09/02/2020

Boa recordação!

Em muitas viagens que fiz por esse País, 
Brasil, meu Brasil, 
com saudade aqui teclo uma das memórias 
que jamais esqueci!
A última fica por conta do Belo Teatro Municipal
do Amazonas, com suas ricas poltronas,
decorações e histórias que ficam somente em mim,
gravei em minha mente
tudo muito tranquilamente!
Os barões da borracha construíram em plena selva,
um teatro comparável aos de Paris e Milão,
isso faz cento e vinte e poucos anos, meus irmãos!
Voltei lá muitas outras vezes, pois uma vez seria pouco,
visitei as tribos dos índios e os rios Negro e Solimões com 
seu belo encontros das águas,
respirando ar puro das matas!
Minha Vida tem significado e de Norte a Sul
vi e senti, como foi e é bom viver aqui, 
Brasil, todos os seus encantos mil, 
foram despertados por eu ter lido um bocado!
Trazer na mente e na alma, 
todas as boas vivências e ainda bem 
que não sou só eu que pensa assim,
muitos estão trabalhando de montão,
para fazer documentários e com isso 
o seu ganha pão,
independentes dos rumos que levarão essa rica Nação!
Um pouquinho de minha divagação,
pois teria de escrever um livro inteiro 
para dizer o que vai em meu coração!

Ivone.



20 comentários:

  1. Há tanto pra dizer e escrever.. Mas, se não der pra fazer, pelo menos estão todas memorias no coração, alegrando o presente,né?

    bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Chica, bem assim, sei bem de suas viagens e dos prazeres que lhe dão, pois viver é mesmo isso, mesmo que se saia dessa terra e se vá conhecer outras tantas, sempre aqui é a raiz, nosso lindo País!
      Amo minha Sampa, adoro voltar toda vez que saio, mas tenho sempre que sentir que o Brasil faz parte de mim, amo meu marido que, com ele já conheci tantos lugares, de Norte a Sul, até ai na sua cidade já fui, quando eu voltar, pois costumo voltar para completar os conhecimentos, te direi e quem sabe, poderemos nos conhecer?!
      Abraços apertados!

      Excluir
  2. Querida amiga Ivone,concordo com você! Gosto muito de sair , mas voltar para casa é sempre maravilhoso!
    Nosso País é fantástico, de norte a sul, como bem relatastes!
    Beijo carinhoso, feliz semana para você e sua família!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida amiga Jossara, pela visita e comentário, que bom que gostas de sair e mais ainda de voltar!
      Abraços apertados!

      Excluir
  3. Por vezes passamos por sítios que nos deixam marcas, pela positiva!
    -
    Quando vens o teu silêncio é notado
    Boa noite, e uma excelente semana. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, querida amiga Cidália, são as boas lembranças que ficam!
      Abraços apertados!

      Excluir
  4. O Brasil é um país encantador e rico, fecundo em motivos para belas e mais belas lembranças. Desencantadores, pobres de espírito e dignos de esquecimento absoluto como merecem as coisas abjetas, esses são os nossos poderosos.

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amo meu País, conhecer sempre novos lugares me dão energias!
      Gosto de recordar e sempre que assisto aos documentários, tal qual "O Brasil Visto de Cima", meu amarido e eu ficamos eufóricos, "olha, fomos ali tiramos fotos...", tudo o mais para nos animar cada vez mais!
      Abraços querido amigo!

      Excluir
  5. Boa noite de domingo, querida amiga Ivone!
    Amo o nosso Brasil também e, como você, já fui de norte ao sul em quase tudo.
    Aqui é lindo e gostaria muito que todos os brasileiros o conhecessem antes de partir para Europa ou outro país ou outro continente. Vale a pena!
    Tenha uma nova semana abençoada e feliz!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida e linda amiga, sei disso, vejo em um dos seus blogues, suas fotos lindas dos lindos lugares que nos mostra!
      Acho que viver é isso, poder sair da nossa zona de conforto e conhecer lugares, eu amo até me aventurar algumas vezes!
      Brasil tem de tudo, os europeus trouxeram de tudo para viverem aqui, então temos de valorizar o que é nosso também!
      Obrigada sempre pelo carinho, tenha também uma linda semana abençoada!
      Abraços bem apertados!

      Excluir
  6. Oi Ivone
    E está esperando o quê para não escrever um livro?
    Capacidade e conteúdo você tem.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida amiga Dorli, livros escritos eu tenho só não os publiquei e nem sei se o farei?!
      Obrigada pelo incentivo e por acreditar em mim, minha amiga de tempo, acho que por amigos assim continuo escrevendo nos blogues!
      Abraços apertados!

      Excluir
  7. Olá, Ivone!
    Viajar e conhecer outras culturas é sempre muito bom, e o Brasil tem centenas de países dentro de um só país. cada lugar é tão diferente do outro em certos aspectos! As lendas, tradições, crenças... somos tão ricos!

    Por que somos tão pobres?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana, sim, nosso País é um continente rico por natureza, mas infelizmente mal governado!
      Só isso já dá a dimensão do porquê que somos tão pobres!
      Abraços querida amiga!

      Excluir
  8. Olá, querida Ivone, brasileira de coração, corpo e alma-rs!

    Um poema, prosa poética, talvez, onde você fala das belezas de seu amado país e das muitas lembranças que dele tem de norte a sul.

    Tudo o k você já viu dele, sabe dele e sente por ele, daria para escrever não um só livro, mas no mínimo 2 ou 3. É tão bonito sermos patriotas!

    Dia 14 desse mês, próxima 6ª feira, meu blog é aniversariante. Posso contar com você por lá? Ok. Mto grata.

    Beijos e um enorme abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Céu, que bom te receber por aqui!
      Sim, irei ao seu blogue comemorar contigo o aniversário!
      Que bom que gostou do poema, amo viajar pelo meu Brasil, nem é patriotismo, mas questão de raízes mesmo, sentir o que há de belo por aqui, têm coisas feias também, mas isso me faz refletir e como sou pisciana bem de acordo com meu signo, não gosto de falar sobre o feio, só do bonito, rsrs rimou!
      Abraços aperados com beijinhos,rsrs!

      Excluir
  9. Ivone,
    É gostoso ler Vc sempre.
    Hoje deixo
    Bjins de bom fim de semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  10. Olá Ivone, o Brasil é lindo, e eu conheço apenas algo do Nordeste, onde fui duas vezes, mais com a finalidade da própria visita presencial, com a finalidade de escrever o o livro BRASIL: O SORRISO DE DEUS, ou seja a história da colonização do Brasil. Nesse sentido, tive que pesquisar muito sobre o teu maravilhoso País. À questão que se me punha: porque os brasileiro, duma maneira geral, gostam tanto de vir à Europa, tendo um Pais encantador. E percebi ai o porquê, será mais pela antiguidade da sua estrutura monumental.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido amigo Daniel, que alegria ter você aqui, sim, você fez um lindo trabalho escrevendo sobre o meu Pais, que é lindo demais!
      A Europa é rica em História, como dizes, antiguidade e estrutura monumental e acredito também que seja pelo valor que se paga, pois com tudo ainda sai mais barato do que viajar "em casa", Brasil é muito caro, meu irmão prefere viajar para a Europa do que por aqui, ele acha que sai mais barato, bem ao contrário do que o tal ministro disse: "que, precisa ficar bem alto o valor do dólar para incentivar os brasileiros a conhecerem o Brasil", enfim...
      Abraços bem apertados querido amigo!

      Excluir
  11. Linda declaração de puro amor, querida Ivone.
    Tem muita razão de se orgulhar das belezas do seu querido Brasil,
    um país vastíssimo e belo.
    Também gosto muito do seu país.
    Abraços transatlânticos.
    ~~~~

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato