03/07/2012

OTIMISMO CRIATIVO!

Cuide da alma,
viva bem o seu momento,
sem ressentimentos!
Pois conflitos nos tiram
parte grande de energia vital
com isso a saúde física e mental
ficam fragilizadas.
Doenças não foram criadas
foram arraigadas
por tristezas e raivas.
Não deixe a irritação
tomar conta do seu coração!
As brigas não são produtivas.
Tudo está melhorando
bons tempos estão chegando!
Acreditem nisso,
acreditem mesmo.
É assim que eu creio!

Ivone






VIVA CADA DIA AO SEU DIA!

Quem somos?
Será que somos os únicos
seres inteligentes do Universo?
Somos o centro das atenções?
Quanta soberba e pretensões!!!
Eu por mim já tenho certeza,
não sofro as consequencias
de pensar distorcidas ideias
em minha cabeça.
Somos vidas integrantes
de todas as vidas.
Somos ambiciosos,
sofremos por isso,
por não entendermos
que viver não é sofrer.
Vivo cada dia assim,
tentando ser sempre feliz!
Tente também!
Você consegue, podes crer!!!

Ivone


01/07/2012

FELIZ SEGUNDONA!

Que lindo dia foi hoje.
Domingo de sol,
véspera de segunda-feira,
que para muitos é tortura,
depressão do fim do domingão!
Nada disso meus amigos,
aprendam de vez
que todos os dias
podem ser de prazer.
Os dias passam corridos,
são todos benditos,
tudo é questão de
treino em nossa mente,
dizendo que a vida
pode sim ser linda
todos os dias!
Combatam a depressão,
quem pensa os
pensamentos meus irmãos?
E então? Tirem os ruins
e coloquem os bons!
Feliz semana,
feliz segundona,
Sorriam, sim, sorriam!!!

Ivone

28/06/2012

O INFELIZ RECLAMA, O FELIZ AMA!


Queira pouco, mas queira bem.
Descomplique para o seu bem,
Momentos auspiciosos aí vêm!
Sim, pois a vida está aí, pra ser
bem vivida com prazer!
Boa harmonia no dia a dia,
paz de poder curtir um bem querer,
dizer palavras amenas
com olhar de quem sabe bem
que viver vai muito mais além!!!
Agradecer todos os dias
nos faz sentir leves, sem agonias,
sem ansiedades ou perversidades!
O infeliz reclama, o feliz ama!!!

Eu, amo!!!

Ivone

27/06/2012

IEMANJÁ, QUE LINDO TE CULTUAR!

Majestade dos mares,
senhora dos oceanos,
sereia sagrada,
Rainha das águas salgadas!
Mãe de todos os Orixás,
Na mitologia, Exu é seu filho,
portanto Jesus, já que Ela
É Nossa Senhora da Glória,
dos Navegantes, assim por diante...!!!
Tem também mais dois filhos,
Ogum guerreiro e Oxossi caçador!
A Deusa das Pérolas,
por isso tão bela!
Protetora das familias,
é educação passada por gerações,
dos avós aos pais e esses aos filhos!
Iemanjá é tudo isso,
tradição do amor familiar
para nossa grande felicidade,
amar de verdade!
Seres pensantes e inteligentes
são os filhos de Iemanjá!
Se Exu fecunda e Ogum
cuida da gestação,
é Iemanjá que recebe a nova vida
e entrega ao seu regente,
que poderá ser ela mesma!
Eu descobri que sou filha de Iemanjá!
Meu signo é regido pelas águas,
pisciana, com todas as características do signo,
inclusive adoro ser livre!
Sábado é o seu dia, que por sinal
é o dia que todos apreciam,
portanto há lógica nisso,
mãe de todos! Sim, mãe de todos!
Ivone

26/06/2012

ALEGRIA DE SENTIR E PERCEBER!

Sonhos de grandeza
com certeza é o meu viver,
sonho grande ao me projetar
no jardim florido
que me é de grande beleza,
que está bem aqui,
ao meu alcance,
minhas lindas orquídeas!
Minhas lindas parasitas,
elas vivem grudando em tudo,
mas isso é comum, tem disso
na natureza, o resultado,
é esse esplendor,
Que dia lindo,
posso dizer que vale mesmo
muito viver! Feliz estou
e desejo isso a você!
Alegria de poder
sentir e perceber!


Ivone


24/06/2012

EXU, EQUILÍBRIO NEGATIVO DO UNIVERSO.

Exu, equilíbrio negativo do Universo,
Nem em sonhos isso é perverso,
tampouco ruim, ou coisa assim,
como muitos acreditam.
Na igreja católica é comemorado
o seu dia em 13 de junho,
portanto ele é Santo Antonio?!
Não sei, mas pra mim tá tudo bem!
O primogênito, responsável
e grande mestre dos caminhos.
Gerador do que existe, existiu
e vai existir é o Bará, "no corpo",
que dá movimento, ação, energia,
Exu é a contradição, o sim e o não,
o namoro, o desejo e a paixão.
A voz, o grito e a comunicação.
É a indignação e a resignação,
traz dor e felicidade,
confusão de nossa imaginação.
Exu é nosso próprio interior,
é a nossa intimidade, o nosso poder
de ser bom ou mau, de acordo,
com nossa própria vontade.
Exu é o ponto mais obscuro do ser humano
e é, ao mesmo tempo, aquilo que existe
de mais óbvio e claro. Assim é Exu!
Senhor dos caminhos, pai da verdade e da mentira.
O Deus da contradição, do calor, das estradas,
Exu é o início da vida, a corrida
do espermatozoide ao encontro do óvulo! 
A fecundação, é a célula mãe na multiplicação,
gerando a vida, depois entrega o feto a Oxum,
que rege até o nascimento,
daí é Iemanjá que toma a frente!
Vou aos poucos postando aqui,
poemas aos que em meu ver,
estão sempre a nos proteger!
Cultura, mitologia, o que importa
é que em nós sempre há aquela
vontade de acreditar!

Ivone

22/06/2012

OXALÁ!

Tudo tem começo e fim!
Exu é o princípio da vida,
Oxalá é o princípio da morte.
Equilíbrio positivo do Universo.
Fraternidade entre os povos
da Terra e do Cosmo.
Pai dos Orixás, pai da brancura,
o branco é a cor do luto
nos cultos Afro-Brasileiros!
A morte é uma consequencia
da própria vida:
Exu inicia Oxalá termina!
No Candomblé, a morte é
encarada com naturalidade
sem mistérios, faz parte da natureza.
Oxalá é o Orixá da paz.
Mas Oxalá também tem outras
atribuições na Natureza.
É ele que vai proporcionar a paz
entre os homens; é ele que vai
trazer o entendimento,
a compreensão, o sossego,
a fraternidade, a calma estabelecida!
Oxalá, portanto, é o fim.
 Não o fim trágico, mas pacífico,
de tudo que existe no mundo.
Oxalá é portanto, Jesus!

Ivone


21/06/2012

HOJE É MAIS UM DIA DE "LUA VAZIA"!!!

Hoje é dia de "Lua Vazia"!
Dia de tirar a tarde para pensar
em algo agradável,
ver um bom filme, sorrir
e se possível cantar!
Viemos a esse mundo para nos alegrar!
Trabalhar, sim, mas não
a ponto de nos estressar!
Meus princípios não são negociados,
a voragem produtiva
já saiu da minha Vida!
Não me adéquo mais
às formalidades,
Hoje sou livre de verdade!
Amo viver, agora então,
é mesmo para valer!!!
Trabalho ainda, mas só
quando sinto que quero,
pois até o trabalho é bom,
agrada ao meu coração!

Ivone


20/06/2012

SALVE XANGÔ!

Monarca por natureza
chamado de Oba,
guerreiro bravo, conquistador,
Rei das pedreiras,
o primeiro deus iorubano
que pisou terras brasileiras.
Cultuado com grande devoção,
Orixá do trovão!
Xangô, (São Pedro),
não importa Ele tem enredo!
Senhor dos coriscos,
das portas do céu,
com chaves e poderes,
comanda tempestades,
chuvas brandas também!
Ele é a voz do povo,
o espírito nobre das pessoas,
é o fogo e o vulcão,
mora em meu coração,
Meu orixá da justiça,
me dá fé na vida,
Salve Xangô!

Ivone

19/06/2012

"CAÇADOR DOS CÉUS"

Divindade da fartura,
da abundancia 
e da prosperidade!
Ligeireza, astúcia, 
sabedoria!
Orixá da contemplação, 
amante das artes, 
e das coisas belas!
Oxossi é a semente
e vegetal em ponto 
de colheita, é a riqueza
das terras férteis!
Se encanta nas misturas
das cores, na escrita, 
nos poemas e poesias!
Oxossi é pura arte,
comodidade, leve preguiça, 
aquela de vislumbrar,
contemplar, assim 
pode criar, é o deus 
da criatividade!
Sua cor é azul turquesa,
as penas de papagaio,
seu adorno!
É o senhor da caça,
do arco e flecha! 
Filho de Iemanjá.


Ivone 

18/06/2012

A DEUSA DO AMOR.

Sentimentos doces,
equilibrados, maduros,
sinceros e honestos,
é a paz de quem

ama e é amado!
Um pouquinho de dengo,
charminho, capricho,
desejo por carinho,

sensualidade, sim,
isso é o universo feminino!
Quem é assim,  

tem como guia
a mãe d`água doce!
A deusa do Amor!

Ivone H Sato

14/06/2012

MEU CORAÇÃO É SEM OITÃO.

Minha alma é uma odisséia,
meus "poemas sem peias" são uma ode,
para minha Vida que é sempre assim 
como que em estado inebriante!
Não vou por oitivada, não!
Sempre quero a constatação
do que diz o meu coração!
Ser feliz é muito caro!
Caríssimo demais!!!
Tem que se ter coragem para Viver!
Viver do jeito que desejar e poder,
pois sempre há quem vai se "ofender"!!!
Sempre há, podes crer!
Tenho ojeriza por "comunismo"!
Não há nada que possa em
nossa Vida, ser igualada! Nada!
Cada ser é único! Eu sou única!
Eu sou "Eu"! Minha casa é minha morada!!!
Só entra quem for convidada!
Somente os convidados! Somente!
Quem me entende?!
Se me entendes, entre,
entre e fique à vontade, mas cuidado!!!
Cuidado porque não sou inerme!!!

Ivone H Sato

13/06/2012

SONHE MUITO ALTO!

Viver em teorias,
explicações,
argumentações,
fingindo estar tudo bem,
isso não convém a ninguém!
Mas há perspectivas,
que serão realizadas,
com soluções combinadas.
Haja também com sentimentos,
esses nos dão alento
em nossos intentos!
O difícil fica fácil,
quando queremos de fato!
Deseje sempre, sonhe alto,
queira muito mais,
para que pelo menos a metade
seja de realidade!

Ivone


12/06/2012

CONFORTO

Poder viver sem culpas
Sentir a vida sem medos
Dizer o que sente
Coração é o órgão
 Físico mencionado pelos
Sentimentos por ser ele
O que palpita em ritmos
Diferentes em todos os
Acontecimentos em
Que presenciamos!
Sofremos do coração
Por pensamentos
Sentimentos, sensações,
Emoções e por todas
Estas razões até doenças
Físicas têm como
Consequencia as batidas
Muitas vezes repetidas
Em totais disritmias!
Conforto seria então
Cuidar da alma em ebulição
Tentar saber a razão
Da nossa aflição!
Alma é o espírito
Que estando reprimido
Sem poder se expressar
Vive sempre a se cobrar!
Quem não pode entender
As razões de se viver
Vive mesmo a sofrer!
Mas não se culpe por tal situação
Por não ser de permissão
Saber toda a jornada
De nossa caminhada
Neste mundo em mutação!
Sempre há como se
Encontrar e para tanto
Basta olhar para dentro
De si mesmo
Sem recriminação
Pois conforto é somente
Ter paz em nossa mente!

Ivone H Sato

AO MEU ETERNO AMOR!

Amor da minha Vida,
que bom que somos amores!
Vivíamos a paixão com tudo
o que nela havia de bom,
hoje juntinhos vivemos o amor,
amor eterno, eterno amor!
Amor de alma, espírito,
corpo está em calma,
os hormonios em baixa,
mas as lembranças de todos
os momentos felizes de paixão
e amor intensos vivem!
Amo você como se ama a própria Vida!
Ama-me pois sei, em seus atos
dizes muito mais além!
Quero pra sempre contigo estar,
para juntos poder ainda mais recordar,
esse amor que me foi dado,
por merecimento e ganhei dobrado!
Beijos meu amor e meu amado!
Feliz Dia dos Namorados!
Dedico ao meu Nardo!

Ivone

11/06/2012

O MISTÉRIO DE NOSSA VIDA, QUE POR SINAL É LINDA!

Crua, dura, não importa,
verdade liberta, aceitar 
a realidade não é se conformar, 
viver e dizer com elegância, 
as verdades as quais acreditamos,
pois como se diz, não há meia verdade,
há verdade, minha e sua, 
o que acreditas é a sua verdade!
Obstáculos existentes
sempre a nossas frente, 
mesmo assim transitar sem 
desanimar, ir sem interesses
sem esperar nada de ninguém,
sua vocação é seu guia, 
que contigo vive e sempre, 
por todo o sempre, seja feliz!
Viver e ser feliz não é nada além, 
nada além de viver, o fio da meada 
é mistério, por isso mesmo,
encanta a todos! 
O mistério da nossa vida!
Que por sinal é linda!
Ivone



09/06/2012

CRESÇO A CADA DIA NESSA SAUDADE INFINDA!!!

Sinto muita saudade!!!
Cresço a cada dia nessa saudade infinda!!!
Sinto saudade de meus pais,
"eles se foram faz tempo"!!!
Estão em bom lugar, sinto isso!!!
Os vi um dia, juntinhos,
olharam para mim sorrindo,
foi tão rápido o encanto,
visão rápida que me deu emoção,
mas logo depois me senti feliz,
lágrimas de agradecimento,
por saber que estão juntos,
lá no mundo dos sonhos,
sonhos que sempre acalentamos,
sonhos de felicidade,
de amor, de aproximação,
eles me deixaram grande legado,
tudo o que sou devo aos bons exemplos
por eles dados, pois a vida fala,
sem nenhuma palavra até,
exemplos são mesmo o que valem mais!
valeram meus amados pais!

Ivone H Sato.



08/06/2012

AOS ETERNOS NAMORADOS!

Amar, verbo intransitivo,
quem ama, ama e ponto final,
não há nada igual,
As diferenças desaparecem,
são todas ouvidos, olhos,
brilhos, amor é isso,
quem pensa que ama sofre,
pois com o tempo,
os encantos vão desaparecendo,
percebe-se que amor não era,
mas paixão sim,
paixão é mesmo assim,
dores sem fim!
Está chegando o dia dos namorados,
que seja mesmo de amor dobrado!
Que todos possam curtir
o verdadeiro prazer de dizer,
que há amor, muito amor,
o que vence barreiras,
o que não cai nas ladeiras!!!

Ivone H Sato






07/06/2012

SONETO CORPUS CHRISTI

AO CENTRO DEVEMOS REVERENCIAR
ESTE CENTRO É O ALTÍSSIMO NOS ALERTANDO
CHEGOU A HORA DE RECOMEÇAR
RECOMEÇAR A VIVER DO JEITO QUE TEM DE SER!

PAI, QUE SE FAÇA A TUA VONTADE!
QUE O CRISTO REAPAREÇA ENTRE NÓS!
DE NOVO PARA ENSINAR AO POVO
O VALOR DO AMOR! ESTE AMOR,

CUJO SIGNIFICADO ESTÁ ESQUECIDO
COMA O PÃO E BEBA O VINHO
"FAÇAM ISSO EM MEMORIA DE MIM"

DISSE JESUS, NA SANTA CEIA!
ANTES DE MORRER NA CRUZ,
PORTANTO RELEMBRE JESUS!!!

IVONE H SATO