo, da dor e do sofrimento!
A humanidade está sofrendo, 
nada é só de um, mas de todos,
mas podemos sim, acreditar 
que o humor pode nos ajudar,
nada de depressão, 
seguir nos dando as mãos, 
pois a angústia pode acumular, 
com o tempo não mais passar!
Então, não deixaremos 
o mostro do medo,
do desconsolo, 
do desespero,
avançar!
Seja em quaisquer direções,
a luz da eternidade cósmica,
nos ilumine e nos dê,
fé, coragem e 
esperança para vencer!

Ivone.

15/06/2022

Agradecer!

Minha alma ainda não mensurou devidamente 
a dinâmica que vem aí na frente,
mas digo sempre, a Vida provê, 
creio nisso, sendo assim, aqui com fé no porvir,
mesmo sabendo que tudo muda 
e deve mudar pela lei do Universo!
Aqui me movimento e experimento
com criatividade sem dar nada como garantido.
A Vida dá e a Vida tira se for preciso,
não podemos nos acomodar,
tampouco ignorar 
que tudo o que impeça do Universo funcionar
como ele realmente é, 
um colossal corpo cósmico!
A alma que me anima, 
que me diz o que fazer para ser feliz,
é a mesma alma que sente 
a vida como algo primordial
que sempre me dará o sinal,
através da consciência
de que aqui estou
para ser agradecida!
Agradecer é a sensação
de que nada falta,
tudo está na mão!

Ivone.

07/06/2022

Dia dos Namorados!

 

 Eros, o garotinho alado da mitologia grega,
representa com beleza
a data que é dedicada 
ao amor dos enamorados!
Lourinho, com aparência inocente
que jamais cresceu, assim a eterna juventude
do amor, o amor profundo
que ao ser atingido com uma flecha
o coração
de seus alvos, os  enamorados,
os apaixonados,
assim nasce o amor!
Eros, filho de Afrodite,
eis quem é esse menino,
que com propriedade
representa
a beleza do amor!
O deus do amor,
Feliz Dia Dos Namorados!

Ivone.

25/05/2022

Vibração da Vida


Treinar meus sentidos, 
os físicos e os sutis,
ir além, muito além de mim!
Na intimidade dos meus pensamentos
não há como fugir da sensação 
de que sou a presença mais importante do mundo!
Essa ideação me alimenta da faísca da vida
que está em meu coração, 
em minha respiração, 
em todo o meu ser!
O Divino que é fonte de onde emana
toda a diversidade que compõem 
o infinito e infinitesimal Universo!
Reconhecendo o meu legítimo direito 
estou tendo também a capacidade 
de reconhecer o seu direito também!
Estar comigo, em mim,
estar aqui, isso me faz forte e feliz,
fazendo a minha fortaleza 
chegar até aos que nem sequer 
conheço, mas sinto que somos 
todos um e um em todos!
A Vida vibra, 
a Vida quer viver,
A Vida quer ser, 
então eu sou, 
tu és, 
ele é...

Ivone

04/05/2022

Mudanças eternas!


O ardor de viver está
relacionado com corpo, intelecto e emoção.
Isso num todo vibrante e harmonioso
consegue me fazer enxergar a realidade, a verdade.
Mesmo que me perguntem, qual verdade?
Direi sem pestanejar que é a que consigo
entender e me fazer valer 
dos motivos que me fazem viver!
Essa minha verdade não está relacionada 
ao suplício do tempo,
ah, não está, sentir e perceber é o meu dever 
para melhor desempenhar 
as tarefas sem me sentir exausta,
viver é isso, isso mesmo!
As mudanças enunciadas
desde o início dos tempos 
não mostram finais, estiveram e
estão sempre aí, a cada coisa que não 
se entende, a cada catástrofe,
a cada trovoada, dizem ser mudanças
dos "finais dos tempos"
mas mudanças sempre existem
existiram e existirão, 
Acho que viver e estar aqui nesse mundão,
mesmo repleto de coisas que não preciso entender,
me fazem crer que, a cada dia sempre será
ao seu dia, mudanças eternas!
Sim, são mudanças que se eternizarão!
Só preciso de adaptação!
Ivone.

01/05/2022

 

POEMA DE OUTONO

Sol brilhante cor de ouro em contraste
com o céu azul da cor do anil!
Em noites bem escuras com pontos cintilantes
são estrelas em sua máxima beleza!
Ventos frios a soprar em nosso rosto
dando a sensação de que a vida passa num relâmpago!
Mal acabou o verão e ainda sinto em mim
a brisa morna deste calor que se fora...
Logo o inverno chegará aqui no nosso hemisfério!

Mistério não seria se soubéssemos
Como funcionam as leis deste lindo
Planeta! Planeta Terra! Planeta azul!
Planeta perfeito com as Forças máximas
da natureza! Fogo e água!
Fogo em seu centro!
Água em seu “casco” superficial!
Que são duas Forças potentes sem
que possamos saber como conter!

Perguntemos sem cessar para não nos acomodar
porque tudo o que começa com certeza terminará!
Será como? Ninguém pode imaginar!
Estamos muito ocupados em nos manter
em estado letárgico! É assim que anda a maioria,
pois nem sequer percebe que a vida é o que mais tem valia
E o que fazer para que tudo não caia em revelia?
Letárgico? Perguntam-me e respondo que sim!
Para não dizer “drogado” por medo de viver!

Ivone

22/04/2022

Dia Internacional da Terra!

Promover a proteção do meio ambiente, dos animais, 
dos ecossistemas, mesmo que seja um pequeno gesto, 
tudo é válido e nem precisa tanto esforço,
um pouquinho de conscientização, para tanto há que se ter
educação! Como é importante a Educação!
Nada pode nos garantir que o mundo renascerá 
das cinzas, tampouco se sairemos disso tudo em pouco tempo?!
Construir algo diferente, maior e melhor 
seria o sonho de cada alma vivente, mas não é o que se vê!
A história nos mostra que nos transformamos naquilo  que destruímos, 
triste e decepcionante que se repete ao longo dos séculos  
em revoluções políticas, sociais e religiosas!
Destruidores transformados em destruídos e seguindo
com mais destruidores, eis o porvir se não se modifica o que está aí!
Focar nossa força em algo maior e melhor, pois já estamos vendo que,
do jeito que está não pode continuar!
Cada qual que cai e se levanta percebe a  diferença entre estar aqui,
e/ou viver aqui nesse Planeta Azul, rico, repleto de luz!
Vamos olhar o valor de estar presente aqui na Terra,
hoje se comemora o Dia da Terra!
Que se escolhe, construir ou destruir!
Respire, se podes, respire e pense, 
eu penso e faço minha parte, 
minha alma é leve!

Ivone

14/04/2022

Semana Santa, Páscoa, tempo de reflexão!

Viver, seria simplesmente sentir a Vida e perceber que, nem tudo o que acontece no mundo é para ser entendido, pois o que mais vemos são coisas sem sentido!
Apesar de tudo e de todos sinto que minha Vida tem de seguir, acordar com alegria me faz bem , não mudarei o mundo, então, mudo sempre a mim!
O mundo é maravilhoso, a natureza é esplendorosa, assim como seria bom, como que por magia, acabasse todas as dores, todas as guerras, enfim...
Apesar de tudo estamos relembrando as dores de Jesus, o melhor é poder perceber que Ele ensinou o amor, deixou legado e por fim ressuscitou, nos dando a fé de que há vida no mundo espiritual, Ele é Espírito, sendo assim creio nisso!
Feliz Renascimento, Feliz Páscoa com a mais forte energia de que a Vida é eterna e sem magia!
Feliz Páscoa para todos com os meus abraços apertados!

Ivone.







13/04/2022

Feliz Páscoa!

 Renascimento, eis o aconchego da crença,
isso acalma o coração!
Eis que Ele veio, sabia o que passaria, 
se doou, numa Cruz foi pregado, morte triste 
Jesus, por mim peço perdão, 
pois na religião se diz que foi pelo meu pecado!
Meu, seu, nosso, somos todos culpados!
Estou em um momento só de agradecimento, 
hoje existe, amanhã está por vir e se virá, 
quem pode garantir!?
Quando a morte chega nem pede licença!
Vamos sonhar, amar, sorrir, ser alegre,
alegria é diferente de esperança,
é contentamento aqui, nesse momento
em estado de agradecimento!
Obrigada Jesus, 
sua ascensão me diz 
que a Vida não tem fim!
Páscoa da Ressurreição, 
que todos possam sentir
o verdadeiro sentido 
de existir!

Ivone





30/03/2022

Criatividade!

 A Vida não precisa ser repetitiva,
mesmo que se tenha de fazer todos os dias as mesmas coisas, 
o automatismo é causador do desânimo,
hábitos e costumes constrói a existência humana,
mas não nutre a alma, tampouco fortalece a estrutura física!
Impulso criativo, estamos em um momento para se fazer isso,
a satisfação é o resultado desse atrevimento, 
pois criatividade sem realização é frustrante,
errar faz parte, recomeçar é coragem!
Fazer algo, nem que seja um caminho diferente
para se chegar ao mesmo lugar de sempre.
Qualquer tipo de inovação colocará 
a alma e o corpo em estado criativo e despertará 
a vontade de se animar, 
assim é a vida, adaptações às mudanças
pois há e haverá ainda muitas mudanças 
para se adaptar!
É assim que a criatividade opera no mundo,
mudar, seguir em frente, com coragem 
minha gente!

Ivone











26/03/2022

Viver!

Na solidão da estrada, 



Com lindas matas e flores,
o Sol, Astro Rei brilhante, até me dá a ilusão
de que a Vida vai voltar ao estado normal, 
mesmo com todas as intempéries: das chuvas, dos ventos, 
das atrocidades das guerras, isso não é nada bom,
mas o mundo sempre foi assim, 
inseguranças sem fim!


O mar consegue me acalmar,
nele sinto as forças da natureza, 
cada quinze dias posso dizer que,
preciso me sentir pertinho dessa beleza!
Revigorante e salutar, agora tudo vai melhorar,
de novo sinto que não é preciso muito mais, 
somente estar por perto dessa grandiosidade 
para perceber que viver vale a pena!


O Sol, Astro Rei brilhante e quente!
Nesse lindo nascer me dá a disposição 
de acordar bem cedinho para o saudar!

Viva a Vida, a Vida é somente o que preciso!
Feliz, sempre feliz e agradecida!

Abraços bem apertados, sempre!

Ivone

 

14/03/2022

Dama da Noite!

 
Eis que ao chegar do meu descansar,
minhas idas e vindas, 
em buscar do meu estar no mundo, 
encontro as belas flores 
brancas brilhantes e perfumadas, 
elas têm vida curta, 
algumas horas noturnas,
quem as vê sabe e sente,
que se assemelham com a vida da gente!
As mudas, a tenho já faz mais de trinta anos, 
eram de minha mãe, jamais deixei que pereçam, 
todos os meses de março, as flores 
se abrem com seus olores 
dando a sensação de que, a natureza
sempre tem razão!
Viva a Vida, viva a natureza,
viva tudo o que há, 
pois nada está fora de lugar!
Dama da Noite, 
minhas lindas flores 
que me dão a certeza
de tudo vale a pena!
De volta de umas férias, 
abraços
apertados 
à todos!

Ivone.


30/01/2022

Mitologia que me seduz!


Mitos ou conjunto de mitos,
mitologia comparada,
culturas diversificadas,
ou histórias falsas,
mas sem julgamentos 
quanto a verdade ou falsidade,
folclore é que se dá o nome,
das quase sagradas histórias!
Quaisquer histórias tradicionais,
sim, tradições e lendas
que podem nos dar referências
de como foi criado esse Universo,
força sobrenatural ou divindade?!
Mitologia Grega é a mais usada,
Grécia Antiga, onde foi criada.
Fenômenos naturais 
nem sempre são entendidos,
daí criaram os mitos!
Fascinam-me tanto quanto a ti,
que me lê e gosta de sentir
a magia do existir!
Amo escrever por aqui,
agradeço de coração 
todos os que me dão
o prazer de poder
compartilhar o pouco que sei!
Sentir a Vida 
é o 
que me faz viver 
com prazer!

Ivone

28/01/2022

Relacionamentos!

É na dinâmica dos meus relacionamentos
que faço o meu auto conhecimento.
São provas concretas de como me exponho ou escondo
meus desejos e vontades.
A vida é uma barganha com exigências e concessões,
tanto objetivas quanto subjetivas e isso faz parte de todas as vidas!
Aí percebo o quanto minha alma é honesta ou desonesta,
pois penso que, se eu não puder ser eu mesma,
outra pessoa não quero ser.
Não querendo ser outra pessoa, aprendo também 
que as outras pessoas tampouco terão de ser o que não são 
para agradar meu coração!
Aprendi que, na dinâmica dos relacionamentos 
nada é construído do meu jeito, sendo assim
aqui estou refletindo o quanto de bom 
que é importante aproveitar o tempo,
aprender vivendo, percebendo
que sem essa dinâmica, a vida 
não tem proveito!

Ivone







25/01/2022

Parabéns São Paulo!


Quatrocentos e sessenta e oito anos!
Essa jovem senhora está cada vez mais linda!
Cidade da minha Vida!
Minha  São Paulo querida!
Aqui nasci, cresci, estudei, trabalhei,
me casei, tive meu casal de filhos,
que tiveram seus filhos, meus netos, 
um casal de cada, total de quatro!
Quatrocentona!
São Paulo, Capital!
Principal centro financeiro da América Latina!
A mais populosa do Brasil!
Orgulho-me de ser paulista paulistana,
bem aqui, da Capital, 
onde tudo acontece, tudo tem, 
tudo se engrandece!
Quando saio em férias para conhecer outras cidades,
volto sempre feliz
por ser sua filha, Cidade querida!
Parabéns São Paulo!

Ivone

19/01/2022

Obrigada Vida!

 No oceano da humanidade,
não sou uma ilha isolada,
a individualidade está em comunhão 
com o reino animal racional e irracional com a beleza vegetal, 
que faz parte 
de outros reinos da natureza!
Que beleza, aqui na Terra, belo Planeta Azul, 
bela geometria, entre céus, terra e mar, estamos todos 
em comunhão com o também sistema solar!
Ampliando os conjuntos existenciais,
aproveitando a Vida da minha vida, 
sem resistir a viver em conexão!
Pensamentos, emoções, reflexões, estar aqui, 
procurando ser mais que mim mesma estando contigo, 
com as vidas das vidas de todos!
Sou a Terra e as  estrelas, o Céu e os oceanos,
A Vida que me anima, em que me movimento,
estar em estado de graça e agradecimentos!
Obrigada Vida!

Ivone



 






09/01/2022

Voltando de uns dias de relaxamento, aos poucos tudo nos parece normal!

Meu marido, meu lindo!



Eu, sorrindo para a Vida!

"Meu mar" fazia tempo que não o via assim, com muitas alegrias de pessoas e famílias!




 Espero poder desfrutar muito mais desse mar, tomara que assim seja! Para todos, para todos!

Ivone.

26/12/2021

Ação!

Eis que chega o tempo de agir,
planejando ou não, começo de Ano requer ação!
É na ação que se consegue a grande proeza da Vida,
o momento presente se faz presente e quando digo
que a Vida, essa dádiva Divina, a palavra se deve escrever com "V",
maiúsculo, repito sempre e essa energia se cristaliza, 
se forma, se faz e se concretiza!
Só na ação que se define os pensamentos, pois esses,
nos parece sempre possível quando na mente se instala e até se sente!
Não há lei no mundo dos pensamentos, 
esses se misturam com imagens de sublime glória 
com as mais infernais provocações, 
daí a decisão de seguir o lado que se escolhe, 
a liberdade é real, a mente é real, fazer passar 
a grandeza do pensar pelo ínfimo buraco de uma agulha!
Parece um desafio sem fim, um castigo, 
porque se realiza menos do que se pensa, 
mas é assim que as coisas são, 
a realidade concreta comporta 
pouco do muito que se pensa, 
do muito que se deseja, 
do muito que se quer, 
do muito que se 
deixa de 
realizar!
 
Ivone

 







08/12/2021

Natal!


A Vida é vivida em ciclos,
como podemos observar 
muitos deles são parecidos,
tanto os vegetais quando os animais!
Entre os animais há os racionais e os irracionais,
o homem diferencia dos demais,
mas esse por ser o dono do próprio destino,
é o  que vive em paz ou em guerra,
eis a natureza do ser pensante!
A Vida, (a minha com "V" 
que não canso de dizer),
nos leva cada qual em uma direção,
alguns andam na contramão,
mas por escolha e não por imposição!
A Natureza é a única 
que responde o mistério da criação!
Os animais "irracionais", 
já estão dando pistas de suas
inteligências não corrompidas!
Ciência, eis tudo!
Todos nascem, crescem,
envelhecem e morrem.
Somente nisso somos todos parecidos!
Estamos em uma época 
de reflexão, Natal do Menino Jesus!
Quem sabe um dia,
veremos a paz que Ele veio nos 
ensinar?
Amar, eis o verbo 
que se precisa conjugar!
Feliz Natal 
pra todos!

Ivone.

P.S. Queridos amigos, estou me despedindo deste ano por aqui, espero que no Ano Novo tudo esteja melhor e as pessoas mais esperançosas em seus empreendimentos!
Desejo que tenhamos felizes festas natalinas e de fim de ano com as famílias reunidas, com novas esperanças, com muitos cuidados ainda, mas seguiremos, com fé na vida!
Feliz Natal pra todos, Feliz Ano Novo também!
Abraços apertados e muito obrigada, muito obrigada e muito obrigada à todos!

30/11/2021

Teatro Grego.

O Teatro é influência 
da cultura greco-romana!
Aqui em São Paulo temos um rico teatro,
o Teatro Municipal, lindamente esculturado
e embasado na cultura grega.
Os antigos barões do café o financiaram.
Quando entro nesse Teatro me vejo 
diante de um paraíso rico e lindo!
Os gregos desenvolveram com empenho
que até hoje é devido a eles as encenações
com diferença que, na Grécia Antiga, 
devido ao deus Dionísio (deus das festas e do vinho),
a tragédia era levada 
ao extremo de os atores morrerem literalmente.
Ésquilo e Sófocles eram os maiores dramaturgos.
As comédias, fortes sátiras
aos aspectos sociais e políticos da sociedade
ateniense e os teatros foram construídos ao ar livre,
montanhas e colinas de pedras
como arquibancadas e a acústica perfeita!
Lendas e mitos, deuses gregos,
máscaras, tragédias, mímicas, comédias, músicas,
corais!
Cultura rica que até nos dias atuais 
se veem sendo encenadas.
Aqui na minha cidade, 
São Paulo, se vê,
e eu amo pra valer!


Ivone