08/04/2013

A BOA EDUCAÇÃO COMEÇA EM CASA MEUS IRMÃOS!!!

A intimidação é o desejo
dos que querem a qualquer preço,
conseguirem ser superiores,
mas não são, pois pra mim e muitos
os que aqui nesse mundo vivem,
querem dizer nada mais ou nada menos
do que falta de fé em si mesmos,
ideias deturpadas, mal educadas,
usam com isso violências sem fim,
as escolas estão aí, em todos os lugares,
as públicas e as particulares, onde vemos
crianças violentas que agridem
sem dó e nem piedade!
Acredito até que estamos em uma época terrível,
em meu tempo não era assim,
sempre houve violências que sei,
mas hoje em dia está nos limites,
há de haver um jeito de mudar
esse triste quadro, pois é mundial!
Intimidação aos diferentes?
Que absurdo isso, pois creiamos ou não
somos sim diferentes, o respeito à isso
é que se tem de propagar!
Sem essa conscientização não há
e nem haverá direitos iguais,
pois se há alguma igualdade a ser propagada
é o direito de cada um ser o que é,
ser aceito, isso é educação,
tudo é questão de boa educação
e começa em casa meus irmãos!!!

Ivone

07/04/2013

CORDIALIDADE É MUITO BOM!

A cordialidade
praticada sem hipocrisia,
isso é possível,
mesmo hoje em dia.
Complexidade dos seres,
isso é que está a acontecer,
difícil de entender,
gritam e esbravejam,
nem todos se respeitam,
o amor seria o jeito,
a simplicidade do dia-a-dia
não deveria
ser difícil de administrar,
tampouco se praticar!
Ainda bem que tudo tem conserto,
façamos valer nossos direitos,
mas com quietude,
calma e sossego,
nossa alma desse jeito
vive em paz!
Respeito é bom,
todos deveriam
entender essa questão!

Ivone

05/04/2013

ENCONTREMO-NOS ENTÃO!

Todos os dias um novo dia,
todos os momentos
novos acontecimentos,
bons ou ruins, nós que sabemos,
viver é isso, estar em si,
poder saber discernir,
pensar com fé e não julgar
nada e nem ninguém
sem conhecimento de causa,
nem mesmo assim,
julguemos a nos mesmos.
Viver livre com a mente centrada
em nossos deveres.
Aqui nesse mundo viemos
por escolha, de férias,
tanto é verdade que
nos apegamos ao que é bom,
bonito, leve e prazer.
A alma sabe muito bem,
nós que com a mente
deturpamos tudo e assim
perdemos o rumo.
Encontremos-nos então!!!

Ivone

04/04/2013

A INTUIÇÃO É A FORTALEZA!

Pressinta o que virá,
vivendo um pouco aqui e mais lá,
no mar de emoções instáveis
como o oceano, aspirando uma ordem
ainda invisível, um mundo
que se desconhece!
O devaneio e o ar vago,
é permitido, sim, é permitido!
Empatia com os desfavorecidos,
justiça, esperando sempre
por justiça, mas a divina,
a daqui é falha!
Siga com fé, vá, não tema,
a intuição é a fortaleza,
sensibilidade artística,
"navegar é preciso",
sentimentos guiam
almejando o transcendental,
aqui é tudo passageiro,
exceto nós mesmos,
somos e sabemos a que viemos!

Ivone


03/04/2013

VIVER É MESMO ISSO, UMA MARAVILHA!

Grande milagre é viver,
ser, sentir, perceber, ver,
olhar e admirar o quanto
somos privilegiados,
pois se há outros mundos,
ainda não fomos informados,
pelo menos nada que se confirme
através dos nossos meios,
há Algo Maior a nos guiar,
isso não há como negar,
provas já existem, embora muitos
ainda teimem em negar.
Acredito até que nem é
preciso de prova alguma,
temos uma alma perceptiva
de tudo o que acontece em nossas vidas,
uns dizem intuição,
outros negam essa questão,
mas que adianta ficar a cismar,
se o que é não vai mudar!
Sempre digo a mim mesma
a todo o momento,
"que maravilha é a vida",
poder respirar, andar, me mover
sem dores e sem dissabores,
acreditando nisso fico cada dia melhor,
o pensamento cria tanto
as coisas boas quanto as ruins,
pensar é a chave, penso e crio,
viver é mesmo isso, uma maravilha!

Ivone

02/04/2013

MEU AMOR, MEU MELHOR AMIGO!

Rir de tudo é fundamental
levar tudo a sério é o caos
seriedade é só no inevitável,
mortes, separações, dores,
onde não se pode deixar
de se solidarizar!
Idiotice às vezes é bom,
rir de si mesmo é um dom!
As pessoas andam sisudas,
aflitas, muitas são mal educadas!
Meu amor é e sempre foi
meu melhor amigo,
rimos muito juntos,
tropeçamos e gargalhamos,
levantamos e seguimos em frente,
amamos os problemas,
somos adultos sem perdermos
os prazeres da vida,
as coisas são passageiras,
tanto as boas quanto as ruins,
viver é um lindo palco
onde a protagonista
de minha vida sou eu,
meu marido é coadjuvante,
ele de mim e da vida dele sou eu!

Ivone



31/03/2013

TENSÃO E DISTENSÃO.

Semana útil, trabalho intenso,
tensão, correria, isso faz parte 
de muitas rotinas. Ah, estresse!
Isso não é bom, tem de haver

alternância para viver!
Vamos distender, relaxar um pouco
não vai atrapalhar, a chegada ao topo!
Necessidades sofisticadas,

preocupações desenfreadas,
pensamentos equivocados,
mudemos o ritmo e tudo fica bem,

tensão e distensão é o que convém!!!
Pensando nisso tudo, que fiz
a minha Vida ser feliz!

Ivone

29/03/2013

DOMINGO DE PÁSCOA!

Jesus Ressuscitou no Domingo de Páscoa
E no terceiro dia subiu aos céus!
Maria, mãe santíssima de Jesus,
Muito triste com a morte de seu filho!
Seu filho e Pai celestial que lhe veio para mostrar
Que não devias chorar pelo que haveria de passar!
Então esta mesmo sem poder conter as lágrimas de dor
Fora ao sepulcro e ao chegar ainda a chorar
Dois anjos estavam a lhe esperar
E não O encontrando quis saber onde O puseram!
Ao olhar para trás ouvindo uma voz a lhe perguntar
Mulher, por que choras? A quem buscas?
Ela disse atônita “Rabboni”! (mestre)
ELE imediatamente dissera-lhe: não me toques,
Porque ainda não subi ao meu Pai,
Mas vá e diga a meus irmãos, 
Que vou para o meu Pai e vosso Pai
Para o meu Deus e vosso Deus!
Apareceu aos seus discípulos também
Disse-lhes que assim como o Pai o enviara
Também Se enviara aos que ali estavam
E com o sopro da vida sobre todos
Deu-lhes O Espírito Santo!
Menos a Tomé que estava ausente
Que quando lhe disseram não creu
Jesus, porém, apareceu-lhe por sua vez,
Quando que dissera que este não teve fé
Enquanto bem aventurados aos outros
Que não viram e assim mesmo creram!
Jesus fora, mas deixou o legado de fé e amor!
Curou a quem acreditou, perdoou a quem errou,
Amou, ama e amará eternamente,
Por ser o filho do Pai e o Pai do Filho
E a Santíssima Trindade!
Que nos abençoa em nome do
Pai do Filho e do Espírito Santo, amém!

Ivone

28/03/2013

NÃO LIBERTARAM JESUS!

Foi na cruz
que um dia
seres humanos
semelhantes
escolheram
Ele no lugar
de Barrabás!

Gritavam: Barrabás,
ao ser solicitado
a quem deveriam
libertar!

Ainda hoje fico
a perguntar,
o  ser humano
mudou?

Não, ainda não,
acredito até que
Jesus já voltou
inúmeras vezes

em todas elas
O crucificamos.
Nem percebemos,
nossa, ainda
não aprendemos

a lição.
Ainda não!

Ivone.

26/03/2013

NADA É MEU ALÉM DE MIM!

Minha sina sempre foi amar,
amo a mim, portanto amo a ti,
quem se ama tem muito mais
capacidade para amar o próximo,
esse que nada mais é que seu
irmão, seu pai, sua mãe,
sua família enfim...!!!
O próximo é mesmo isso,
não o mundo todo como
aprenderam com Cristo,
Aprendi isso com minha mãe,
ela sempre me dizia, "se ame minha filha"!
Eu me amando sempre, me vendo
sonhando com o que me dava prazer,
prazer de me ver feliz no espelho,
sorrindo pra mim, olhava e sorria,
achava-me linda, sim, por que não?
Modéstia não tem cabimento,
não era por orgulho banal,
era por estar contente com a Vida,
com o que tinha e com o que
poderia ter e hoje constato que tive,
tive tudo o que sonhei,
ou quase tudo que sei,
feliz estou em meu modo de ver
a Vida e me ver assim, envelhecendo
devagar, sem medos,
sem sofrimento, sorrindo ainda,
nada perdi, porque nada é meu além de mim!

Ivone


25/03/2013

JESUS MORREU NA CRUZ PARA NOS ENSINAR A AMAR!

Irradie por onde você for à força do teu amor
para o mais rapidamente acontecer a
transformação do mundo em evolução!
Vamos todos em frente para fazer a corrente
do amor se fortalecer e a paz prevalecer!
Poder ser feliz aqui mesmo neste lindo planeta azul
repleto de luz e calor!
Calor do amor e calor do astro rei, o Sol
que todas as boas coisas voltem e fiquem pra sempre!
Simplicidade e bondade!
Amor e piedade!
Carinho e solidariedade!
Amando-nos e assim amamos uns aos outros
em nossa essência e nossa grandeza
sem ter de obviar se assim se comportar
com bastante disposição para colaborar
“Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade”!
Foi assim que Jesus disse em sua peregrinação
para nos salvar meu irmão!
Aproveite este momento de recordação de “Sua Paixão”
Para pedir-Lhe perdão
com muita disposição de perdoar também ao seu irmão
de caminhada e de ocasião!
Caminhemos de mãos dadas
que a hora é chegada, abracemo-nos de verdade,
lembrando as boas jornadas
e assim retomar a nossa boa empreitada!
Sim, e semear a paz por todos desejada!
Em fé que a vida já nos deu e dá
sem nem mesmo ter de implorar!
Vamos todos festejar
que a vida é para amar!


IVONE 

24/03/2013

NEM TUDO O QUE RELUZ É OURO!

A alma não entende nada
quando há opiniões diversas,
contraditórias, dizem algo,
logo depois mudam, voltam ao inicio,
vão de novo ao que disseram
assim por diante, sem sabermos
em quem crer, eu por mim creio
no meu sentir!
Somente no meu sentir!
Os princípios são eternos que sei,
em todos os lugares, até no "além"!
O anel de pescador do papa é de prata,
folheou de dourado, no lugar do ouro,
modificou tudo, pois quer mostrar
humildade para exemplar,
pois é, ele quer mostrar ou ele é?!
Não me apego às coisas e nem em pessoas,
tampouco me deixo levar
pelo que estão a nos mostrar!

Ivone




20/03/2013

O CAMINHO!

Com a alma leve,
sem medos e sem preconceitos,
eu existo, vivo, amo e sou amada. 
O caminho percorrido, 
foi de grandes sonhos,
alguns realizados, 
outros deixados de lado,
mas nunca parado, 
viver me apraz!
Cumprindo o apalavrar, 
o tempo não se desfaz, 
o caminho é imenso, 
algumas vezes com tropeços, 
a alma sofre enfado no 
percurso demorado, 
mas não desisto dos intentos,
nem tudo o que acontece
é tão importante, 
nem tudo, mas viver, ah, 
viver sim, é tudo!
Deixo aqui minha marca, 
pois o meu valor ninguém 
pode apagar! 
Não, não pode porque 
sou criatura de Deus!

Ivone



19/03/2013

OUTONO!

Outono chegou,
trazendo esperança
de poder desfrutar
temperaturas amenas
para nos agradar!
Revisar os armários,
retirar o que não mais vai usar.
Abrir espaços para o novo,
assim como em tudo na Vida,
tem de se ter disposição,
crer que com a nova estação
climática, venha também 
a alegria de bons dias!
Sol brilhante, não escaldante,
outono austral, folhas amareladas
caindo das árvores, pós verão,
prenuncio de inverno,
tudo perfeito, a natureza não se engana!
Nós, humanos, somos de Deus, 
sua obra-prima.
Quando nos criou
acredito que tenha dito
Eis a Terra, o paraíso, 
façam bom proveito 
e tenham juízo!

Ivone




AS CRISES SÃO DO MUNDO E NÃO MINHAS!

Oriento-me pela inspiração, 
sem esperança imediata 
na concretização do sonho, 
mas sim na minha iluminação
da mente e do coração!
Venço contrariedades 
temporárias e fugazes.
A impaciência não me tira do lugar, 
pois em meu lugar ocorre bençãos, 
sem cultivar vinganças 
e maldizeres superando
contrariedades, evitá-las?
Não jamais, enfrento-as e venço-as 
dando lugar a realizações! 
Isso sim é milagre, 
nada sobrenatural, 
suprir necessidades 
com esforço e com vontade.
Bom humor nos deixa leve, 
sou leve, leveza insustentável,
incompreendida por pessoas
que não aceitam serem contrariadas na vida.
As crises são do mundo e não minhas!

Ivone








18/03/2013

MENTE ABERTA.

Mente aberta,
nas horas duras
ou incertas,
ser transparente
é o que nos deixa
livres, sem amarras,
pessoas más existem,
mas são a minoria,
afastam de nós
se não lhes damos
a chance de disseminar
as maldades, por isso
que tem o dizer, "vigiai",
estar atento aos acontecimentos,
o prudente sai, o simples vai,
pois é, linguagem
não tão poética,
mas aqui tenho que seguir
o que manda minha intuição,
dar o meu recado
por saber que é assim,
que a Vida segue,
coração e mente,
seguem em mesma direção,
pensem nisso meus irmãos!

Ivone



17/03/2013

NADA FICA SE EU NÃO QUISER!

Tudo na vida passa,
nada é e não será igual,
hoje está aqui, o agora,
vivenciamos,sentimos,
percebemos, aprendemos,
mas não será mais o mesmo tempo,
tempo passa infinitamente,
segundos, minutos, horas, dias,
meses, anos, enfim...
Sucessivamente e é assim,
em minha mente e coração
ficam gravados as impressões,
as pressões nem tanto,
as depressões, hummm,
acho que nenhum!!!
Viver requer coragem,
vontade, eu tenho,
amo todos os meus momentos,
sejam bons ou ruins,
cada dia é um dia e tudo passa,
sim, tudo passa, essa é
minha forma de ter fé,
que tudo passa e nada fica
se eu não quiser!
Nada fica se eu não quiser!

Ivone

15/03/2013

É NA CALMA, NA CALMA.

Bom dia amados amigos,
estou feliz comigo e contigo,
cada dia é diferente, 
igual as águas do mar,
vão e voltam sem se cansar,
agitam e se acalmam,
invadem as areias das praias, 
imediatamente voltam ao seu lugar,
levam sem titubear 
tudo o que tiver de levar,
saiam todos, pois a natureza
não pede licença.
Eu, ah, Ivone a lhe contar,
que viver é mesmo a glória, 
tem de primeiro saber amar,
com amor se vai bem 
se faz tudo com certezas,
pois é na calma que mora
a realização dos sonhos 
da alma e do coração.
Bens materiais são consequências,
hoje sei disso, vivi até aqui!

Ivone

14/03/2013

POESIA, VIVA A POESIA DA VIDA!

Viva a poesia,
hoje é seu dia,
Dia da Poesia!
A poesia da Vida,
do sentir,
do perceber,
do poder expressar
com clareza,
pois é preciso
abranger à todos,
os simples,
até os analfabetos
podem sentir a poesia
em suas vidas!
O mar, o Sol,
o ar que respiramos,
os pássaros a cantar,
o Canto dos Cânticos,
Salomão a nos ensinar!
O voar, o viver,
o amar e até o sofrer!
Tudo da alma é poesia
que mesmo sem saber
expressar,vamos sim,
identificar, até a morte
tem sua beleza,
faz parte do viver,
sendo assim...!

Ivone