30/09/2015

PROMETEU

Prometeu e seu irmão Epimeteu
receberam a missão de criar os homem e os animais.
Epimeteu fez a obra e Prometeu supervisionou,
aos animais deu dons variados de coragem, força, rapidez,
sagacidade, asas a um, garras a outro,uma carapaça protegendo um terceiro, 
assim seguiu até chegar a vez do homem que foi formado do barro.
Como todos os recursos foram gastos com os animais, 
(até os deuses perdiam o controle nos gastos), aí recorreu
ao seu irmão Prometeu para dar um jeito de fazer 
o homem ser superior aos animais.
Prometeu sem saída achou uma alternativa,
roubou o fogo dos deuses do Olimpo e deu-o aos homens,
mas como o fogo era exclusivo dos deuses, 
Prometeu recebeu seu castigo.
Fora ordenado por Zeus para que Hefesto
o acorrentasse no cume do monte Cáucaso
e todos os dias uma águia dilacerava seu fígado 
que se regenerava e isso deveria durar
trinta mil anos.
Acho que é por isso que o fígado é o órgão 
que se regenera com facilidade, servindo assim 
para que todos possam doar e/ou receber transplantes.
Prometeu só se livrou do castigo 
quando Hércules o libertou e em seu lugar
acorrentou o centauro Quiron 
que aceitou sacrificar sua vida
para garantir o uso do fogo 
pelo homem.

Ivone

16 comentários:

  1. Querida Ivone aqui a gente tem uma verdadeira
    aula de tudo que é bom adoro ler porque isso faz parte
    do que eu amo de paixão agradeço o post

    Abraços com carinho!

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivone,

    Adorei a ironia sobre o descontrole dos gastos até pelos deuses-rsrs
    Interessante esta passagem mitológica. Que castigo horroroso recebeu o ardiloso Prometeu , já que imortal.!
    É mesmo graças à esta capacidade de recomposição que um fígado saudável se regenera, propiciando a salvação de muitas vidas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Estou de acordo com a Rita estes textos são verdadeiras aulas.
    Gostei bastante.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  4. O fígado a maior glândula do corpo humano e o segundo maior órgão. Bode expiatório de todos os nossos excessos. rs.
    Adorei!
    beijogrande

    ResponderExcluir
  5. E assim um sacrifício fez dos homens superiores aos outros animais! Muito bom, bom dia

    ResponderExcluir
  6. É verdade,seus textos são verdadeiras aulas.
    Adorei ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Fascinante!!!

    bjokas e um lindo outubro pra vc =)

    ResponderExcluir
  8. Abençoada quinta -feira!!!!!!!!!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Cara amiga Ivone, amante da Mitologia. Eu também gosto bastante do tema.
    Um abração. Tenhas, sei que terás, uma bela tarde.

    ResponderExcluir
  10. Amei a postagem arrasando como sempre com a mitologia
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Ivone,
    Linda aula de mitologia grega.
    Gostei demais
    Beijos no coração
    minicontists

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Ivone!!!
    Amei o texto e achei bem interessante quando você disse: "Acho que é por isso que o fígado é o órgão que se regenera com facilidade, servindo assim para que todos possam doar e/ou receber transplantes." Um tema diferente, uma bela lição. VALEU!!!
    Um grande abraço e fique com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  13. Amiga passando para ti deseja um ótimo final de semana
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Bom dia querida Ivone..
    sempre belas tuas abordagens sobre tudo referente a Grécia e suas lendas..
    mandei a vc o livro mas ainda não parei para ler o mesmo..
    uma hora tiro um tempinho.. bjs e feliz dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é meu amigo, Mitologia é coisa para se ler com calma, nunca de uma forma "ler o livro inteiro", mas ler como eu leio a bíblia, por partes, aprendi desde menina a ler Mitologia, me encanta, adoro, acho que é do meu signo, sou pisciana mística mesmo, tudo o que envolve mistério, mito, misticismo me encanta, mas não sou e nunca fui presa a nada, nem rezo, nem acendo velas, nem faço rituais, adoro essa vida de ser "eu mesma" sempre, encontro comigo, sendo comigo, vivo comigo, rsrs!
      Abraços meu amigo, ah, mas nem pense que sou egoísta por isso, nunca fui e não sou, divido tudo numa boa,rsrs!

      Excluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato