23/06/2022

Horas!

 As horas são um grupo de deusas
 que presidiam as estações do ano 
na mitologia grega!
Filhas de Zeus e Têmis, personificavam
a ordem do mundo!
São três: Eunomia que representa a Legalidade,
a boa ordem, as leis cívicas.
Irene que representa a Paz 
e Dice que representa a Justiça!
As três Horas também são as porteiras
do Monte Olimpo!
Irene, tem um papel abrangente
sendo da paz, tem também algo mais,
a profecia, era profeta e
ajudava na ordem natural, 
no crescimento da vegetação
na boa colheita!
Descrita como uma bela jovem 
pela arte que a menciona
com todas as pompas!
Amar ler nos faz crer,
eu creio na Vida, 
no mundo, 
na arte, 
na Sabedoria dos deuses,
na Esperança,
que está meio distante 
agora, 
mas vamos acreditar nas Horas!

Ivone

5 comentários:

  1. Poema fascinante que me deliciou o ego, ler.
    .
    Uma quinta-feira feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  2. Mitologia com a arte da poesia é tudo de bom, aprendendo aqui com os versos.

    Minha amiga, sem querer, terminei por apagar invés de publicar seu comentário lá no blog. Me desculpe.

    Tenha um bom fim de semana.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante. Um poema e um aprendizado. Um abraço querida e um bom final de semana

    ResponderExcluir
  4. Nos teus poemas sem peias,
    Hoje com deusas e deuses
    Faz-me pensar que, às vezes,
    Ivone, também semeias
    Paixões a todos alheias
    Como tu sendo uma deusa
    Que deixas uma luz acesa
    Para iluminar os versos
    Entre deuses e diversos
    Agentes da natureza.

    Bela quadrinha. Parabéns lk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo poeta Laerte, obrigada sempre pelo seu carinho por aqui, sempre tens uma palavra de incentivo e me deixa comentários em versos que amo ler, muitos abraços apertados!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato