18/02/2021

Mistérios do existir!

 Corpo e alma!
Eis uma equação existencial 
que nos leva a pensar, refletir e saber porque
se sonha, se deseja sonhar e ter, conquistar, fazer acontecer!
Voamos em pensamentos e imaginações 
sem nem sequer nos prendermos nas limitações de peso, massa
e forças gravitacionais, pois somente assim
sentimos que somos livres para ir e vir!
O corpo, por mais que se esforce, não consegue acompanhar
os movimentos da alma, pois essa é livre, 
livre para criar, querer, sentir e perceber!
A alma existe, tanto é verdade que é por ela 
que há tantas crenças, tantas religiões, tantos sonhos
e tantos desejos, ah, são tantos os desejos que, 
à medida que o tempo passa, temos de escolher
que parte de nossa imaginação expressar!
A sensação de opressão é verdadeira,
e nos acompanha a vida inteira!
A alma é imortal e está presa 
a um corpo mortal!
Mistérios do existir!

Ivone.


12 comentários:

  1. Mistérios que sabemos existir,mas não os desvendamos...Lindo! beijos, chica

    ResponderExcluir

  2. O corpo contém a matéria. A alma contém os segredos do corpo.
    .
    Deixando cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  3. As coisas que aqui "aprendemos" :)) Obrigada
    -
    Pára tudo... Nasceu a Princesa...
    -
    Beijo e excelente noite!

    ResponderExcluir
  4. O corpo, por mais que se esforce, não consegue acompanhar
    os movimentos da alma, pois essa é livre,

    Olá, querida amiga Ivone!
    Amei estes versos recortados por mim.
    Alma livre num corpo prisioneiro da matéria.
    Esteja bem, amiga, proteja-se!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. É isso aí amiga. Já li que quando sonhamos ao dormir, a alma viaja para longas distâncias. Um amigo também já me falou isso, e jurou que faz grandes viagens dormindo, sabe que está na cama, mas sente a alma viajando por lugares incríveis. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Bravíssimo Ivone.
    Como sempre você escreve
    divinamente
    mesmo em tempos tão áridos.
    Bjins de bom fim de semana
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  7. Olá, querida ivone!

    Espero k estejas bem, tal como teus filhos e marido. Eu estou bem, mas em casa em teletrabalho. O importante é ter saúde e não contrair oa Covid-19.

    Estava lendo teu poema e pensando, pensando e até me fez lembrar os textos que o Tonico (António Pereira) escreve.

    Não professo a doutrina espírita, mas aquilo que tu dizes e k Tonico diz faz sentido.

    Eu imagino e só vejo o corpo e qdo morrermos, nada mais há que isso. Ressurreição? Não sei, custo a acreditar. Há passagens na bíblia tão contraditórias. Umas falam de ressurreição, outras o oposto. Me dá tua explicação. Obrigada!

    Beijos e saúde.

    ResponderExcluir
  8. A alma é livre porém o corpo é prisioneiro da matéria!
    Tão lindo, tão verdadeiro!!!!
    Ivone querida viajei na beleza do seu texto
    Beijinhos e um maravilhoso domingo

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida Ivone, com letra maiúscula, com certeza (no meu anterior comentário escrevi teu nome com minúsculas. Sorry)!

    Espero que tu, marido e família se encontrem bem. Eu estou bem, mas cansada do confinamento, como toda a gente.

    Li a resposta que me deixaste aqui acerca da alma, mas agora já aqui não está. Percebi tudo o que escreveste e te agradeço. Decidiste depois retirar por algum motivo, mas não te vejo como pessoa que não mantenha suas convicções.

    Depois, me conta, tá?

    Beijos e abraços. Dias felizes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga Céu, que bom que lestes, amei saber, mas eu achei que a resposta estava longa demais, apaguei e voltaria a responder, mas já que lestes, então está tudo bem!
      As coisas me passam pela mente o tempo inteiro, minhas convicções sempre serão as mesmas, as que sinto, sensitiva eu sou, amo isso em mim, pois me alertam com intuições, as perguntas sem respostas são sempre as mesmas, não há quem possa respondê-las quando se trata de subjetividade!
      Aqui em casa estamos todos bem também, a família toda se comunicando virtualmente, ainda teremos isso por tempo indeterminado, confinamento é de deixar todos estressados, mas ainda tem de ser assim!
      O importante é saber que estás bem, continue se cuidando querida amiga, obrigada sempre pelo carinho por aqui!
      Abraços sempre apertados com beijinhos!

      Excluir
  10. Olá, Ivone. Linda poesia!
    Eu não vejo o corpo como prisão, mas como um meio de expressão...
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana,pois é, enquanto se pode usar o corpo a alma se regozija, também não me sinto presa, pelo contrário, amar a vida é tudo de bom, eis o segredo da liberdade!
      Tao bom saber isso minha amiga, amo saber que se sente livre!
      Obrigads pela visita, abraços bem apertados!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato