21/11/2017

Lucidez!

Muitas vezes não se precisa dizer
o que não tem fundamento,
assim evita-se o esforço e perda
de energias inutilmente!
Apesar que isso de se fazer
barulho ensurdecedor 
não é coisa atual, o ser mortal e imortal
já teve exemplos de muitos tempos,
mitologia que nos diga,
eu sempre me lembro de algo
mitológico que,
me traz de novo a cada acontecimento 
que reina nas redes sociais!
Hércules em seu sexto trabalho,
lutou contra as aves do lago, 
que enlouqueciam o povo
impedindo a clareza e a lucidez.
Hoje se vê, se lê os representantes 
do verdadeiro mal, dinâmica
manipuladora pondo lenha na fogueira
promovendo fraticídios!
Aprendi a não me deixar levar 
pela insensatez, 
tanto em minha vida pessoal, 
quando em minha vida social, 
como Hércules que,
em sua lucidez cumpriu seus 
doze trabalhos,
pois de nada nos acrescenta
ir pelo que se vê e pelo que se lê,
sem as provas devidamente 
estudadas!

Ivone








7 comentários:

  1. Ivone, ótima reflexão, pois se nos deixarmos influenciar pela insensatez, perderemos nossa capacidade racional para "temperar" o emocional. É preciso que se pesquise muito, que se evolua muito o tema em questão, para só depois opinarmos. Sabedoria e serenidade são ingredientes indispensáveis para o bem vivermos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Insensatez nunca foi um bom caminho,Ivone.Lindo te ler, sempre aprendemos aqui! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Perfeitamente, cara e sábia amiga Ivone é necessário chegar às conclusões das coisas por nós mesmos, seja através da pesquisa, da análise, da intuição, etc...
    Um abração daqui do sul do Brasil. Sei que terás uma linda semana.

    ResponderExcluir
  4. Oi Querida Ivone, sempre bom vim no seu cantinho. Quase um protesto em forma de poesia. "...de nada nos acrescentair pelo que se vê e pelo que se lê,
    sem as provas devidamente" Muito bem descrito aqui. Parabéns pelas sobrinhas netas e tmb pelos seus netos agora já adolescente. Eu tenho 18 sobrinhos netos. Bom demais né. Bjs querida e um dia maravilhoso pra vc.

    ResponderExcluir
  5. Acho que devemos seguir pelo certo e não o incerto.
    Prudência acima de tudo antes de agirmos pela insensatez.
    Belo texto amiga Ivone.
    bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Outro poema de mensagem profunda e que amei ler.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir

Meus amigos e visitantes, obrigada pela visita, se quiserem comentar ficarei muito feliz em ler, visitarei a cada um em forma de retribuição pela amizade que pra mim é fundamental, beijos e abraços apertados!

Ivone H Sato