11/01/2018

Lucidez

Prefiro uma verdade dura
a uma mentira acolhedora, 
embora a lucidez nunca  chega acariciando,
mas abrindo a minha visão, 
mesmo que em forma de empurrão.
Mostra-me um panorama mais amplo
de conexões que mudam o sentido das coisas,
pessoas e relacionamentos.
A Lucidez me empurra para trás, 
com força quase bruta!
Com uma intensa luz que impressiona meus olhos,
mostrando a minha ignorância,
que a princípio  essa lucidez 
possa me parecer perturbadora,
indesejável,  instigadora!
Luto com todas as forças 
para sair da ilusão, 
essa que aquece o coração,
para entrar na lucidez 
da realidade 
com a devida aceitação!
Isso não é conformação, 
mas um meio coerente
de aprender que sou gente
que erra e acerta!
A zona de conforto 
é uma prisão existencial, 
quero a luz, 
a lucidez, 
a verdade do meu viver!

Ivone



P.S. Cada dia uma nova experiência que me instiga e inspira, esses poemas são "sem peias" mesmo, 
tropeço, erro, caio e me levanto, daí a mente entra em ação e poesia que é bom, não vem, 
então vamos indo de realidades do meu viver, algumas vezes até rio de tudo para não perder o dom, 
o dom de querer achar que a vida gosta de brincar!
Como gosta de brincar!!!
Abraços apertados meus amigos queridos!


17 comentários:

  1. Muito bom. Para ler e meditar, mas muito bem. Adorei :))

    Hoje:- Teus lábios querem devorar-me...
    .
    Bjos
    Resto de uma boa Quinta-Feira

    ResponderExcluir
  2. ¡Justo, tal cual pienso yo! Si, por dura que sea una verdad, yo la quiero sin duda alguna..

    Un saludo, y feliz año nuevo.

    ResponderExcluir
  3. Digno de uma leitura atenta!! Amei

    Beijos
    Boa noite

    ResponderExcluir
  4. Boa noite amiga
    Um texto muito reflexivo. A verdade sempre é bem vinda. Ilusão? As vezes ajuda. Mas também prefiro a realidade com doses de positivismo. Um lindo fds. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lucidez sempre! A vida brinca mas não é brincadeira, a ilusão, redundantemente, ilude.

    Bela reflexão para começar o ano, Ivone.

    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Completamente de acordo com o seu texto minha amiga e aproveito para desejar um Excelente Ano de 2018.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
  7. Isso mesmo. E há que se conviver com as verdades, mesmo que elas doam. Não adianta ficar dourando pílula, blindando-se, escondendo atrás de cortinas, a vida está aí e pronto. Show... sempre. Abraçãoooo.

    ResponderExcluir
  8. Cara amiga Ivone, errar e acertar faz parte do aprendizado na escola do mundo, mas a luz e a lucidez, muitas vezes, vem através de insights, quando serenamos a mente e deixamos a consciência fluir. Um abração. Sei que terás um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Tua lucidez nos atinge com força de versos verazes e quase furiosos. Meus cumprimentos por tanta inspiração.

    ResponderExcluir
  10. Ivone
    "Uma pessoa inteligente pode errar, mas não de arrepende, procura aprender". De quer modo pode ouvir-se o que dizem as pessoas, mas o nosso caminho não é para desviar.
    Conto um episódio passado comigo: Já em Lisboa, ainda com um ordenado baixo e já bem crescido, alguém que considerava, disse; como vai ser a tua vida? Aqui
    sujeita-se a ser nada! Ouvi e nada disse mas tinha um projecto e o mesmo seguiu e julgo que venci. É isso aí, a vida é de projectos que só nós sabemos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade meu amigo Daniel, a vida é de projetos que só nós sabemos, és vencedor sim, que alegria isso, sabermos vencedores!
      Sinto que também sou uma vencedora, tudo o que me aconteceu e acontece é por eu saber que vale a pena viver, sentir a vida e nunca esmorecer!
      Quem alegria ter você como meu amigo por aqui, nem imaginas o quanto te admiro amigo querido!
      Obrigada sempre pelo carinho de sua amável visita e comentário precioso!
      Abraços apertados!

      Excluir
  11. Ivone concordo plenamente consigo, prefiro uma verdade dolorosa a uma mentira simpática.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  12. A verdade é libertadora. Dói, mas é nela que podemos construir alicerces.
    Bom fim de semana, Ivone.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada querida Ivone pela visita na BC Poetizando e Encantando! Seu link ficará no comentarista para que possa ser visitada.Sinta-se convidada a participar com suas maravilhosas poesias, será um prazer para todos os participantes. Abraços com desejos de um belo dia.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ivone,
    O seu post vai de encontro com minhas convicções. Nada de mentiras para agradar.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  15. Linda reflexão! Verdade e realidade devem ser sempre presentes no nosso cotidiano.
    Beijos afetuosos!

    ResponderExcluir
  16. Nada fica em segredo. E há um ditado que diz "Tudo que não é dito é maldito. Abços

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato